Tragédia, bons exemplos e lições a tirar das mortes anunciadas

A morte de 231 jovens na boate Kiss, Santa Maria, fez o Rio Grande chorar como nunca chorou antes, mas também permitiu que uma consistente discussão tivesse início para evitar a repetição de tragédias do gênero.

. O editor acompanhou o caso desde a madrugada de domingo, quando seu Facebook começou a ser invadido por mensagens desesperadas procedentes de todas as cidades do interior e de Porto Alegre. O site www.polibiobraga.com.br foi acionado durante todo o dia. Ali ainda estão postados artigos e análises de grande repercussão nacional.

. Vale a pena fazer o registro de que a valente população de Santa Maria comportou-se de modo exemplar, o que também pode ser dito sobre o desempenho das autoridades públicas de todos os níveis e pela própria mídia, inclusive TV. As reclamações sobre alguns exageros da TV e das redes sociais foram improcedentes. A eficácia da ação dos bombeiros, da polícia, dos serviços de saúde e de assistência social demonstrou o amadurecimento por que passa a sociedade e o setor público no RS.
 
. O que o Brasil viu no RS é algo bem diferente das cenas espalhafatosas, ruidosas, incoerentes e ineficazes que costumam ocorrer em tragédias no Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

. O editor precisa e quer registrar que nesta segunda-feira a Associação Sulriograndense de Engenharia de Segurança, aliada a outras entidades da área,  tirou extensa nota sobre a tragédia de Santa Maria, focando a responsabilidade em cima dos verdadeiros responsáveis. Avisou a nota da Ares:
- É notório, porém, que, de certa forma, essa acaba sendo uma tragédia anunciada. Afinal, é doutrina da área que um incêndio só ocorre porque a prevenção falhou...

. Os engenheiros gaúchos chamaram a atenção para o desinteresse com que a sociedade, a mídia e os empreendedores acompanham as discussões que “há algum tempo os especialistas da área de incêndio, inclusive componentes do Corpo de Bombeiros, vem discutindo os perigos existentes e a necessidade de se avançar em vários aspectos ligados à prevenção de incêndios”.
 
Leia a nota, na íntegra: http://www.ares.org.br/

MELHOR DO RS, SEGUNDO VEJA
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

2 comentários:

Anônimo disse...

Leiam o texto a seguir e depois comentem, por favor

http://www.crea-pr.org.br/crea3/html3_site/manuais/caderno_incendio_web2.pdf

Eng. Joel Robinson

Anônimo disse...

Onde anda o MPE que não se mexeu a tempo?
Aqui para a inauguração da Arena do Grêmio fizeram um escarcéu querendo bloquear a inauguranção caso não fossem apresentados os álvaras que permitissem o seu funcionamento.
Lá em Santa Maria por quê não fizeram o mesmo?
Dois pesos e duas medidas?
Será que é por causa do IBOPE?
Aqui dava manchete. Lá não?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/