Premiê turco diz que está em marcha uma conspiração para derrubar o governo Dilma Rousseff

Na Turquia, o premier Recep Erdogan enfrentou ira popular dirigida diretamente contra ele. Na foto ao lado, o líder é retratado como um Hitler local.



O texto a seguir é todo da Opera Mundi, que não quis ouvir também o que pensa o presidente da Síria, Bashar al Assad. Leia tudo (opiniões parecidas já circulam com insistência, neste domingo, em círculos variados das esquerdas mais ligadas ao PT e ao governo, inclusive intelectuais e jornalistas):

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que enfrenta uma onda de manifestações em seu país, afirmou neste sábado (22/06) que os protestos registrados nos últimos dias no Brasil fazem parte uma conspiração para desestabilizar a presidente Dilma Rousseff, assim como estaria acontecendo com ele próprio.

Erdogan falava a centenas de milhares de simpatizantes na cidade de Samsun, uma das paradas de uma jornada de mobilizações em apoio a ele. Há três semanas, protestos contra a construção de um centro comercial da Praça Taksim de Istambul foram violentamente reprimidos pela polícia. A repressão impulsionou as manifestações, onde palavras de ordem contra Erdogan e pela sua saída do governo são frequentes. Situação semelhante aconteceu no Brasil, quando a repressão da Polícia Militar do Estado de São Paulo nas quatro primeiras manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus (responsabilidade da prefeitura), metrô e trem (responsabilidade do governo do estado) – especialmente em 14 de junho, pela violência e agressão contra jornalistas – chocou o país. Antes apoiada pelos principais jornais, a ação da polícia gerou uma onda de protestos, que acabaram absorvendo outras pautas, como corrupção, inflação, insegurança, algumas incluídas em um rechaço à realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

A violência registrada nas manifestações seguintes – quinta-feira (20/06) na cidade de São Paulo houve agressão contra militantes de partidos de esquerda – foi condenada nesta sexta-feira (21/06) por Dilma, que se dispôs a receber os manifestantes e propôs um pacto para buscar atingir as demandas dos que protestaram.

Assim como Dilma, que lidera um país com altos níveis de crescimento econômico e social, Erdogan tem alta aprovação após 10 anos de governo. Para ele, os protestos são alimentados por forças estrangeiras, banqueiros e a mídia turca. Em Samsun, o premiê disse que o Brasil – outra economia emergente – foi alvo da mesma tentativa de desestabilização.

"O mesmo jogo está sendo jogado no Brasil. Os símbolos são os mesmos, Twitter, Facebook, são os mesmos, a mídia internacional é a mesma. Os protestos estão sendo levados ao mesmo centro", analisou Erdogan. "Eles estão fazendo o máximo possível para conseguir no Brasil o que não conseguiram aqui. É o mesmo jogo, a mesma armadilha, o mesmo objetivo".

22 comentários:

Anônimo disse...

Nosso povo está revoltado como que representa um governo que tem pessoas como as que se seguem:
-Ministra Maria do Rosário, a eterna defensora de assassinos com menos de 18 anos de idade, defensora do ECA que já deixou de punir assassinos de milhares de brasileiros e pune a polícia porque ela age como qualquer polícia democrática e defensora da lei deveria agir.

-Zé Dirceu, Genuíno e o deputado Cunha, todos criminosos antigos e por transitado em julgado.
Os leitores sabem do resto da lista, o Sgarbi tem a lista dele, daqueles que segundo criminosos também podem ser criminosos, sabem como é quem é do ramo reconhece os seus, ou quem sai aos seus não degenera!

Anônimo disse...

