Protestos que pedem fim da corrupção podem evitar "revisão de penas de mensaleiros"

As repercussões das manifestações que tomam as mas de vários Estados, tendo como uma das bandeiras o combate à corrupção, passaram a ser vistas por advogados que atuam no processo do mensalão como uma pressão em potencial ao Supremo Tribunal Federal para a manutenção das penas dos condenados.

. O jornal O Estado de S.Paulo ouviu nos últimos dois dias cinco advogados de réus do mensalão. A possibilidade de redução das penas, livrando alguns dos principais réus do regime fechado, e as chances de novo julgamento para alguns dos condenados poderiam transferir o palco dos protestos para a porta do Supremo. Internamente, ministros contrários à revisão das penas já antecipam, em conversas reservadas, que a redução das punições e o adiamento da conclusão do processo para 2014 não serão bem recebidos pela opinião pública.

.Entre os ministros, é dado como certa a possibilidade de novo julgamento para parte dos condenados, incluindo o ex-ministro cia Casa Civil José Dirceu – apontado como mentor do esquema do mensalão. Da mesma forma, vários ministros consideram que o tribunal terá de acolher parte dos recursos movidos pelos réus, o que também poderia. acarretar a redução das penas impostas no ano passado. O julgamento dos primeiros recursos dos réus está previsto para o segundo semestre, conforme anunciado pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa.


. Advogados que recentemente despacharam com ministros do Supremo afirmam que a tendência hoje no tribunal é corrigir eventuais erros cometidos no julgamento e baixar as penas impostas a alguns réus. Conforme a defesa, o tribunal falhou ao buscar um critério para calcular as penas de forma isonômica.

15 comentários:

Anônimo disse...

Por falar em corrupção:

O risco da prescrição dos crimes do mensalão mineiro....

Marmelada mineira

Crimes do mensalão tucano podem prescrever em função das decisões burocráticas incomuns que a juíza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais impõe ao processo envolvendo integrantes do PSDB

Há dois anos e meio, a Justiça de Minas Gerais recebeu a denúncia do chamado mensalão mineiro, esquema de desvio de recursos públicos que abasteceu o caixa de campanha de políticos do PSDB local e, tal qual o do PT, também era operado pelo publicitário Marcos Valério. De lá para cá, o processo transcorre em ritmo lento e os crimes imputados aos principais envolvidos caminham para a prescrição. É uma situação bem diferente da que se verificou no julgamento contra a cúpula petista, que já se encontra em fase de apresentação de recursos no STF. No processo mineiro, nem todas as testemunhas foram ouvidas e muitas não foram sequer intimadas. Dos 130 mandados expedidos até agora, apenas 75 chegaram às mãos dos destinatários. Contrariando o trâmite usualmente adotado pela Justiça, testemunhas que moram em oito cidades vizinhas a Belo Horizonte estão sendo ouvidas por carta precatória. Depoentes do município de Nova Lima, a 20 quilômetros da capital, por exemplo, foram acionados por correspondência, em vez de comparecer a audiências no Fórum Lafayette, no bairro Barro Preto, região central de Belo Horizonte.

Anônimo disse...

No dia 31 de Julho em São Paulo será realizado o "XIX

Encontro do Foro de São Paulo" Vamos nos manifestar

contra o evento e sua realização.


Leia no Facebook: https://www.facebook.com/events/176725892494712/



PARTICIPE: AJUDE A DIVULGAR E A ORGANIZAR O EVENTO EM SUA CIDADE

TODOS OS BLOGS, POR FAVOR, PUBLIQUEM ESTA NOTICIA


http://libesfera-libertatum.blogspot.com.br/2013/06/destaque-as-solucoes-economicas-dos.html

Anônimo disse...

Estes protestos estão tentando recuperar a esperança que foi roubada do povo brasileiro quando as esquerdas tomaram o poder há 12,5 anos atrás. Quando o mudinho da Rose disse que "a esperança venceu o medo", dizendo sim com sua cabeça, seu rabinho preso dizia que não e gramscianamente pensava: "roubamos a esperança do povo, o butim é nosso!".

Anônimo disse...

Acho bom coloca-los logo na PRISÃO, antes que o POVO o faça!

Anônimo disse...

CADEIA PARA OS MENSALEIROS, JÁ!

Anônimo disse...

Aliás seria o momento psicológico mais adequado para ser tomada a medida de fazer os mensaleiros cumprir suas merecidas penas, ninguém em sã consciência se oporia e a lei seria cumprida o que seria um excelente exemplo, fato este que desde a deposição de Collor anos não temos mais visto.

Anônimo disse...

Há um assunto federal que Dilma, aquela que quase nada faz, mas que compreende todos os movimentos, pode facilmente resolver. Mandar imediatamente o exército resgatar os 3 brasileiros trabalhadores que pagam imposto e que foram aprisionados e colocar imediatamente os índios no lugar deles. Logo após, a imprensa engajada ou comprada pode começar a condenar os índios como condena as manifestações do povo por causa do vandalismo de uns poucos, meros anjinhos da ministra Maria do Rosário. O Brasil precisa de honestidade, boa fé, igualdade, inteligência e democracia para todos e não apenas para os amiguinhos do Foro de São Paulo.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,grupo-de-indios-do-pa-faz-biologos-refens,1045674,0.htm

Anônimo disse...

Cadeia prá essa quadrilha do mensalão, inclusive o Ali Babá apedeuta da silva.

Anônimo disse...

PENA DE MORTE PARA MENSALEIROS DO DEMÔNIO !!!!

Anônimo disse...

Nesta altura do campeonato seria melhor já enfiar estes bandidos na cadeia, deixa-los soltos serão alvos de caçadores de corruptos e acabarem pendurados numa árvore....

Anônimo disse...

Precisamos de medidas práticas e efetivas.
Prá quê 40 ministérios?
Prá quê mais de 30 mil CCs só no governo federal?
Reduzir o número de ministérios pela metade e o número de CCs, para um máximo de 3 mil já poderia ser um bom começo.
Imaginem quanto dinheiro ia sobrar para a saúde, educação e segurança.
Acho que seria uma boa pauta para a manifestação.

Anônimo disse...

SE REDUZIR A PENA DOS SAFADOS, VAI PEGAR FOGO.

Anônimo disse...

VCS conhecem a dupla:
mudinho da Rose , aquela que nada faz.

Anônimo disse...

Esses MENSALEIROS petistas/petralhas et caterva já deveriam estar enjaulados faz tempo!

DEVE-SE caÇar o "9dedos", o CHEFE do Mensalão, enjaulando-o junto com os mensaleiros, sob pena de se configurar mais um deboche e uma afronta, entre tantos, às leis é às pessoas de bem deste país!

Cadeias já para Lula, Dirceu, Genoíno, Delúbio et caterva!

Anônimo disse...

A LEI É CLARA, E SÓ RETROAGE PARA BENEFICIAR!!

QUALQUER COISA DIFERENTE É BALELA!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/