Quem aprovou o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio da Kiss? É a pergunta que não quer calar e as autoridades não querem ouvir.

A Lei Estadual 10897/97 instituiu o PPCI (Plano de Prevenção e Combate a Incêndio) a ser apresentado ao Corpo de Bombeiros para análise, sendo, portanto uma ação preventiva. O foco da legislação, mesmo falha, é justamente a prevenção, evitando assim que o incêndio aconteça, mas também facilitando a fuga das pessoas,  tão logo o fogo comece,  deixando o combate – um paliativo quando a prevenção não ocorreu ou não existiu – para quem sabe e é treinado para isso: os bombeiros.

. Na prevenção, atuam os engenheiros. Estes profissionais, respeitadas as devidas habilitações, possuem plenas condições de prevenir o que se lamenta hoje em Santa Maria. Se, pelo menos, o teto da Kiss não fosse de material de fácil combustão, o incêndio provavelmente não passaria de um susto, independente da estupidez de "ligar" um "sinalizador" em recinto fechado.

. Quem projetou ou instalou, fiscalizou e liberou o teto da Kiss? Houve a liberação.  Esta pergunta não quer calar e as autoridades não querem ouvir.

Saiba mais sobre isto:

http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/Multimidea/Internet/Banner/PPCI.pdf
http://braatzprevencao.blogspot.com.br/2011/06/diferenca-entre-plano-e-projeto-de.html

18 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, justo prender o dono e músicos, mas e o prefeito ? e o secretário que libera alvarás ? e o representante dos bombeiros ?

Anônimo disse...

Polibio, para entender como uma casa de show dessa é autorizada a funcionar, basta ver as relações pessoais do sócio Mauro Hoffman com integrantes do primeiro escalão da prefeitura de Santa Maria. Está claro que a prefeitura irá colocar a culpa na banda e seu show pirotécnico, tirando foco do alvará vencido (responsabilidade sua) e de uma boate superlotada e sem segurança (responsabilidade dos sócios). Esse mesmo cidadão é dono de outros pontos de encontro de jovens em SM que também não possuem a segurança adequada. É só pesquisar...

Unknown disse...

Parabens, pois esta pergunta deve ser respondida. E a resposta que se exige, editor, e mais ampla: queremos saber quem assinou, quem coordena o orgao responsavel, quem faz a fiscalizacao in loco. E tambem e necessario saber quem assinou o alvara do municipio. O anterior e o atual que esta em "andamento", alem de identificar o fiscal, o chefe dele, o secretario e, em ultima instancia, o chefe de todos eles.

Anônimo disse...

JOGO O QUE TU QUISERES COMO NÃO VAI "DÁ NADA".
ALGUÉM FOI PRESO NO MENSALÃO? NA CPI DO CACHOEIRA?
NÃO DÁ NADA!

ESSE PAÍS É PODRE.
NÃO DÁ NADA!

ESSE PAÍS É PODRE.
NÃO DÁ NADA!

ESSE PAÍS É PODRE.

Anônimo disse...

Certamente o projeto de prevenção de incêndios foi elaborado por um engenheiro ou arquiteto, que são os profissionais com competência para este fim. Todo o projeto tem ART ou CAO. Os bombeiros, pelo que sei, apenas verificam se o projeto elaborado pelo engenheiro ou arquiteto, está atendendo os dispositivos legais que, em síntese, são normas da ABNT.

Anônimo disse...

ninguem na prefeitura nunca ouviu falar de sprikler? se tivesse esta protecao, todos teriam tomado um banho de agua gelada e ninguem teria morrido. Porque isto nao é equipamento de protecao obrigatoria em clubes ?

Para ver o que é esta maravilha da tecnologia veja o wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rociador_de_inc%C3%AAndios

Anônimo disse...

EXCELENTE PERGUNTA POLIBIO! NA MOSCA!!!

E A SEGUNDA PERGUNTA É : COMO TÁ A LEGISLACAO QUE O PESSOAL APROVA O PCCI PRECISA CUMPRIR? É FOLGADA DEMAIS? AJUSTE-SE A NORMA!!

Anônimo disse...

mostrem o documento e a assinatura do responsável, vamos la!

sera que vao abafar isso tudo tambem, mesmo com mais de 200 pessoas mortas???

se conseguirem abafar essa informação mesmo com o volume de vitimas e a repercussão dessas tragedia, imaginem o que nao fica escondido em casos que nao chamam a atenção!

Anônimo disse...

reparem nessa planta!

o lugar era uma arapuca, um labirinto, cheio de divisões...

olhem aquele "ovo" la atras..

quem conseguiria atravessar aquele corredor e sair vivo daquela armadilha?

o fogo começou na sala do lado esquerdo, quem estava dentro do "ovo" so ficou sabendo do incêndio muito tempo depois...

Anônimo disse...

Prezados.
O Comandante em Chefe da Brigada Militar se chama Tarso Genro. Alén dos brigadianos o Governandor deveria ser objeto de julgamento político, pois ser Governador também tem ônus. Muito bonita a declaraçao do Governador sobre a prisáo dos empresários e da banda. Como sempre, repassando as responsabilidades para os outros. Impeachment JÁ!!!

Anônimo disse...

Políbio,

Realmente, esta é a pergunta!!