Sr. Editor:

Acho muralista (não confundir com moralista) quem afirma ser totalmente a favor das manifestações, mas...
Pra mim, amigos, colocou a conjunção “mas” após o “a favor”, ou é muralista ou, pior ainda, está contra. Nada contra quem for contra, desde que o afirme claramente, sem tergiversação. Não existe protesto (a não ser lá, no Japão, onde eles, inclusive, limpam o chão-de-fábrica quando estão cometendo uma “belicosa” greve) sem excessos, sem badernas. A baderna é intrínseca ao protesto; como dizem os magrinhos, “faz parte”.
Protesto sem badernas é missa. E ainda por cima, ecumênica. E por favor, não me venham com falsos moralismos do tipo: “então tu és a favor dos baderneiros”. É obvio que eu e qualquer cidadão civilizado, moralmente, seremos contra! O problema todo é que estamos discutindo algo que não pode ser medido pela moral padrão. Protesto é uma ruptura. Todos nós sabemos que um protesto só vingará, se chocar, constranger. Até mesmo o grande pacifista Martin L. King só obtinha sucesso nas suas marchas, porque, entre outros, se utilizava de mulheres e crianças para – cuidem o cruel - “apanharem à rodo” das truculentas e fascistas polícias, e, com isto, chocar à opinião pública, que, no recôndito de seus lares, assistiam, pela TV, ao massacre. Não batiam, não depredavam. Apanhavam. E muito. Lamento meus amigos, mas o efeito é o mesmo: constrange, revolta, comisera!
Grato,
João Paulo / Taquari

Anônimo disse...

Um pouco de humor em meio a tantas manifestações é sempre bom.

Anônimo disse...

coitado, nao sabe de nada...

vai cuidar da Turquia, vai...

Anônimo disse...

23/06/2013 | 00:00
Porto Alegre:
Dilma compra
casa vizinha ao ex



Se o futuro a Deus pertence, Dilma já garantiu o seu na cidade do coração em caso de “aposentadoria”: uma bela casa em estilo colonial português avaliada em R$ 5 milhões, no bairro Tristeza, um dos mais nobres da capital gaúcha. Será vizinha do ex-marido Carlos Araújo, pai de sua filha, com quem mantém amizade inabalável e confidente. Mineira, Dilma fez carreira política em Porto Alegre e adora a cidade.


Enviar por e-mail Imprimir Twitter
23/06/2013 | 00:00
Boa troca



Dilma declarou ao Tribunal Superior Eleitoral três outros apartamentos na capital gaúcha, mas a casa não chega aos pés, junto ao rio Guaíba.

Anônimo disse...

Agora é oficial: Rede Golpe assume o papel de porta-voz de Aécio Neves:

No Jornal Nacional do sábado uma cena inusitada:

Willian Bonner narrando o teor de uma nota insossa escrita pelo presidente do PSDB, Aécio Neves, a respeito do pronunciamento de Dilma. Citou também outra nota do presidente do DEMos, José Agripino.

TV é imagem. Só seria importante levar ao ar, se os dois demotucanos tivessem falado em entrevista.

Uma nota pró-forma, sem nada de impacto, não tem valor jornalístico para justificar ser divulgada pelo apresentador do telejornal.

Assim, Bonner vira porta-voz de Aécio Neves (e de José Agripino).

A ausência de Aécio querer mostrar a cara, mostra duas coisas:

1) Ele está se abstendo de mostrar liderança. Está com medo de aparecer e ser identificado com a rejeição popular das últimas manifestações às oligarquias políticas. Quer ser esquecido por estes dias.

Vai que ele mostra a cara na TV e vira "muso" do bafômetro numa destas passeatas? Melhor mandar o fiel escudeiro Bonner ler uma notinha.

2) O discurso de Dilma acertou no alvo. Se Aécio aparecesse na TV, teria que referendar a presidenta, pois criticá-la fora de uma nota escrita, passaria a imagem que estaria contra o que ela propôs e que foi de encontro aos anseios populares.

Balanço final: Dilma cresceu como liderança. Aécio encolheu.

Anônimo disse...

Ah, tá! Ele não sabe nada sobre o que os brasileiros vem passando nos últimos tempos com este desgoverno.

