Em grampo da PF, lobista cita líder do governo Dilma em esquema de corrupção

* Clipping www.veja.com.br

Relatório da Operação Fratelli, desencadeada na semana passada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público (MP) dentro de uma ação de combate à corrupção no país, mostra que o grupo acusado de fraudar licitações em prefeituras da região noroeste do interior paulista cita o uso de emendas do deputado e líder do governo Dilma Rousseff na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT). Os documentos transcrevem telefonemas de Gilberto da Silva, o Formiga, apontado como "lobista do PT" na região de São José do Rio Preto. Frequentemente, ele faz menção a Chinaglia e declara o apoio que teria prestado a dois ex-assessores do parlamentar petista, candidatos em 2012 na eleição municipal de Ilha Solteira, cidade do interior.

Chinaglia rechaçou categoricamente vínculos com o lobista: “Ele vai ter que provar", desafiou, referindo-se às conversas de Formiga captadas pela PF. O deputado também negou conhecer Olívio Scamatti, dono da empreiteira Demop e apontado pela PF como chefe da quadrilha que se infiltrou na gestão de 78 prefeituras.

Um grampo de 1º de outubro, às 16h30, pegou Formiga contando a um aliado sobre suposto encontro com Chinaglia e Toninho do PT, ex-assessor do petista e eleito vereador de Ilha Solteira. No dia seguinte, às 9h46, Formiga caiu no grampo com "Roberto", de Mirassolândia. Ele diz que se reuniu com Toninho do PT. "Ele (Toninho) disse que dá para pôr um monte de recurso lá."

Leia também: Deputado estadual prometeu verba a 'lobista de esquema' 

O lobista afirma que no fim de semana "carregou o Arlindo para todo lugar na região". "O Arlindo vai ter cinquenta milhões de reais em emendas extraparlamentares prometidos pela presidente Dilma porque ele é líder dela na Câmara dos Deputados", diz Formiga. "Isso dá pra colocar num monte de cidade." Ele relata que o deputado lhe falou que "em cidade pequena pode ser colocada emenda de 130 000 reais ou até 140 000, e daí foge de licitação".

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, um dos trechos dos autos da operação, datado de 20 de setembro de 2012, assinala que Formiga presta serviços a Olívio Scamatti, “especialmente no que tange aproximação do empreiteiro a diversas administrações municipais, por meio de financiamento de campanhas eleitorais ou mesmo na intermediação de liberação de emendas parlamentares através de sua atuação como lobista do PT.

CLIQUE AQUI para ler mais.

8 comentários:

Anônimo disse...

Mas porque o alvoroço ??? Tem alguma novidade aí ? Quem não sabe que o PT é assim ?

Anônimo disse...

Então vai virar ministro!!!!

Anônimo disse...

>>

Aqui em minha, cidade, região do Planalto Médio e grande produtora de soja apareceram um grupo de 10 "pesquisadores" cubanos para visitar lavouras de soja locais.

A reporter da RBS, repetia o tempo todo que o grupo veio para TROCAR idéias e experiencias com os agricultores gaúchos.

Pensei com meus botões: Primeiro, cubano não tem grana para fazer turismo em regiões gaúchas produtoras de soja. Obviamente, alguém está financiando esses passeio dos cubanos.

Segundo, o que teria um "agricultor" cubano para trazer de experiência aos produtores gauchos? Não existe agricultura em Cuba, que importa 90% dos alimentos e o pouco que existe por lá é cultura de subsistência.

Mas gostaria de saber quem financiou e o turismo dos cubanos. Na verdade, acho que nosso governador, o stalinista Tarso Genro, anda querendo desenvolver a agricultura cubana.

<<

Anônimo disse...

Essa não cola mais. Os malandros (a pilha) conversam entre eles e citam determinada autoridade, pensando que vão envolve-lá. Tipo, como o Carlinhos Cachoeira fazia, depois se viu que ele conversava "diretamente" éra com o Senador "cassado" DEMOstenes Torres, do DEMOs.

Anônimo disse...

Na década de 60 tinha um ditado que dizia o seguinte:"Ou o Brasil acaba com as formigas ou as formigas acabam com o Brasil".Será que as formigas voltaram?

Anônimo disse...

MAS QUE PARTIDO F_D_P.

Anônimo disse...

Petista envolvido emesquema de corrupção? Isto sim é que é novidade.

Anônimo disse...

Petista envolvido emesquema de corrupção? Isto sim é que é novidade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/