Fortunati diz que metrô só está saindo por empenho pessoal de Dilma

A foto é do site www.zerohora.com.br



Dilma, Tarso e Fortunati encontram-se neste momento (13h) na Assembléia do RS, onde a troika lançou oficialmente o projeto do metrô de Porto Alegre.

. É o metrô-papel de Dilma, prometido por ela na campanha eleitoral de 2010 e que é novamente usado na campanha eleitoral de 2014.

. O prefeito José Fortunati ignorou sua própria relevância no processo e desconsiderou os esforços do governador Tarso Genro, lembrando o seguinte:

- Isto tudo sai por empenho pessoal de Dilma.

. Foi uma estocada em Tarso, que na semana decisiva das conversações de Brasília esteve no Chile participando de uma tertúlia filosófica e política com grupelhos da esquerda latinoamericana.

. Ninguém falou sequer em projeto ou formato do negócio, porque Dilma Roussef enfiou goela abaixo de Tarso e Fortunati o ato deste sábado, mesmo sem saber exatamente o que irá acontecer.

15 comentários:

Anônimo disse...

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é uma sociedade de economia mista vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Criada pela lei nº 7.8611 de 28 de maio de 1992, a partir de ferrovias já existentes na Região Metropolitana de São Paulo.

A CPTM possui atualmente 90 estações em seis linhas, que totalizam 260,8 km na sua malha ferroviária. Este sistema faz parte da Rede Metropolitana de São Paulo.

Anônimo disse...

Em 2010 o Metrô de São Paulo foi considerado o melhor sistema de transporte sobre trilhos da América Latina pelo The Metro Awards

Mario standerlin disse...

Menos polibio, grande obra para a modernidade de PortaLegre.

Anônimo disse...

Se Dilma está se empenhando, agora vai.
Vai como a TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, o TREM BALA, as 6 MIL CRECHES, as UPAs,as UBSs, as RODOVIAS, os AEROPORTOS, etc, etc.
Quem quiser detalhes é só acessar o PROMESSÔMETRO da Dilma.

Anônimo disse...

Que vida mais triste dessas pessoas que se dizem jornalistas.
Há mais de quinze anos papagaiam que o Brasil vai quebrar, que na próxima eleição o PT perde, que nada presta no Brasil, fazem questão de torcer contra tudo que o governo faz por questão de ideologia, batem no PT sem dó, mas quando o escândalo é em outro partido bate o Alzheimer, e, como de de praxe, sempre se estrepam nas suas análises tendenciosas.
Resumindo: acabam perdendo credibilidade junto aos leitores, pois tudo aquilo que profetizam na latinha nunca acontece, o maior pecado que cometem é ignorar que o Brasil melhorou muito nos últimos anos em relação aos governos anteriores. Isso é fato. Quando o veículo de comunicação em que trabalham é grande, não sobra outra alternativa que não seja a demissão, pois o descrédito é muito grande, daí fica impossível de segurar o sujeito. Rogério Mendelski e Barrionuevo são exemplos disso.
Graças a Deus vivemos numa democracia, daqui a um ano teremos eleições e se aproxima a hora que vocês tanto desejam, a de tomar outra surra das urnas.

Anônimo disse...

Políbio,

A patrulha sofisticou-se.

Acho que o tal Marcelo Branco recebeu aumento de "mesada" do PT.

Os 5 primeiros comentários PT-PAGOS agora tem "linha de raciocínio" ligando os feitos do PSDB até chegar no PT e ai endeusam a Dilma e batem nos jornalistas críticos do PT!!

Fantástico!! 2014 vai ser imundo!!!

Pre-para!!

JulioK

Anônimo disse...

Dilma, Presidente da República do PT, do Lula e de Tarso Genro, Governador do Estado do RS.

Alguém dúvida que Dilma bancou o projeto porque suas raizes estão no RS e porque ele é do PT, do governo Tarso, do PT.

Anônimo disse...

Frases célebres de hoje, em Porto Alegre:

Dilma: "Este projeto será feito em uma cidade construída, habitada. Você vai fazer tudo em cima de Porto Alegre". Onde se constrói um metrô e depois é construída uma cidade? Ou se constrói um metrô em uma cidade deserta?

Durante o seu discurso, Fortunati disse que “ele e Tarso trabalham apenas contemplar o interesse público.” Então tá, né?

