Manuela denuncia: "Esta será a campanha eleitoral mais machista da história de Porto Alegre"

* Clipping www.terra.com.br , Demétrio Rocha Pereira

Pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, a deputada federal Manuela D'Ávila afirmou na manhã deste sábado, a cerca de 200 ouvintes que afluíram à 2ª Conferência Estadual do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher, que esta será a campanha mais machista de que já participou. "Vamos enfrentar, como já temos enfrentado, a campanha mais machista das minhas cinco eleições, mas nesta nós vamos ganhar. Porque nesta, nós estamos mexendo com os interesses de quem nos negou direito durante décadas", disse, sem citar nomes. "A gente tem que estar pronto para algo que vai ser baixo, porque o nível de quem tem negado muitos direitos à população não é alto", acrescentou.

. A um público majoritariamente feminino, com a participação ativa de moradoras do bairro da Restinga, um dos mais carentes da capital gaúcha, Manuela lembrou a presidente Dilma Rousseff como exemplo de liderança e reconheceu a chegada de uma época em que as mulheres não serão chefes apenas da "porta para dentro", mas também da porta para fora.

Contra a política de 'atributos físicos'
A pré-candidata vestiu a simplicidade de um All Star e de uma calça jeans para denunciar a mistura de política e estética, o que só serviria a discursos que pretendem medir a capacidade das mulheres.
"Tudo o que a gente defende na tese vem para o mundo real com uma força muito grande no período eleitoral. Esses dias eu li que eu tinha o quadril inversamente proporcional ao cérebro. Vocês já viram falar da altura do prefeito de Porto Alegre? Da marca da gravata do prefeito de Porto Alegre? Do tamanho do pé do prefeito de Porto Alegre ou da falta de altura de candidato a prefeito?", questionou. Pleiteante à reeleição, José Fortunati (PDT) governa a capital gaúcha do alto de 1,98 m. "Quando vão debater os atributos físicos dos meus adversários? Estou esperando ansiosa, porque também acho homem bonito ou feio. Sou deputada mas não deixei de ter bom gosto", completou a deputada, sem mencionar o virtual opositor nas urnas.

Em alusão a críticas à aproximação com o Partido Progressista, da senadora Ana Amélia Lemos, a deputada respondeu que "guerra não resolve". "A grande inconformidade dos políticos é que é possível fazer um pacto entre a população e um partido sem esquemas no meio do caminho. Qual é a ponte? A ponte é a crença de que a cidade pode ser melhor. A ponte não é o esquema, não é o cargo, não é o compadrio", garantiu, acrescentando que isso "revolta muitos" que "ficam batendo boca" enquanto a população não é atendida em suas demandas.

O PCdoB, que teve diversos integrantes vitimados pela ditadura, deve reservar o candidato a vice da chapa em Porto Alegre para o PP, sigla herdeira da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido governista no regime militar. Em seu discurso na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Manuela demonstrou que deve devolver na mesma moeda eventuais acusações de pragmatismo. "Sou comunista, sim, porque ninguém me tira as minhas convicções. Eu nunca mudei de partido, quem mudou não fui eu. Tem gente que pula para o mais fácil a qualquer hora, não é o meu caso", sustentou, insinuando contraste com Fortunati, que deixou o PT para se aliar ao PDT.

"Nosso lado não é camaleão que se camufla na selva. O nosso lado é tigre branco, tigre que não dá para disfarçar. (...) Eu sou mulher, sou comunista, sou jovem e, desde os meus 16 anos, eu não dobrei a espinha a ninguém ", afirmou a pré-candidata, antes de ser aplaudida sob uma festa de tambores.
Grampo

A senadora Ana Amélia Lemos afirmou na sexta-feira ter sido alertada de que seu telefone celular, o de Manuela e os dos chefes de gabinete das parlamentares foram grampeados. A senadora pediu investigação da denúncia ao Ministério da Justiça, que respondeu que encaminhará as providências para esclarecer a suspeita. "Diante dessa informação, que é séria, eu só tive um caminho: pedir ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, providências para averiguar se de fato confirma ou não essa informação, essa suspeita de grampo", afirmou aoTerra.

Neste sábado, Manuela disse ao Terra que, "para ajudar as investigações, quanto menos eu falar, melhor".

