Juíza condena de novo a Ford. Caso não tem nada a ver com a expulsão. Ação vai a recurso.

Montagens como esta circulam nas redes sociais. É uma imagem que o PT quer exterminar.



A juíza Lilian Cristiane Silman, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, voltou a exigir que a Ford devolva recursos que foram usados na fase inicial do processo de implantação do seu complexo automotivo em Guaíba, ao mesmo tempo em que repeliu a iniciativa do governo estadual de imputar crime de responsabilidade ao governo Britto pelas negociações feitas com a montadora dos Estados Unidos.

. Em setembro de 2009, a juíza já tinha tomado decisão igual, mas o Tribunal de Justiça mandou que ela agrupasse ao processo da PGE uma ação popular de igual natureza, refazendo assim o julgamento, o que aconteceu agora. A ação foi movida pela PGE ao tempo do próprio governo Olívio Dutra. 

. O processo tem 10 anos, já formam volumes que no total somam 5.500 páginas, e nem de longe a ação foi encerrada, porque cabem recursos ao próprio Tribunal de Justiça, ao STJ e ao STF.

. O PT procura desde ontem tirar proveito político da sentença da juíza Silman, distorcendo a decisão como uma condenação da Ford e uma consequente absolvição do governo Olívio Dutra, que mandou a Ford embora do RS para a Bahia.

. Nada na sentença permite este tipo de leitura, porque a decisão judicial trata de uma questão controversa derivada, que foi o uso de recursos estaduais pela Ford, nunca devidamente justificados e até repelidos pelos órgãos de fiscalização e controle do governo do Estado, além de dinheiro tomado emprestado no Banrisul, como foi o caso do financiamento de R$ 42 milhões (valor da época).

. O rompimento unilateral do contrato, que foi o caso da expulsão da Ford por Olívio Dutra, é questão totalmente diferente. 

12 comentários:

Anônimo disse...

eita país dos recursos!

a ações judiciais nessepaiz nunca tem fim!

Anônimo disse...

Pessoalzinho vigário esse da ford, pegam dinheiro vão embora e não querem devolver, caras-de-pau...

Justiniano disse...

A Bahia agradece e o PT baiano comemora hoje o crescimento industrial automotiva com a ida da Ford. Bem que o governador Jaques Wagner devia condecorar o Gaudério da Voçoroca com título de baiano honorável, por colocar a Bahia no mapa Mundial da Ford.

Jamais será esquecida essa cagada do PT que foi arquitetada pelos petexiitas Miguel Rosseto e Raul Pont, pois o Olívio não sabia nem o que fazer, como nunca fez no Banrisul, tanto que nunca sequer conseguiu passar no concurso para caixa do banco e ficou como escriturário até aposentar.

Sergio Oliveira disse...

Lembra daquela pequena reportagem da ZH em que, num almoço na Federasul, se não me equivoco, o Lula cumprimentou o Olívio "por ter mandado a Ford embora"? Os petistas estão nas redes criticando a RBS e alguns de seus funcionários; esquecem eles que o Lula já foi funcionário da RBS? Tinha uma coluna dominical (era ele mesmo que escrevia?)pela qual, segundo consta, recebia mais de R$ 5 mil por mês.

Anônimo disse...

Se Lula foi funcionário da RBS, Yeda Cruzius erá sócia.

Quanto a FORD, foi condenada porque não cumpriu CONTRATO e contrato é LEI entre as partes.

No mundo liberal todos cobram que os CONTRATOS sejam cumpridos, foi o que aconteceu com a Ford, ou seja, a Ford perdeu a credibilidade e por isso está quebrada.

Anônimo disse...

Quem tem memória, lembra muito bem de todo o episodio pedra lascada do PT, mandando embora a Ford do Estado. Foi claro, explicito, absolutamente neanderthal e na contramão de qualquer bom senso. Mas o governator que nos cabe agora , vai curar este Rio Grande destes governos xiitas.

Anônimo disse...

Se o estado náo paga
ninguém, porque a ford vai pagar ?!!

Quem inaugurou o calote agora agüente !!

Anônimo disse...

E o CONTRATO rompido pelo Estado primeiro, foi analisado pelo Judiciário?

Anônimo disse...

OLIVIO DUTRA FOI A PIOR TRAGÉDIA DA HISTÓRIA POLÍTICA E ADMINISTRATIVA DO RIO GRANDE DO SUL.

Murilo disse...

A Ford foi embora porque recebeu um proposta melhor da Bahia. Se queisesse honrar os compromisso assumido com o RS, teria aceitado renegociar o acordo com o governo recém eleito. A RBS deveria publicar um pedido de desculpas a Olívio Dutra.

Anônimo disse...

O Estado (União, Estado, DF e Municipio) paga, demora mas paga e, segundo a CF/88, somente via precatórios. É a lei.

Já a Ford não tem esse privilégio, logo, não cumpriu o CONTRATO tem que pagar.

Anônimo disse...

Caro Políbio. Peço que explique melhor de esta decisão contra a Ford nada tem a ver com a sua expulsão o Estado.
Luiz Felipe.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/