Fecomércio do RS avisa que caíram intenções de consumo das famílias gaúchas

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) registrou 134,5 pontos em junho, com leve queda de 1,5% em relação ao mês anterior e redução de 4,2% na comparação ao mesmo período do ano passado. Os resultados divulgados nesta terça-feira pela Fecomércio-RS confirmam o cenário de acomodação do indicador em patamar otimista, após tendência de elevação ao longo de 2012.
     
. “A resistência da inflação em patamares relativamente elevados, o que corrói a renda real das famílias, e a elevação de juros recente são fatores que contribuem para conter seu otimismo”, acredita o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi. Para o dirigente, as manifestações públicas que se espalharam por todo o país, ressaltando aspectos negativos da estrutura econômica brasileira também colaboraram para redução, ainda que marginal, da confiança das famílias a manutenção em patamar otimista (acima de 100 pontos) do ICF-RS continua sendo influenciado, em grande parte, pelos componentes de emprego, renda atual e perspectiva profissional, que respondem de forma direta à conjuntura atual de baixa desocupação no mercado de trabalho. No entanto, mesmo entre esses indicadores houve recuo na comparação com o mês anterior. O indicador de perspectiva profissional diminuiu em 10,0% e o de renda atual apresentou queda de 3,4%. O indicador de momento para aquisição de duráveis, por sua vez, apresentou recuo ainda maior, registrando redução de 15,4% em relação à maio de 2013, o que fez o indicador praticamente retornar ao patamar que estava em julho de 2012.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/