Lewandowski condena mais réus do mensalão. Está chegando a hora de Zé Dirceu.

- A hora fatal da troika Zé Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno está cada vez mais próxima. O julgamento desta segunda-feira, demonstrou que os juízes do STF não terão mais alternativa, a não ser condenar todo mundo. O julgamento também sombreia o governo Lula. O próprio Lula, chefe verdadeiro do Mensalão, terá que responder a seguir pelas malfeitorias que fez. O caso também empareda o PT.

O ministro revisor do processo do Mensalão do PT no Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, votou pela condenação do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O relator, ministro Joaquim Barbosa, já havia votado nesta mesma direção.

. O ministro Ricrdo Lewandowski afirmou que a prática do crime de corrupção passiva está configurada pelo recebimento de R$ 8,8 milhões feito por Valdemar e outros políticos do PL (atual PR):
- O réu Valdemar Costa Neto recebeu valores do corréu Marcos Valério em razão de sua condição de parlamentar, o que configura recebimento de vantagem indevida, condição suficiente para indicar prática de corrupção passiva segundo entendimento dessa corte nesta ação penal.

. O revisor destacou que Valdemar contou com a ajuda de Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do partido, para receber os recursos. Em seu depoimento, Jacinto Lamas afirmou que fazia os recebimentos e levava o dinheiro à residência do deputado federal. Valdemar era presidente do PL na época dos fatos. Hoje, além de deputado federal, é secretário-geral do PR. Lewandowski considerou que houve lavagem de dinheiro porque Valdemar utilizou de uma empresa, a Guaranhuns Intermediações e Participações, para ocultar o recebimento. Destacou que foi firmado um contrato falso para justificar repasses da SMP&B para a Guaranhuns sem revelar o destino verdadeiro do dinheiro.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a sessão desta segunda-feira a tarde do julgamento do Mensalão. Mais gente foi condenada, além de Csota Neto e Jacinto lamas. O material é do Jornal Nacional da Rede Globo, segunda a noite.

4 comentários:

Anônimo disse...

Se o amigo do Lula aceita a tese de que houve corrupção passiva, terá que condenar quem cometeu o crime de corrupção ativa.

Mordaz disse...

Como os votos do Lewandowski são incoerentes, pode ser que ele não condene José Dirceu, o executivo do CHEFE.

Anônimo disse...

O Zé ainda não fugiu ou fez plástica para mudar a 'cara1 já que o caráter não tem jeito? Cuba ou Venezuela certamente estão aguardando pelo Zé!

Anônimo disse...

Procede esta notícia Políbio?

http://ucho.info/exercito-decide-dar-protecao-a-joaquim-barbosa-e-cria-zona-de-conflito-com-dilma-rousseff

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/