Deputado Nelson Harter convoca o governo estadual para que impeça colapso da indústria da construção civil no RS

 - Virtual colapso decorre da interrupção da mineração de 95% do total da areia que abastece o mercado de construção civil da Grande Porto Alegre. A proibição das operações é da Justiça Federal, mas as mineradoras também são investigadas duramente pela Operação Concutare, da Polícia Federal. Muitas obras estão parando, trabalhadores começaram a ser demitidos e o preço da areia, que vem de outras regiões, quase dobrou em duas semanas. O Sinduscon apelou ao governo para que intervenha no caso. 

Na  segunda-feira entidades das empresas mineradoras e de sindicatos de trabalhadores em transportes marítimos e fluviais levarão ao governo do estado a preocupação com os reflexos da decisão liminar, adotada pela Justiça Federal há duas semanas, que determinou a interrupções na extração de areia no rio Jacuí. “Quem está dentro das regras ambientais, com as licenças atualizadas, não pode ser impedido de operar”, argumentou o deputado Nélson Härter (PMDB). Além da escassez de areia colocar em risco as atividades da construção civil, inclusive em relação às obras da Copa, Härter alerta para cerca de 600 demissões de trabalhadores que estão para acontecer na próxima semana.

. “Os reflexos já serão além do preço do produto que dobrou nos últimos dias”, acrescentou o deputado. O encontro com a secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Peruzzo, que chegou a assumir interinamente a Secretaria Estadual de Meio Ambiente depois da Operação Concutare, está confirmado para as 9h30min da próxima segunda-feira.

. A decisão da Justiça Federal impede desde o último dia 15 a extração de areia no Jacuí, Com isso, estão impedidas as operações de três empresas (Somar, Aroque e Smarja) que respondem por 95% do mercado da Grande Porto Alegre.

4 comentários:

Anônimo disse...

Colapso, esta é a especialidade de nosso governador, certamente candidato ao prêmio nobel da incompetência técnica e moral.

Anônimo disse...

Deputado Nelson Harter convoca o governo estadual para que impeça colapso da indústria da construção civil no RS Vai cuidar das arreias de Pelotas q esta tambem na corda bamba...

Anônimo disse...

A soloção segundo os ambientalistas é a construção de casas de capim. Os nobres juízes federais que moram em suas belas mansões hoje não mais precisam de areia, o povo que se dane segundo eles.

Anônimo disse...

É, pessoal, a sustentabilidade do ambiente nos põe em rota de decisões. Os modelos tradicionais de concepção do nosso mundo são insuficientes para resolver este problema. Outros olhares são necessários, que não apenas o limite dos negócios e contratos. Esse elemento, natureza, provavelmente, não estava sugerido em nenhuma cláusula.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/