"Os cubanos brincam dizendo 'Vai à Venezuela fazer o que?', o amigo responde 'Em uma missão?', e ouve: 'Não, vou ver meu médico'."

Sheila, ao lado, mãe solteira grávida, elogia o atendimento médico que recebe, mas se queixa do salário mensal de R$ 35,00 que recebe como técnica de recursos humanos, como também do rancho básico para gestantes que não dá para nada e dos plantões que faz sem receber hora extra. Ela mora na zona central de Havana (prestem atenção à pobreza da roupa da cubana e ao mau estado do edifício ao fundo dela, regra geral em Cuba). A reportagem é da Folha de S. Paulo deste domingo. 



Flávia Marreiro, da Folha deste domingo, ao publicar a reportagem intitulada "Exportação de médicos em massa afeta sistema de saúde cubano", começa contando a história da cubana Sheila González, que ela viu caminhando em Havana sob o sol a pino, rodeada de edifícios em ruínas, escombros quase bonitos de um bombardeio que não ocorreu. Ela também apreciou in loco o sistema de saúde de Cuba e a perversidade com que a ditadura dos Castro trata a exportação de médicos para fazer caixa e com isto pagar suas aventuras, incompetência, desperdício e roubalheira. Leia tudo:

Grávida de Daniel há sete meses, a futura mãe vive em uma zona pobre no centro da capital cubana, Havana. Carregando o almoço do dia, Sheila pode ser considerada o símbolo do sistema de saúde cubano que, ao lado da educação, é hoje a maior bandeira dos guerrilheiros que chegaram ao poder em 1959.
No país que ostenta uma das mais baixas taxas de mortalidade infantil do continente, é prioridade zero cuidar da gravidez da moça de 27 anos, mãe solteira, técnica em recursos humanos.

. "Minha ginecologista e a médica da família são muito exigentes. Estão atentas a tudo. Ao meu peso, ao peso dele, à minha pressão. Sei que meu filho está em boas mãos, antes e depois de nascido", conta Sheila, que, abaixo do peso ideal no começo da gravidez, entrou num programa estatal que reforça a dieta, com almoço diário.

. "Gosto do meu país. Não falo mal do governo. Falo o que acho que tem que melhorar", diz ela. E começa a citar o salário de US$ 15, a cesta básica para gestantes que é insuficiente e por que duvidou em ter mesmo Daniel.

(...)

Sem falar dos salários baixíssimos e dos plantões não remunerados que fazem.

Para completar, a exportação de médicos em massa, intensificada na última década, também é um fator de pressão no sistema. Sheila se queixa. "Muitos médicos bons se foram. Muitos só pensam de forma gananciosa."

Em outra ponta da cidade, a professora Alina Guerra, 56, diz que médico nunca faltou, mas ela só voltou a se consultar quando Dorália, sua médica, voltou da Venezuela.

Para a pediatra Consuelo (nome fictício), a exportação de médicos ao Brasil terá efeitos concretos. Quando dois de seus companheiros forem ao Mais Médicos nos próximos meses, ela conta que vai dobrar os plantões.

"Os cubanos brincam dizendo 'Vai à Venezuela fazer o que?', o amigo responde 'Em uma missão?', e ouve: 'Não, vou ver meu médico'."

De acordo com a pesquisadora Julie Feinsilver, autora de estudos sobre a saúde na ilha, não é possível dizer se falta médico ou se é apenas uma questão de percepção, por causa da má distribuição.

Para ela, o sistema de saúde é um dos aspectos que dão legitimidade ao governo. Segundo Feinsilver, "a saúde da população cubana" é, para o governo dos irmãos Castro, "uma metáfora da saúde do corpo político" da ilha.

14 comentários:

Anônimo disse...

Cuba, a ilha-prisão dos irmãos Castro, é mais um exemplo do deletério e perverso - entre outros desairosos epítetos - legado da Esquerda! As consequências da ideologia de Esquerda não se resumem à indigência física, mas, sim, também à indigência cultural, intelectual, moral e espiritual! E há, pasmem!!!, celerados que defendem - PARA OS OUTROS - esse maligno regime comunista! Quando ofereço uma passagem - SÓ DE IDA - para a referida ilha-prisão dos irmãos Castro, o indigente moral e espiritual faz ouvidos moucos, fingindo que não é com ele! Pergunto: o indivíduo que defende para terceiros um regime comunista - o mais perverso, criminoso, assassino, maldito, vagabundo, miserável, doentio, esquizofrênico, democida e genocida dos regimes já implantados ou postos em ação por arremedos de seres humanos inspirados por satanás -, é alguém normal?

Parabéns aos membros da classe médica, os quais estão cientes das estratégias usadas e postas em execução pelos petistas/petralhas, entre outros esquerdopatas do bananão terceiro mundista!