Com a palavra, o senhor governador do estado que mandou apurar(prender) tudo no afogadilho!

Os que já foram presos são culpados e a Justiça vai determinar os limites, mas onde estão os agentes públicos??

Quem foi o Prefeito que aprovou a abertura deste local?
Quem foi o Bombeiro que aprovou e fiscalizou?
Quem foi o fiscal que fiscalizou para fornecer o primeiro alvara e as renovações?
............


JulioK


Anônimo disse...

A culpa é deste pulia do TARSO, ele é o comandante em chefe dos Bombeiros!!!!!! E este maldito fica dando esporro em reporter que faz a pergunta que não quer calar "Onde estavam as autoridades que aprovaram este plano??

Só falta este pústula dizer quea culpa é da YEDA !!!! tua mascara caiu seu estrume!!!! Ja estamos cheios dos teus discursos, CCs, viagens desnecessárias . TU TEM QUE PAGAR MALDITO !!!!

Anônimo disse...

Caro Editor. Fv não publique o post que mandei minutos antes culpando Tarso pela tragédia. Além de consternado estou revoltado com este políticos . Além da profunda tristeza e pezar, não quero ser perseguido por estes políticos por falar o que penso. Grato.

Anônimo disse...

NÃO ERAM "TRINTA DINHEIROS" NEM JUDAS

ERAM PETRALHAS E "TRINTA GAROUPAS"

RENAM DE NOVO

LULA E O CABARÉ VOADOR

O PAÍS É PODRE E O PT FEDE

O BRASIL ESTÁ SENDO DESTRUIDO PELOS PETRALHAS E NINGUÉM QUER VER

DE NOVO O ESTADO NO CENÁRIO NACIONAL:

QUANDO OLÍVIO MANDOU A FORD EMBORA, MILHÕES DE EMPREGOS, EMPRESAS E IMPOSTOS FORAM JUNTO

QUANDO UM MINISTRO PETRALHA ASSINA PISO DOS PROFS E NÃO CUMPRE COMO GOVERNADOR

QUANDO A CUMPANHEIRADA EMPREGADA PELOS PETRALHAS LIBERAM QUALQUER COISA,OS BOMBEIROS PÕE A CULPA EM DEUS...NO RIO DE JANEIRO É UM DEUS NOS ACUDA,O GOVERNO DO RS SÓ VIAJA E NÃO CUIDA DO ESTADO PEGANDO FOGO...

AGORA O POVO ALIENADO COMEÇA A MORRER PELA INCÚRIA PETRALHA E ACHA RUIM, SÓ QUE ELEGEM IRRESPONSÁVEIS, INCOMPETENTES, MENSALEIROS...

ESPERAVAM O QUÊ?

OS QUE VOTARAM "EMPREGANDO" ESTES POLÍTICOS,DEIXANDO SEUS NEGÓCIOS, SUA SEGURANÇA E DAS SUAS FAMÍLIAS NAS MÃOS DELES COLHEM O QUE PLANTARAM.

NÃO ADIANTA DIZER QUE É APROVEITAR MOMENTO DE DOR, PORQUE TODA SEMANA O BRASIL VIRA O PAÍS DO TERROR,É NO NORTE, É NO SUL,É NO RIO DE JANEIRO, É NO RS,É APAGÃO EXPLICADO COM EUFEMISMO SEMVERGONHA DA PRESIDENTA, QUANDO VÃO SE DAR CONTA?

O PAÍS É PODRE E O PT FEDE!

Anônimo disse...

Vou fazer um desafio...

Vamos pegar um exemplo de Porto Alegre. Convido a Imprensa a ir ao Protocolo Setorial da SMOV, orgão responsável pela fiscalização e emissão de alvarás. Veremos lá um setor prestes a incendiar e sem PPCI aprovado.

"Casa de ferreiro, espeto de pau..."

Luiz Vargas disse...

Posso estar enganado, mas acho que não estou. Conheço bem a índole, o caráter e as sinalizações emitidas pelos quadrilheiro$ PeTralha$. Acho acho que o cumpanhero do PMDB, Cesar Schirmer, acabará pagando o pato ou sendo um dos bois de piranha.
No domingo, enquanto a presidentA retornava para Brasília, o motorneiro do TRENSURB, Marco Maia, já dava indícios de que os PeTralha$ fariam do lombo do cumpanhero Cesar Schirmer palanque sob o qual irão buscar faturar alguma coisa (o seu Valdeci Oliveira também sinaliza nesta direção). Isto estava nas entrelinhas da entrevista que este pigmeu em ética e em caráter, que atualmente está de presidente da câmara, deu na rádio Guaíba, na manhã do domingo.

Joao Coragem disse...

Os bombeiros, que fazem um trabalho honrado e disciplinado, tem em mãos uma regulamentação permissiva. Na pratica ao invés do estado garantir a segurança, caímos no bom senso de playboys picaretas como o Kiko Spohr e o Maurinho Hoffmann. O resultado previsivel e' tragédia.

Anônimo disse...

Infelizmente no Brasil não dá em nada, aparece uns políticos chorando como a Dilma, tiram umas fotos e é isso, semana que vem volta tudo ao normal e o esquecimento será preenchido com o futebol e as escolas de samba.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/