Artigo, Walcyr Carrasco - Navio negreiro

Prefeituras como as de Florianópolis e Blumenau, SC, implementaram leis que proibem o exercício da medicina por parte de médicos que não fazem as provas do Revalidam. É uma maneira correta de amenizar (para os pacientes brasileiros) o exercício da medicina por parte dos médicos-escravos de Cuba. Ao lado, ilustração dos porões de um navio-negreiro.



Walcyr Carrasco, da Globo, na sua novela Amor à Vida,centra boa parte da sua trama em cenas de um hospital. No artigo a seguir, publicado na revista Época deste final de semana, ele descreve a vinda de 4 mil médicos cubanos como algo parecido com percursos percorridos antigamente pelos navios negreiros. Leia o trecho a seguir. Depois, no link, examine tudo.

Os médicos cubanos estão vindo sob outra lei. O salário deles será pago ao governo de Cuba. E o governo repassará uma percentagem aos profissionais. Estrategicamente, chamou-se de “bolsa”. Bolsa é algo que se oferece a estudantes que vão estudar, fazer especialização, se aprimorar enfim. Os médicos vêm para trabalhar ou não? É óbvio, isso não é bolsa coisa nenhuma. É um truque semântico. Se vêm para trabalhar, não deviam estar submetidos às leis brasileiras? O argumento é que Cuba já fez esse acordo com outros países. E daí? O que eu, cidadão, que pago meus impostos, tenho a ver com isso? Nosso governo resolveu ajudar financeiramente Cuba por meio dessa estratégia? Nosso dinheiro está sobrando? Como, se sentimos falta de tudo: segurança, hospitais, escolas? Pior que isso, se Cuba se acha no direito de vender seus cidadãos, nós, brasileiros, devemos concordar? Os médicos que se danem?

Esses médicos não formarão laços com o país, como meus avós fizeram. Estarão aqui de passagem, pois suas famílias ficarão em território cubano (reféns?).

CLIQUE AQUI para ler tudo. 
CLIQUE AQUI para ler "Navio Negreiro", Castro Alves.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil ainda não conseguiu se livrar da escravidão.Ela é praticada de todas as formas.A maior dela é o assalto legalizado dos impostos que não são aplicado em melhorias sociais.O uso do trabalho escravo dos médicos cubanos serviu como uma luva para os interesses da classe política brasileira.Agora se torna fácil aplicar o mesmo sistema em outras profissões.De todos os fatos infames que já assisti depois do "apartaide" educacional, a importação de médicos cubanos é a mais grave.Até onde este governo pode chegar? Só falta escolher como candidato do pt um representante de Cuba!

Anônimo disse...

Por falar em impostos: Para cada 4 reais arrecadados 3 são achambrados, digo, roubados, digo camuflados, digo, mandado para contas em ilhas fiscais, digo, escondido debaixo do calchão, digo, sonegados (agora deu). TOMA

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/