Finalizando, recomendo o excelente, porque esclarecedor, vídeo "Como Fazer Lavagem Cerebral em uma NAÇÃO - Yuri Bezmenov ":

"'Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos, mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe".
(Discurso de Cícero, tribuno romano, 42 a.C.)
Esse processo de doutrinação do povo brasileirol existe desde a década de 30. Intensificou-se no governo Jango levando a sociedade às ruas, pedindo a interferência das FFAA para evitar que fosse implantada uma ditadura marxista-leninista no Brasil.
Ao assumir o poder, por meio do voto, anos depois, os subversivos, aproveitando o silêncio das Instituições militares, intensificaram essa lavagem cerebral. Nos governos Lula e principalmente no governo da Presidente Dilma Rousseff, ex-membro das organizações subversivo-terroristas POLOP, COLINA, VPR e VAR-Palmares, essa doutrinação da sociedade está sendo massificada. Sob a desculpa da criação de uma Comissão que busca a verdade, a doutrinação visa a revogação da Lei de Anistia e a punição dos Agentes do Estado. Na realidade , a CNV não busca nenhuma verdade, pois ignora os crimes cometidos pelos companheiros das organizações subversivo-terroristas e focaliza em alguns "bodes expiatórios' que, cumprindo ordens, arriscaram a vida para manter a democracia no Brasil , evitando a implantação de uma ditadura , nos moldes de Cuba, pequim , Albânia e União Soviética.'"

http://www.youtube.com/watch?v=q1w3clAtiCE&list=PLBD6D9E5746F7C96E

Almirante Kirk

Anônimo disse...

A Senhora que vai consultar médico cubano, deve saber:

Somente Cuba tem em abundancia a matéria prima para o estudo de medicina, nos locais:

- no paredão eles optem cadáveres frescos, entre a vida e morte. Só aí já é uma bela aula de medicina;

- das masmorras cubanas os estudantes tem indivíduos submetidos a todos os tipos de moléstias, principalmente pulmonares e reumáticas;

- da população em geral, os estudantes tem famílias inteiras para estudos sobre desnutrição, também doenças transmitidas por roedores e outros animais/insetos;

- já o câncer é estudada nos tecidos celulares dos dirigentes cubanos. Estes estão tendo vida longa, para usufruir os benefícios do capitalismo de forma discreta e escondida dos demais cubanos.

Anônimo disse...

"PAI NOSSO QUE..........E LIVRAI-NOS DA GESGRACEIRA COMUNISTA E DOS PETRALHAS. AMÉM"

Anônimo disse...

O bebe que a moça cubana tem na barriga tem 99% de probabilidade de nascer com vida. No Brasil, principalmente, onde os médicos cubanos estão sendo destinados qual a porcentagem? A relação serve também para os grandes centros, em menor escala, ou seja, Cuba ganha do Brasil, como sempre ganhou, dede de sempre. TOME

Anônimo disse...

O ignorante das 19:02 poderia indicar a fonte de seus dados asnáticos??

Gil Rikardo disse...

Não basta a nossa própria miséria, devemos nos responsabilizar pela de outras nações e de preferência viés comunistas... quando que esse governo vai acabar? será que teremos que chutá-los?

Anônimo disse...

"ESPERANDO MAIS UM ESCRAVO"

OS CASTROS ASSASSINOS CONTARÃO COM MAIS UM ESCRAVO,QUE NÃO PODERA OPTAR ONDE VIVER,TERA SUA LIBERDADE TOLHIDA,VIVENDO NA MISÉRIA,NA POBRITUDE,GANHANDO MENOS QUE UM CAMPÔNIO CHINES,NA DESGRAÇA QUE OS PETRALHAS COM IDÉIA ATROFIADA E CAPADA ACHAM BONITO

PARA ESTE INFERNO TARSO SEQUESTROU E ENVIOU DOIS BOXEADORES QUE ESTAVAM NO SEU DIREITO DE FUGIR.

OS PETRALHAS,LULA E O FORO DE SÃ PAULO AGORA COM CERTEZA TRANSFORMARAM A AMERICA LATINA: AGORA COM CERTEZA É 'LATRINA",CLOACA DO MUNDO

Anônimo disse...

“Quem é a favor do mundo socialista, da Rússia, ou da China, ou de Cuba, é também a favor do Estado assassino.” Nelson Rodrigues (Nelson Falcão Rodrigues – escritor, dramaturgo, jornalista – Recife 23/08/1912-Rio de Janeiro 21/12/1980)

Anônimo disse...

Anonimo das 19:5, Segundo as nações unidas - dados de 2011, no ranquim de mortalidade infantil Cuba está na frente dos Estados Unidos e Brasil:

....33) Cuba; 34) EUA; 104) Brasil....

Anônimo disse...

Sô pobrinha mas sou limpinha, isto é tudo que a esquerda nos propõe! Quanto aos números da estatísticas cubanas, são tão isentos e confiáveis quanto um colorado fanático falando do Grêmio!

Anônimo disse...

Babacas tupiniquins acreditam piamente nesta lenda que fala em medicina de primeiro mundo, num país onde não se encontra...papel higiênico.

Anônimo disse...

Bovino das 19:02, peço perdão a os bovinos, enfim, cuba tem 10 milhões de pessoas o Brasil tem 200 milhões, levando em consideração a população e o tamanho do brasil que é um continente( pela que tu escreveu acredito que nem sabe o que é um continente, o máximo que tu vai é da vila ao centro) e as precárias verbas destinadas a saúde é impossível manter o pais com mortalidade igual a de cuba.

Almirante vc fez uma leitura real do fato, como diziam no meu tempo de caserna o pior inimigo é o que não tem rosto e nem identidade.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Cuba registra menor taxa de mortalidade infantil da América em 2012
- o número de crianças mortas até o primeiro ano de vida foi de 4,6 para cada mil recém-nascidos.


VERSUS


Municipio Manari (para onde querem que os médicos vá)

Taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos)57,40

;)

Anônimo disse...

Em cuba só há natimorto por acidente. Senão será abortado antes que isso aconteça. É por isso que na banânia se quer intensamente a aprovação da lei de aborto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/