24 comentários:

Anônimo disse...

"Sou comunista, sim, porque ninguém me tira as minhas convicções"

quais seriam as convicções da menina?

ter orgulho de fazer parte de um sistema que assassinou milhões de pessoas pelo mundo afora?

isso nem sabe o que eh comunismo, coitada...

se visse mesmo o "bicho vermelho" pela frente ficaria apavorada com o que essa gente eh capaz de fazer...

e vem me reclamar de grampos telefônicos...tsc, tsc...

Anônimo disse...

"Eu nunca mudei de partido, quem mudou não fui eu. Tem gente que pula para o mais fácil a qualquer hora, não é o meu caso"

kkkkkkkkkk...

de quebra deu uma lambada na Ana Amelia...

Anônimo disse...

Agregando o PT no segundo turno ganha fácil do magrão...

Mordaz disse...

Eu diria que a mais machista foi a da campanha da Governadora Yeda. E Manoela estava do lado dos machistas e petistas.

Ronald Reagan disse...

Coitadinha, já esta se remoendo em auto-piedade e autocomiseração contra o machismo de seus adversários, que até agora nada falaram sobre ela, diga-se de passagem.

É dose pra mamute...

POA esta fudida e mal-paga mesmo...

Unknown disse...

O que a musa comunista que adora Hérmes quer dizer com".. que nos negaram a anos...? Até parece que já escolheu tema para sua campanha: o machismo.

Milanos disse...

Caramba! Já começou o VITIMISMO!
não sei como é hoje, estou ha muitos anos afastado daí, mas me parece que o povo gaúcho, antes tão politizado, virou massa de manobra dessa gente!
IMBECILIZOU-SE....e viva os burgueses com capital da VIÚVA....

Anônimo disse...

Políbio.

Realmente Poa é o que tem de mais atrasado na política. A Moela nem deveria ser notada em qualquer lugar com o mínimo de civilidade.

Anônimo disse...

NÃO PODE SER ESQUECIDO QUE HÁ POUCOS DIAS FOI NOTICIADO NO PB QUE UMA TAL CLAUDIA COSTIN ESTÁ ASSESSORANDO MANUELA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E TAMBÉM O TAL DO HADAD EM SÃO PAULO. POIS ESSA TAL DE COSTIN DO GOVERNO FHC PRODUZIU O "MIMO" CHAMADO "FATOR PREVIDENCIÁRIO INSS" QUE VEM E CONTINUARÁ INJUSTIÇANDO APOSENTADOS QUE SE OBRIGAM A "DEIXAR EM TORNO DE 40% DE SEUS GANHOS" PARA O INSS NO MOMENTO DA APOSENTADORIA. SE ESTIVER ASSESSORADA ASSIM NAS OUTRAS ÁREAS, SERÁ UMA BELA PREFEITA.
E NÃO SE ILUDAM COM O SENADOR PAIM QUE FINGE QUE DESEJA DERRUBAR O TAL FATOR. É CONVERSA DE ANTES DAS ELEIÇÕES...DEPOIS ESQUECE....

Gilmar Moschen disse...

Ela e vítima por ser bonita,só que se aproveita disso e já teve vários casos,sendo 2 com petistas, e ai alega que foi vítima de cornismo. Nunca trabalhou num empresa privada sempre viveu de mamar de entidades públicas, ai se junta aos pobres para alegando que isso é ser comunismo e se coloca como vítima novamente. Alega que nunca trocou de partido, mas nestas táticas mentirosas de vítimização no PC do B que vantagem ela teria por trocar. Não ví representante oficial de qualquer partido comentar ou insinuar o que ela está propondo: um ataque pessoal a baixaria. Geralmente isso é rechassado pelo Político pois é praticado pelo 2o.escalão, eleitores etc, nunca duretamente pelo candidato. Ela está propondo um jogo baixo!

Anônimo disse...

A Manu não tem assunto pra falar, dai vem com essa conversa mole de machismo!

Anônimo disse...

"Qual é a ponte? A ponte é a crença de que a cidade pode ser melhor."

kkkkkkkkkkk...

que cabeça privilegiada, não?

argumentos sólidos e profundos de uma pensadora comunista...

mas também, pra convencer o esclarecido e exigente eleitorado brasileiro não precisa dizer mais do que isso mesmo...

dizer que acha que tudo pode ser melhor parece ser o suficiente...