E outra, do mesmo: “Como o governo federal tem sobrando ainda R$ 18 bilhões dos R$ 50 bilhões do PAC da Mobilidade Urbana, nada impede que, em um segundo momento, com a apresentação de um novo projeto, os recursos da União a fundo perdido voltem a ser turbinados.” Que medo!

Anônimo disse...

Nova versão do MetrôPOA, não baseada em estudos de viabilidade e projetos técnicos mas em coletânea de informações divulgadas em alguns meios de comunicação, em diferentes momentos. (2)

• Versão encenada II - O prefeito garante que o encolhimento do metrô, que antes de sair do papel perdeu um terço da extensão prevista inicialmente, foi motivado pela descoberta de que a área próxima à Fiergs era inadequada para um complexo de manutenção dos trens. A nova configuração prevê um ramal de 1,4 quilômetros da Estação Cairu até uma área da antiga Rede Ferroviária Federal, hoje pertencente à Trensurb, onde será construído o pátio de manutenção (em set/2013).

O outro lado desta versão:

Como esta equipe do Escritório Técnico para implantação do MetrôPoa, localizado na Avenida Padre Cacique nº 290, Praia de Belas, com aproximadamente 20 servidores municipais incluindo engenheiros, arquitetos, administradores e advogados, reunindo a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (Smgae), Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM), mais a participação em termos de cooperação com a Trensurb, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o governo estadual para ampliar os referenciais técnicos e tecnológicos e qualificar a implantação mais parceria com a experiência do Metrô de São Paulo não foram capazes de “descobrir” antes que a área próxima à Fiergs era inadequada? (Inadequada para que ou para quem?)

É deprimente o uso, com certeza não autorizado, de alguns profissionais e instituições para ‘esquentar’ versões. Como alguns participantes desta equipe devem estar se sentindo, em silêncio, vendo seus históricos e qualificações serem denegridos?

Há de se observar que Luis Henrique Chagas e Henrique Frozza do Sindimetrô-RS, também em abril de 2013, fizeram denúncias graves sobre a aliança que Marco Arildo teria estabelecido com a atual diretoria do Trensurb:

“Toda essa ação começa pelo sucateamento da empresa como um todo (o que já está acontecendo), aumento da passagem, arrocho salarial e demissões dos funcionários de carreira, aumento nos cargos e salários de CC's e FG's (Partidarismo). Isto teria como resultado a própria desvalorização da estatal no caso de absorção pela PPP. O metrô POA é um projeto tocado pela prefeitura de Porto Alegre, mas o Trensurb é empresa estatal federal. Caso os dois projetos sejam unificados, seria preciso costurar um bom acordo entre os governos municipal e federal”. (premonição 2?).

Anônimo disse...

Nova versão do MetrôPOA, não baseada em estudos de viabilidade e projetos técnicos mas em coletânea de informações divulgadas em alguns meios de comunicação, em diferentes momentos. (4)

Observações para meditar:

 Expansão do Metrô de São Paulo e o Clube do Tatuzão (Fonte: Folha de São Paulo)

O "Clube do Tatuzão" é formado pelas maiores construtoras do país (Andrade Gutierrez, Camargo Correa, Queiroz Galvão, Odebrecht e OAS).

O processo nem bem começou e já está levando algumas empresas à Justiça. Isso porque, para concorrer nessa licitação, é preciso ser empresa com sede no país e já ter construído túneis de metrô com uma escavadeira gigante ("shield"), batizada de "tatuzão".

A exigência habilitaria somente as grandes empreiteiras para a disputa e isso gerou contestações, em janeiro deste ano, das principais concorrentes do "clube".

O Metrô chegou a suspender a concorrência, adiando a abertura da documentação das interessadas. Em fevereiro, foi judicialmente obrigado a prestar esclarecimentos, devido às contestações da Galvão Engenharia.

Com mais concorrentes, os preços tendem a baixar, o que é positivo para os cofres públicos. Oficialmente, nenhuma empresa quis comentar. O Metrô negou qualquer tipo de direcionamento.

Serão recebidas, em prazo ainda indefinido, novas propostas de manifestação de interesse para o projeto do metrô. Agora, só serão consideradas as que contemplarem o método “cut and cover”, que consiste na abertura de valas rasas na superfície para a construção do túnel do metrô. Em vez dos 27m, seriam 12m de profundidade.

