Governo boicota audiência pública sobre terras indígenas. Deputado denuncia atropelos no Paraná e no RS.

O Palácio do Planalto lançou dura ofensiva nesta terça-feira de manhã,  para impedir a realização da audiência pública da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), que discutiria a polêmica envolvendo as terras indígenas. A manobra impediu a apresentação de estudo elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que contesta laudos antropológicos utilizados pela Funai nos processos de demarcação. Segundo o presidente da CINDRA, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), não por acaso, o esvaziamento do encontro acontece na véspera do encontro entre a presidente Dilma Rousseff e lideranças indígenas. 

- A Embrapa não veio aqui porque o Palácio não deixou, não foi porque a Embrapa não quis vir. E eu aproveitei a oportunidade para formalizar um pedido de audiência com a presidenta. Quero ver qual será o tratamento oferecido pelo Parlamento e aos setores produtivos.

. O presidente da CINDRA disse que a promessa de um decreto alterando os procedimentos de demarcação de terras indígenas não se concretizou e que nenhum processo foi suspenso. “Nem os do Paraná, nem os do Rio Grande do Sul foram suspensos. Isso quem me disse foi o próprio ministro da Justiça. Foi apenas uma fala política como se as coisas tivessem mudado. Nada mudou e, mesmo com o decreto envolvendo outros órgãos, vai continuar com o mesmo risco de injustiças praticadas em todo o Brasil”, advertiu o parlamentar.


- A audiência pública com a Embrapa e outros órgãos de governo, como Funai, Casa Civil e ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, foi remarcada para o dia 14 de agosto.  

Um comentário:

Luiz Vargas disse...

Enquanto isto em Roraima a FAB tem que levar comida e remédios para os índios que ganharam do governo PeTralha quase que um Estado inteiro transformado em reserva indígena.
As despesas é claro, ficam por conta dos contribuintes.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/