Artigo, Miriam Leitão - O perigo silencioso

O perigo silencioso – Miriam Leitão, clipping O Globo

A gestão do ministro Guido Mantega no Ministério da Fazenda está destruindo o patrimônio fiscal que levou uma década e meia para ser construído. Dentro dessa categoria, de demolição da ordem fiscal duramente edificada, encaixa-se a decisão de o Tesouro se endividar em R$ 21 bilhões para a Caixa Econômica e o Banco do Brasil aumentarem a oferta de empréstimos.

Por 15 anos, entre o fim da ditadura militar e o ano 2000, o país executou uma enorme tarefa para acabar com os orçamentos paralelos, a conta movimento, os ralos e as fantasias contábeis até chegar à aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

É esse arsenal que tem sido furtivamente recriado.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Quem tem medo de Zé Dirceu:

Ha 15 na noite em que a televisão apresentava nos seus vários telejornais o ridículo espetáculo dos sequestradores do empresário Abílio Diniz, vestidos com camisetas do PT, quando alguém comentou: “imagina se o Lula ganha as eleições! Vamos ter que dividir nossas casas e apartamentos com favelados e essa gente da periferia…”

Mas o Lula e o PT não venceram aquelas eleições de ’89. Com o apoio do jornalismo da Rede Globo
que ajudaram eleger o menino bonito das Alagoas que acabou sendo cassado.

MAs a elite já tinha um candidato mais confiável para a próxima eleição.

Tal candidato, formado nos laboratórios da universidade brasileira, conhecedor do terreno em que pisava e sabendo exatamente para o que seria eleito, comprou votos para aumentar o seu próprio mandato e sucatear o país para o grande capital internacional, isto é, tentou encurtar o acesso do Brasil ao primeiro mundo, com a farra das privatizações e institucionalizando a “modernidade” da terceirização. O país caminhava a passos largos para o futuro, embora muitos se envergonhassem de apresentar o passaporte brasileiro nas suas viagens de turismo ou negócios.


Entretanto, o PT venceu as últimas eleições e o mundo não desabou. A elite brasileira e seus porta-vozes na imprensa e na televisão perceberam que o monstro não era tão horrendo quanto o pintavam. O Brasil não deu o calote no FMI, os juros baixaram para 7,5% ao ano, ninguém foi obrigado a dividir a casa ou o apartamento com “essa gente” da periferia e com os favelados, a inflação foi contida, mas (e há sempre um mas) pode ser que tudo isso seja apenas para disfarçar. Há mesmo quem diga que o plano do governo Lula é transformar o Brasil numa outra Cuba e que o mentor desse plano de cubanização do Brasil tem no ministro José Dirceu o seu principal defensor. Essa conversa se dá entre ruralistas, alguns empresários,banqueiros e “outros” literalmente menos votados…
. Mas no plano das idéias e das hipóteses o embate é sempre mais difícil, até porque o ministro tem sido competente na sua caminhada política.

Que venha então o argumento mais palatável para a mídia e a classe média moralista: a suspeita de corrupção. Prepara-se uma fita (que já traz até a novidade dos letreiros, caso não se entenda o som), onde supostamente alguém está subornando alguém.Mas quem está subornando? E por quê? Por que existe uma câmera estrategicamente colocada quase sobre a mesa de “negociações? Quem a colocou ali? Onde foi feita a gravação? A pedido de quem e com quais interesses? E a máxima da brasileirada esperta “eu não me sujo por tão pouco”, onde é que fica?

Atenção que o plano de desmoralização do governo Lula foi posto em marcha. A vítima escolhida, por enquanto, parece ser o ministro José Dirceu, a quem a direita ainda não engoliu e a esquerda purista ainda não entendeu. Aguardemos os próximos lances. A Venezuela já assiste a esse filme há quase três anos.

Anônimo disse...

Muito bom o artigo da Miriam. Só faltou dizer que assim como as finanças da Petrobras foram comprometidas pelo controle dos preços dos combustíveis; agora, com a redução dos juros, estão comprometendo as finanças do banco do brasil e caixa. Para se manterem, se emite títulos públicos para financiar o banco do brasil e a caixa. É só vir uma crise econômica séria que o castelo de cartas desaba... Quero ver se a petezada vai se responsabilizar pela quebradeira...

Anônimo disse...

A palavra furtivamente caí muito bem.
E próprio dos petralhas.
A irresponsabilidade levada ao extremo.

Surfista Prateado disse...

Essa mesma operação foi feita no final da década de 80 e início de 90, e acabou num aporte na época de 8 bilhões de reais para SALVAR O LIXO CHAMADO BANCO DO BRASIL. A mesma irresponsabilidade que o PT (QUE ERA CONTRA O REAL) está fazendo agora.

Mordaz disse...

Quer dizer que nada mais parecido com a economia da ditadura do que o PT no governo. Nada como um dia depois do outro.

Anônimo disse...

Imaginem se em 2003 a quadrilha do mensalão tivessem recebido o governo com uma inflação de 2555% ao ano que era a inflação antes do plano real. Essa gente é incompetente além de corrupta.

Anônimo disse...

Mas essa porcão é de extrema esquerda o que ela tá reclamando. edus

Anônimo disse...

ESSE MANTEGA JÁ TEM CARA DE PINOQUIO....

Anônimo disse...

Essa história é sempre a mesma. Governos populistas criam rombos e são considerados os "bonzinhos" pelo povo que não sabe os detalhes. Depois o governo conservador que assume deve segurar as contas para obter o equilíbrio e fica com a fama de mau. O filme é sempre o mesmo !

Anônimo disse...

Políbio,

Esta é a receita da Grécia para ir para o buraco.

Governo populista, Olimpíadas, ....

O Mantega é um "cachorro do PT". Faz o que mandam fazer. É um incompetente total em economia, mas um fervoroso militante!!

JulioK

Oswald disse...

Segundo o anônimo acima, o Dirceu e o 9dedos são vítimas. Meu Deus, santa paciencia!. O plano da época era cubanizar o Brasil, sim senhor. O 9 dedos se elegeu depois de publicar a famosa Carta aos Brasileiros em que renunciabam aos planos vermelhos esquerdizantes e seguiram a cartilha do FHC. Quem não lembra o PT ser radicalmente contra o Plano Real?.
A verdade é que ainda não renunciaram aos postulados vermelhos esquerdizantes. Não eram tão perigosos assim, mas são igualmente perigosos por serem incompetentes e ladrões. Usar a Venezuela como exemplo é uma afronta: um país em decomposição em todos os sentidos que é o que a esquerdalha quer para o Brasil. Se deixarmos eles conseguem.

Anônimo disse...

É REALMENTE ALMOÇO "GRATIS" SÓ PARA OS MENSALEIROS DO PT !!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/