Calotes aumentaram 22,1% no semestre. A bolha estourou e só o governo não sabe.

* Clipping O Globo Online

 1. A inadimplência do consumidor foi 19,1% maior no primeiro semestre deste ano do que fora nos primeiros seis meses de 2011, concluiu estudo da consultoria Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira.  O estudo mostra que os consumidores enfrentam cada vez mais dificuldades para pagar dívidas contraídas por meio dos bancos. A inadimplência nesse segmento aumentou 22,1% no semestre e foi responsável por mais da metade da expansão do calote no período — contribuiu com 10,9 pontos percentuais nos 19,1% registrados.
   
2. As dívidas não-bancárias (contraídas por meio de lojas, cartões de crédito, financeiras e serviços como energia elétrica, água e telefonia) aumentaram em nível semelhante (21,6%). Em nota, os economistas da consultoria explicaram que os calotes aumentaram porque a renda do consumidor está comprometida, principalmente com dívidas caras (cheque especial e rotativo do cartão de crédito) e de alto valor (veículos e imobiliárias).
   
3. Eles observaram que, em média, cada inadimplente dá quatro calotes e que 60% deles têm dívidas que superam toda sua renda. — Houve descontrole e o resultado é esse. O consumidor vem se endividando desde 2010 (obs.: ano da eleição) e com prazos longos, e algumas categorias foram prejudicadas com a redução de horas extras provocada pela crise, como os empregados da indústria automobilística — analisou Carlos Henrique de Almeida, economista da Serasa Experian.

- O resumo é da newsletter diária do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia.

14 comentários:

Mario Rangel disse...

O Editor e o Cesar Maia são daqueles que fazem côro ao "quanto pior, melhor"

Anônimo disse...

mandem a conta para o 9dedos...

o cofrinho do sujeito deve estar cheio, afinal, cobrava 200 paus por palestras sobre o nada...

foi ele que mandou todo mundo comprar sem parar...

Anônimo disse...

Esses consumidores foram irresponsáveis tanto nas compras ( endividamento ) quanto nas eleições. Agora é pagar a conta de tanta burrice ... BEM FEITO !!! Quem mandou acreditar nas vigarices e lorotas que lhe contaram, fazendo-o acreditar que o país estava rico ? Agora essa riqueza de mentira apareceu ...

Além disso : esse mesmo consumidor, se dedicasse um pouco de seu tempo para se educar financeiramente, ao invés de ter atenção apenas aos fuxicos das celebridades e ao futebol, certamente não cairia no engodo.

Outra coisa : a mídia também é muito responsável por isso, pois não orienta o consumidor e cria um clima de oba-oba !

Anônimo disse...

O governo tem conhecimento absoluto de que a bolha estourou, o problema é que estes petralhas só pensam neles. E para bem da verdade, os brasileiros estão muito, mas muito mal representados politicamente falando. Estou me referindo a uma classe política que é a mais suja da história deste país.

Anônimo disse...

O motivo é que um cidadão que ganha míseros R$ 2 mil mensais é considerado classe média. É esse o grande país que construimos. Enchem a cabeça do sujeito dizendo que como classe média ele pode (?) ter carro, casa, viagens da CVC, eletrônicos e dá nisso.

Anônimo disse...

Pela leitura do "artigo" dá a impressão que o calote´, no universo de 100% está em 22, 1%.

A noticia correta seria a "inadimplecia" e não "calote" éra tanto e foi para tanto.

Uma vergonha estão tentando incutir na cabeça da pessoas para "não comprar" e se não comprarem, por tabela o governo vai mal, como se só os outros fossem atingidos e não nós.

A questão da economia é "mundial" e os poucos paises que estão se livrando do crescimento ZERO são os BRICS, porque o modelo "neo liberal" dos EUA e da "Europa", que a direita e a elite brasileira adora está quebrado.

Mesmo que o crescimento do país venha ser 1,5% vai ser maior que o da Europa e os do EUA.

glauco fonseca disse...

A petralhada custa a entender que crédito não é renda...fazem uma confusão com o que não entendem e farão com que os pobres incautos paguem um enorme pato. Do jeito que está, o que espera o pais é um default interno.

Anônimo disse...

Mas esse Mário Rangel é bem macaquinho do PT... Cala a boca o macaco ! Aprende a pensar com a cabeça e não com a bunda !

Anônimo disse...

O ANONIMO DAS 13:56 HRS. SÓ ESQUECE QUE A EUROPA E OS ESTADO UNIDOS, TEM TREM, AEROPOSTOS, MOBILIDADE URBANA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, PREÇOS MUITO MAIS BAIXOS QUE O "RICO" BRASIL.
LÁ PRATICAMENTE TÁ TUDO FEITO EM TERMOS DE INFRA-ESTRUTURA, E NÓS AQUI ?????

Anônimo disse...

Mário Rangel, o único adepto do qto pior melhor, é o PT(partido do trambique). No governo FHC, foi contra o plano real, contra a lei de responsabilidade social, contra a CPMF(aliás, foi contra tudo o que qq governo queria criar). Aki no estado no governo Yeda, fizeram tudo e mais um pouco, tendo como aliado os blogs de política da RBS.

Anônimo disse...

Esse anônimo das 13,56, é comunista mas adora Shoping Center, adora comprar e gastar, igual ao corrupto do 9dedos, que mandou o povo ir às compras nem que a grana fosse curta. Aí deu no que deu, todo o mundo devendo. Tenho vizinhos que em 2010, diziam que votariam na dilma carabina, pq a vida delle melhorou, tava de carro 1.0 e já havia comprado passagem pela CVC, pagável em 10x. Tava feliz o infeliz, agora anda a pé e de bike.

Anônimo disse...

A eleite de direita acha que ser favorável a um imposto das grandes "riquesas" (que a Europa quer implantar também), que ser a favor da reforma agrária (que os EUA já fizeram), que ser a favor das cotas, da igualdade racial é "comunista".

Baita dum trouxas, nos paises ditos de primeiro mundo já fazem isso a séculos.

Vão se tratar dessa "sindrome do de viralatas" !!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Agente gostaria de ser bonzinhos com o anonimo das 13:56 e com o Mário Rangel, tratando-os como crianças mimadas, mas ocorre que não mentimos nem para os pequenos.

Lastimo pelas verdades Mário Rangel e anonimo das 13:56.

Quem sabem o ombro amigo do Hugo ou do Fidel fica melhor para voces dois.

Anônimo disse...

If you would like to obtain a gooԁ deal frοm thiѕ poѕt
then yοu have tо apply these tеchnіquеs to your won weblοg.


Нere іs mу page; This Internet site

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/