 Algumas cidades (e suas linhas) com túneis construídos com utilização do método cut and cover:

• Boston Central Artery Tunnel,USA,
• Calgary, Canada,
• Delhi Metro, India,
• Heathrow Express Rail Link, UK,
• Kallang-Paya Lebar Expressway, Singapore,
• London's Limehouse Link and A13 East India Dock road tunnels, UK,
• Putrajaya Light Rail, Malaysia.

Anônimo disse...

Nova versão do MetrôPOA, não baseada em estudos de viabilidade e projetos técnicos mas em coletânea de informações divulgadas em alguns meios de comunicação, em diferentes momentos. (5)

Observações para meditar:

 Pior descaso dos governantes é não ouvir a voz das ruas... Mas, no mínimo, poderiam seguir alguns exemplos!

Por que será que no Panamá (atenção, sou cidadão brasileiro, não panamenho) eles conseguem implantar um projeto turn-key por USD 1.446.979.179,48 incluindo “Proyecto de ingeniería de diseño, construcción de las obras civiles, instalaciones auxiliares de línea y estaciones, suministro e instalación del sistema integral ferroviario que incluye el material rodante, y puesta en marcha del sistema”.

Será que com os R$ 3 bi inicialmente garantidos para o projeto original do Metro de Porto Alegre não seria possível implantar uma obra similar?

* Conoce la Línea 1 del Metro de Panamá (Fonte: http://www.elmetrodepanama.com/)

“ La Línea 1 del Metro de Panamá, que es uno de los proyectos imperdonables del Presidente Martinelli, contará con 12 estaciones y 13,7 km de extensión, siendo 7,3 km en su tramo subterráneo, 4,9 km en su viaducto y 1,5 kms en sus trincheras, conectando Los Andes, en el distrito de San Miguelito con Albrook en aproximadamente 23 minutos. Execución por Consorcio Línea Uno, compuesto por la empresa brasileña Norberto Odebrecht, S.A. y la española Fomento de Construcciones y Contratas, S.A.”

O que não faz um empreendimento sério e com interesses transparentes!!!

Será que o “Presidente de la República Ricardo Martinelli e Secretario del Metro, el Ing. Roberto Roy - egresado de Georgia Tech en los Estados Unidos, con 3 titulos universitarios - planifica y coordina todo el proceso del diseño, construcción, operación y mantenimiento de la Línea 1 del Metro que se convertirá en la matriz del sistema de transporte público que se merecen todos los ciudadanos de Panamá” não poderiam servir de referência positiva ao prefeito, ao governador e a presidenta de como utilizar o dinheiro público?

 Por acaso é de conhecimento público de que pelo menos 2 grupos internacionais – estabelecidos no Brasil - já elaboraram estudos para apresentar soluções compatíveis com os recursos até então existentes (R$ 2,3 bi)? E que não participaram da PMI anterior porque a mesma foi elaborada e, provavelmente a próxima também o será, com uma solução que exclui investidores sérios, cujos objetivos não são somente construir, mas operar, manter e expandir o sistema?

 “Diógenes de Sinope perambulava pelas ruas carregando uma lamparina, durante o dia, alegando estar procurando por um homem honesto. Sua vida consistiu duma campanha incansável para desbancar as instituições e valores sociais do que ele via como uma sociedade corrupta.”

Ele com certeza perderia seu tempo passando perto do prefeito de Porto Alegre, do governador do RS e da presidenta do Brasil.

jaco do morro belo disse...

O Fortunati é outro que o PT faz gato e sapata,é o legítimo Maria vai com todos. O PT tá massacrando o homem e ele não tem coragem de dizer as verdades, ainda fica dizendo que a Dilma fez um grande favor para POA. Quanta humilhação.

Carlos Silva disse...

Fortunati é um cara esperto. Não tem como ir contra esta propaganda oficial, mas ele deixou claro que se não sair, a culpa é dela...

Carlos Silva disse...

Fortunati é um cara esperto. Não tem como ir contra esta propaganda oficial, mas ele deixou claro que se não sair, a culpa é dela...

Anônimo disse...

O que será inaugurado primeiro, a BR290, a ampliação do aeroporto, o metrô ou será que será o sargento Garcia pegando finalmente o Zorro? Quem tiver o saco de ficar esperando o primeiro destes eventos avisa aos outros, tá?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/