Paulo Rocha, Eldorado do Sul disse...

Então esta é a estratégia da candidata, apresentar-se como vitima da uma sociedade machista.

Anônimo disse...

O problema dela é que podem os membros do Partido do Tortos falarem sobre intimidades.

Anônimo disse...

REPETINDO


Anônimo disse...
"Sou comunista, sim, porque ninguém me tira as minhas convicções"

quais seriam as convicções da menina?

ter orgulho de fazer parte de um sistema que assassinou milhões de pessoas pelo mundo afora?

isso nem sabe o que eh comunismo, coitada...


Gilmar Moschem disse...
Ela e vítima por ser bonita,só que se aproveita disso e já teve vários casos,sendo 2 com petistas, e ai alega que foi vítima de cornismo. Nunca trabalhou num empresa privada sempre viveu de mamar de entidades públicas, ai se junta aos pobres para alegando que isso é ser comunismo e se coloca como vítima......


COMUNISTA SOCIALISTA NINGÉM DISSE PARA QUE SERVE AS COMPANHEIRAS, EU DIGO, É SÓ PARA SERVIR DE CAMA DOS COMPANHEIROS, A DIVISÃO DEVE SER JUSTA......
E LAMANTAR POR SER CORNEADA????????

BACARIA

Anônimo disse...

Qual a opinião da candidata sobre corrupção? ONGs? Coreia do Norte? Cuba?

Anônimo disse...

Mas nem começou a campanha e ela e a titia Ana Amélia já choram como coitadinhas? Quem me dera ter dó dessas caras de pau!
Não sei se a campanha é machista, mas com essas duas deveria ser! Ana Amélia e Manuela precisam é de muita terapia... ter-a-pia cheia de pratos pra deixarem de fazer merda na política! hahahahaha

Anônimo disse...

Siceramente Políbio e leitores? Não acho a candidata tão bonita assim como falam, nem por fora e muito menos por dentro. Parem de encher a ¨bolinha¨ dela!!!

Anônimo disse...

Certo, a patricinha quer enganar a quem? Até parece que ela não usa os atributos físicos para conquistar votos, entre os jovens e os velhos babões/bobões. Será que Manuela pensa que o eleitor vota nela pelas ideias do seu cérebro vazio?

Anônimo disse...

Comunista de boutique chique é outra coisa! Lá na França são conhecidos por "gauche caviar", ou seja, "esquerda caviar".

Anônimo disse...

A mu$a realmente não precisa dobrar a espinha. Quem a está dobrando é Ana Amélia.
Espero que os eleitores não esqueçam que a espinha de dona Ana Amélia é feita de gelatina.
Quanto a esta ser a campanha mais machista da história de Porto Alegre isto é balela da mu$a comuni$ta. A GOVERNADORA YEDA CRUSIUS enfrentou por mais de uma vez a calhordice dos PeTralha$ e de seus aliado$$$ de ocasião em campanhas de viés tremendamente MACHISTA e xenófoba (até parece que por ser paulistana é menos brasileira que outros e não poderia concorrer a cargo eletivo nas terras botocudas). No caso da GOVERNADORA uma coisa ficou bem clara: nem sempre mulher vota em mulher.
A comuni$ta de shopping center está querendo se vitimizar para contar com o voto da mulherada. Ela sabe que o número de eleitoras mulheres é imenso e quer faturar em cima deste segmento.
Um voto eu sei que ela não ganha: o voto da mulher que a pegou na cama com o marido deputado e este levou umas facadas na pança para aprender a deixar de ser galinha e pulador de muro.

Anônimo disse...

IH! Começou a vigarice, o vitimismo, e a apelação ao machismo.
Aceitou a provocação de alguns e foi brigar na lama.
Fez exatamente o que se esperava dela.

Anônimo disse...

Manuela condena a saída de Fortunatti do PT porque comunistas não lidam bem com a liberdade de escolha e com as mudanças, mesmo que estas mudanças sejam evolutivas.
O que para ela é um demérito, para mim é um mérito.

Anônimo disse...

A comunista Manuela bonita?Com aquele jeito masculinizado?Me poupem, rs!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/