E este é o governo que quer destruir as estradas concedidas, onde paisagens como estas já não existem há 15 anos


A foto aso lado é de Zero Hora. É o retrato das estradas estaduais não pedagiadas, que deveriam estar em manutenção, já que o governo estadual se acha capaz de fazer isto melhor do que as concessionárias. Em estradas sob concessão, isto não se vê. Zero Hora comprova, também, na reportagem de domingo, que em quilometragem de estradas asfaltadas na comparação com a malha total, o RS está em último lugar e perde até para a paupérrima Alagoas. Há 40 anos o governo estadual não duplica uma só rodovia. Assim, o que esperar de um governo que não faz, mas que agora teima em assumir estradas que são bem administradas, pedagiadas, sim, como são pedagiadas as tres rodovias em poder do Daer e que nem se comparam com as demais, privadas. Tarifas altas ? Ora, renegocie-se em novas bases. Mas nem isto este governo que não faz quer tentar. Sua única vontade é destruir o que já existe, criar novas estatais, contratar centenas de companheirinhos e arrecadar para enfiar no caixa único do Estado, onde o dinheiro some em meio a um festival de ineficiência.

* Clipping de Zero Hora
.cigana@zerohora.com.br e humberto.trezzi@zerohora.com.br

Qual é o Estado com menor percentual de estradas pavimentadas em relação à sua malha total? Não é Roraima, que tem o menor PIB do país. Nem a paupérrima Alagoas, com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O campeão em carência de asfalto, acredite, é o Rio Grande do Sul, a quarta unidade mais rica da federação.
Apenas 7,2% das rodovias gaúchas — estaduais, federais e vicinais — são pavimentadas. Isso é bem menos do que a média brasileira, de quase 13 quilômetros asfaltados em cada cem, conforme dados consolidados de 2012 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ou seja, os gaúchos figuram na lanterna em um país que já está longe de ser um exemplo. Pelo contrário. O percentual nacional de 13% coloca o Brasil em último lugar em pavimentação entre as 20 maiores economias do mundo.
A agonia das estradas gaúchas é fruto de uma série de fatores encadeados. Alguns são locais, como as finanças combalidas do Palácio Piratini. A incapacidade de encontrar um modelo para o capital privado ajudar na criação da infraestrutura necessária à impulsão do desenvolvimento e à queda nos acidentes também é uma das razões da herança cruel legada aos gaúchos.

12 comentários:

Anônimo disse...

Xororô...

Unknown disse...

gauchada esperta, politicamente considerada, votou, agora aguente!

Anônimo disse...

Rodovias com pedágios comunitários:
A RS 239 - Novo Hamburgo/Taquara - está com uma ponte em meia pista já a algum tempo. ainda assim, é a melhor das três.
Na RS135 - Passo Fundo/Erechim - imperam os buracos
Na RS122 - Portão/Farroupilha - há um trecho inacabado em Bom Príncipio, um trecho interditadoo faz tempo entre Farroupilha e São Vendelino e recentemente interditaram meia ponte em São Sebastião do Cahy.
Sobre estradas federais pedagiadas: a Free-Way é péssima, toda remendada., principalmente no trecho próximo a GM, sentido litoral capital

Anônimo disse...

Continue escrevendo para os reacionários da direita. Ninguém te leva à sério mesmo...

Anônimo disse...

NÃO SE ESQUEÇAM QUE OS PEDÁGIOS SÃO CARÍSSIMOS NO RS E AS ESTRADAS SÃO APENAS RAZOÁVEIS.
HÁ UM GRANDE CAMINHO A SER PERCORRIDO: VALORES DE PEDÁGIOS CIVILIZADOS E ESTRADAS DE MELHOR QUALIDADE, COMO NA EUROPA E ESTADOS UNIDOS.

Anônimo disse...

É de se pensar que há mais de quatro anos os gaúchos já poderiam estar pagando 20% menos nas tarifas dos pedágios existentes no Estado, coisa que só não aconteceu graças ao PT. Se somarmos este prejuízo teremos um valor imenso que o povo paga mais caro e poderia ter economizado, sem falar que teriam sido zeradas as pendências alegadas nos pedágios e sem falar que algumas obras de melhoramento teriam sido feitas, algumas inclusive de duplicação. Como o prazo de concessão seria ampliado em 15 anos, já teriam transcorridos quatro anos e faltariam apenas mais 11 para o fim do contrato. Como estariamos em um governo que não viola contratos não existiria mais o risco de pendências nos custos.
Seria o fim da litigiosidade coisa que muito agrada aos petralhas. Só que eles perdem sempre e quem paga a conta é o contribuinte.

Anônimo disse...

Merecemos, votamos mal, nosso destino é o atraso !

Oswald disse...

Belo argumento, anônimo das 20:55. A esquerdalha bolivariana não consegue parar de ler o blog e se sente tocada e como vemos com ótimos argumentos para rebater. Parabens Políbio pelo trabalho.

Anônimo disse...

Polibio, quer mais um exemplo
Rodovia RS 239 que Liga NH Até Taquara...continua, mais vamos falar só deste Trecho.
Em Sapiranga, existem Toneis e toda uma sinalização para indicar um enorme Buraco no inicio da PONTE.
Porque ao invés de sinalizar não arrumam ???
Isso faz uns 10 meses que está assim.
Sinalização desbotada, enferrujada, mato tomando conta, nem roçar conseguem.
O que é isso ?
- Incompetêntica;
- Falta de Capricho;
- falta de vergonha na cara, dos gestores públicos.
Se os Governos tiverem que administrar DESERTOS, vai faltar AREIA.

Anônimo disse...

AHHH IA ESQUECENDO DE FALAR A PRAÇA DE PEDÁGIO DE CAMPO BOM, CUJO VALOR R$ 2,40 TEM UMA BELA QUANTIA EM CAIXA, SÓ QUE VAI TUDO PRO CAIXA ÚNICO DO ESTADO PAGAR SALÁRIO DE CCs, E DEMAIS AMIGOS E COMPENHEIROS DA CAUSA PETISTA.

Anônimo disse...

Fazer o que com a ruim estradas que temos ?
Se o povo na sua grande maioria escolheu esse Governante no primeiro turno....e sinal que eles aceitam daqui alguns anos fazer o pagamento sobre todas essa ideologia ultrapassada.
O bom nisso que o nosso Governante já esta criando para não somente nosso estado, mas o País todo uma insegurança Jurídica nos contratos futuros !!

Anônimo disse...

Anônimo das 20,55, não tenta defender esse governo incompetente do pt(partido do mensalão), o blog do Políbio é acessado por milhares de internautas. Cai fora e vai acessar os blogs da quadrilha do mensalão.

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