Anônimo disse...

Ele não consegue nem administrar o país dele, vem palpitar nos problemas dos outros.

Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Oito dicas para você não pagar mico em tempos de Manifestações:

1- Não compartilhe o vídeo dos atores da Globo contra Belo Monte. Esse vídeo de 2011 está cheio de informações falsas. Inclusive alguns atores que gravaram o vídeo se arrependeram depois de descobrir que o que eles disseram não era bem assim.

2- Não diga que foram gastos 30 bilhões em estádios. Na verdade, foram gastos 7 bilhões.Desses 7 bilhões, grande parte é emprestado pelo governo federal, mas a maior fatia será paga pela iniciativa privada - que vão explorar os estádios-. Os outros 23 bilhões foram investimentos em infraestrutura, transporte e aeroportos. Inclusive, o investimento em transporte é uma das reivindicações dos protestos.

3- Nunca peça para governo gastar com saúde o mesmo que se gastou com estádio de futebol. Nos 7 anos de preparação para a Copa, foram gastos aproximadamente 7 bilhões com estádios. Neste mesmo período, foram gastos mais de 500 bilhões com saúde. Então se você fizer isso, na prática você está pedindo pra reduzir consideravelmente os gastos com saúde. Gastos com saúde nunca são demais. Então cuidado pra não pedir a coisa errada.

4- Não peça para presidente garantir que algum político seja preso. Isso é papel do poder Judiciário. O manifesto deve ser endereçado a este poder.

5- Não peça para presidente impedir a votação de uma lei ou PEC. Isso é prerrogativa do Congresso. O manifesto deve ser endereçado aos parlamentares.

6- Não peça para presidente cassar o mandato de algum deputado ou senador. Isso é papel das casas legislativas. Está escrito no artigo 55 da Constituição Federal.

7- Nunca peça pra fechar o Congresso e acabar com os partidos. O último presidente que fez isso foi um Marechal. Tal ato aconteceu em 1968 e foi nada menos do que o temido AI-5 da ditadura.

8- Não compartilhe aquelas informações falsas sobre o auxílio reclusão. O auxílio reclusão é um benefício pago à família do detento que contribuiu com o INSS, logo ele está recebendo um valor pelo qual já pagou anteriormente. O detento deve ser punido, não sua família. - Por Sidney Braga

Anônimo disse...

Intelectuais prostitutos, jornalistas vendidos e um líder corrupto e socialistoide, quem liga para esse tipo de gente hj em dia?

Anônimo disse...

"Assim como Dilma, que lidera um país com altos níveis de crescimento econômico e social, Erdogan tem alta aprovação após 10 anos de governo. "

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Não me faça rir com essa piada!!!!!

Anônimo disse...

Políbio,

Dois proto-autoritários que merecem-se!!

A que ponto a Dilminha+PT chegou!!

Falando em ditadorzinho, cadê o Tarsinho?? Tomou Doril???

JulioK

Anônimo disse...

Como a petralhada daqui, Erdogan culpa a "mídia" pelos problemas que enfrenta, a maioria causados por ele mesmo.

Anônimo disse...

Esse anônimo das 12:54 é um oráculo petralha. Que lider precisa esconder seus gastos em viagens?
Que lider vai a outro estado pedir conselhos ao dono do poste?
Que lider apresenta como grande medida importar médicos estrangeiros, diga-se cubanos?
Só uma lider de meia tigela.

Anônimo disse...

Então a dilma carabina socialista defensora dos pobres e oprimidos, comprou uma casa avaliada em 5 milhões de reais, sendo assim a casa da ex-gov.Yeda é casebre perto da casa da dilma. Todo socialcomunista defende o pobre, mas para enriquecer as custas desse mesmo pobre. GENTE NOJENTA...!!!

Anônimo disse...

