Seca já mostra seu lado perverso na arrecadação estadual do RS

Como o editor já vinha advertindo desde as primeiras notícias sobre a seca devastadora que cortou pela metade a safra de grãos deste verão, os maus efeitos sobre a economia gaúcha começam mesmo a aparecer nos números sobre a arrecadação estadual.

. O problema foi agravado com a desaceleração da indústria, que por si só já resultou em perdas de arrecadação em Estados como São Paulo, Minas e Santa Catarina.

. No primeiro trimestre, a receita do ICMS do RS foi a R$ 7,2 bilhões, crescimento nominal de 9,9% sobre o mesmo período do ano passado, mas 2,2% aquém das projeções do governo.

. O governo gaúcho parece não perceber o que está acontecendo, porque prossegue administrando como se estivesse com o caixa cheio de dinheiro, sem anunciar um só programa de austeridade fiscal.

. Até pelo contrário.

. Com menos receitas e mais gastos, o governo avança cada vez mais sobre os recursos do caixa único e aposta no aporte de dinheiro do governo federal, o que já aconteceu no caso da CEEE.
 
- Enfadado com os cálculos que fazem seus técnicos, o governador Tarso Genro enfrenta neste momento nova viagem de 10 dias pelo exterior, cumprindo uma agenda dominada por compromissos políticos que nada têm a ver com a administração estadual.



APROVEITE SEU CHOPE ARTESANAL
Bier Markt, Castro Alves 452, Porto Alegre -  1º lugar de Veja em 2010 e 2011 
- Tudo harmonizado com petiscos inspirados na gastronomia alemã. Ar condicionado forte, segurança, estacionamento fácil. WWW.biermarkt.com.br  

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/