O Brasil com alto nível de crescimento econômico???!! Tivemos crescimento econômico sempre muito abaixo de outros países equivalentes, talvez seja o crescimento econômico em relação a Cuba ou Coréia do Norte, o que tivemos mesmo é a perda de uma enorme possibilidade de crescer que foi jogada na latrina pelo mudinho ladravaz da Rose. Socialmente continuamos na mesma progressão que tínhamos desde o governo Itamar Franco, somente que o marketing político dourou muito a pílula, porém descobrimos que a pílula usada era uma de efeito placebo (falsa), razão pela qual o "paciente" está moribundo. Dona Presidente, a entA muito inteligentA, baseada na cartilha de 9Dedos, acha que melhoramos muito. Pergunto, quem tem hospitais abaixo do nível da África do Sul (a FIFA rejeitou hospitais públicos brasileiros e só quer agora hospitais particulares, tipo aquele em que o cara da saúde pública quase perfeita foi porque sabia que o resto estava uma m....!) tem boa saúde???? Quem tem mais de 50.000 assassinatos anuais, com boa parte deles por menores anjinhos da ministrO Maria do Rosário ,pessoa muito equilibrada e defensora dos bandidos, é um país seguro??? Nem no Afganistão somado ao Paquistão e ao Iraque chegam perto de nossos números. Corrupção, não temos né???? Estradas perfeitas nós temos, né!!! Aeroportos de dar inveja..... ao Congo, nós temos , né? Governo esquerdo-bananeiro protetor de terroristas e bandidos em geral, isto sim é que temos !!! Aqui em Porto Alegre foi preso ladrão colombiano que trabalhava na casa de uma advogada que ficou com pena porque ele era refugiado? Colombiano que se refugia no Brasil só pode ter sido membro das FARC's, e deu no que deu! Bom dia Brasil, acordamos e vamos melhorar!

Anônimo disse...

Têm Gente que está com febre inclusive esse senhor da Turquia.Como gastos com aeroportos e infraestrutura?O que foi feito de infraestrutura nas cidades sedes dos jogos?O pouco que fizeram nos aeroportos foram a iniciativa privada com a privatização dos pricipais aeroportos.Estive em Porto Alegre na semana passada e fiquei impressionado com o baixo nível do Aeroporto dos Gaúchos que merecem coisa muito melhor.Um Estado como o Rio Grande do Sul deveria ter um aeroporto de 1º mundo e não de 3º mundo.

Anônimo disse...

A ajuda do ditador turco pra Dilma é muito importante. Agora vai.

Anônimo disse...


Faustão, indiretamente, cobra da Globo R$ 2,1 bi que ela deve ao Leão da Receita p/ a Saúde e Educação:

O apresentador Faustão elogiou o povo ir às ruas cobrar mais saúde e educação.

Ótimo: mais verbas para a saúde e educação! Todos concordamos.

Só que a TV Globo entrou na justiça para não pagar R$ 2,1 bilhões de Impostos, quando autuada pela Receita Federal.

Paga, Globo! Acerta as contas com o Leão para ter mais verbas para a Saúde e Educação.

Ou o povo vai ter que ir manifestar em frente a Globo para pressionar ela a pagar?

Anônimo disse...

Tomara que se concretize isto que o tal fulano está dizendo.
vamos torcer para que ele esteja certo e essa distinta dama seja apeada da presidência do Brasil.

Anônimo disse...

eh o Brasil do PeTê, sempre de maos dadas com tiranos e ditadores...

agora que o porra louca do Ahmdindidhudhdujah saiu do poder e o Kaddafi se foi, todos amigões do Lula, aparece esse outro intragável para encher o nosso saco...

nao da pra fazer amizade com quem presta, nao, ô presidentA?

difícil, ne?

quem presta esta nas democracias do mundo e conhece muito bem tipos como a senhora e seu mais novo amigo...

Anônimo disse...

SÓ SE FOR DO PMDB ENCABEÇADA PELO SEU VICE QUE QUER SER PRESIDENTE, HEHEHEHEHEHE

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/