Líderes industriais do interior gaúcho mexem-se para denunciar paralisia fabril no País

Já que a Fiergs não se mexe, mexem-se as associações industriais das grandes cidades gaúchas, que começaram a fuçar sobre as razões da crise atual e a respeito das alternativas existentes.

. Na semana passada, foi a vez da ACI de Novo Hamburgo, que reúne o principal pólo calçadista do RS, ao procurar o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, para propor mudanças profundas no atual modelo econômico, como única forma de reativar a indústria do Brasil.

. Agora chegou a vez da mais poderosa das ACIs do RS, a Câmara de Indústria de Caxias do Sul, que no dia 18, segunda-feira, promoverá o “Fórum da Indústria”, que quer fazer um debate sério sobre cenários, perspectivas e desafios para a indústria brasileira.

. Os líderes industriais gaúchos não desconsideram as intervenções pontuais do governo para ajudar frações específicas de ramos industriais, mas acham que tudo isto não ataca as causas da paralisia fabril e nem oferece alternativas sustentadas.

. No RS, a indústria já completou dois anos sem crescimento. Os níveis atuais de produção são iguais aos de 2010.

. No Brasil, o cenário não é diferente.

. Há clara situação de desindustrialização.

- Nesta terça-feira, o editor recebeu análise feita pelo economista Hélio Mazzolli, que é muito parecida com o que também revelam fontes que estão dentro e fora do governo. A situação atual demonstra claramente que o modelo de expansão da economia, baseado no aumento do consumo interno, está perto da exaustão. Os números sobre o aumento da inadimplência das famílias são o maior sintoma disto. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Mas só agora que esses empresários míopes acordaram da letargia política a que se submeteram espontaneamente ?

São mesmo uns incautos e medíocres, denotando a torpeza dessa classe empresarial que rasteja suplicando por incentivos fiscais.

Estão vendo agora, que estes governos medíocres do PT, quando "aperta" a crise num setor ( como o automobilístico, por exemplo, estocado em + de 350.000 carroças ), a única coisa de que são capazes de fazer é revogar / suspender a lei maior da economia : a lei da demanda e da oferta.

Mas atenção : esta saída por enquanto resolve o "pobrema" do rebanho eleitoral do PT e ainda o mantém no pasto. Quero ver em 2014 quando a economia estiver as pedaços e com aumento do desemprego, como é que se comportarão ...

Tô mais é torcendo para que essa manada de eleitores do PT acorde dessa utopia vigarista. Se bem que, a depender da sábia orientação da mídia amiga, mesmo que esse rebanho perca o emprego e esteja endividado até o pescoço, ainda darão voto para os petistas e ainda darão 80% de aprovação aos governinhos galhofeiros do PT!

Anônimo disse...

ue, ha 4 anos atras os empresários eram todo petistas...

viviam lambendo os pés daquele intragável e imprestável do 9dedos...

diziam que era bonito ver um ex-metalúrgico ser presidente do pais...

eu sempre achei o que acho ainda hoje, que o intragavel nunca teve qualquer condicao de presidir nem sindicatos, que dira a presidencia de um pais...

8 anos depois de muita maquiagem e propaganda, eis ai o resultado...

o tombo da brasileirada na realidade sera enorme...

viveram 8 anos de fantasias saídas da garganta daquele demagogo que não conseguiu fazer nem um misero navio navegar...

o bicho foi "inaugurado" e depois voltou para a sua hibernação no estaleiro...

e outra coisa, só mesmo um povo de cabeça nas nuvens conseguiu acreditar que um pais com seríssimos problemas estruturais e educacionais conseguiria virar uma potencia em ridículos 8 anos...

Anônimo disse...

Se querem reclamar para Dilma e Lula, vão a FIERGS, lá está de plantão um representante.

Anônimo disse...

Em 2002 a petralhada, dizia(genoino, zédirceu e outros inclusive o analfabeto do 9dedos) que iriam mudar tudo que tá aí, tudo na economia tava errado. O povo acreditou, inclusive minha mulher professora petralha, qdo chegaram ao poder, na maior cara de pau, disseram que foram elles que dominaram a inflação. É o governo mais corrupto de toda a história destepaiz.

Anônimo disse...

Bem explicado pelos dois anônimos. Nosso empresariado (existe no Brazil?) só merece desprezo pela sabujice e dependência dos governos. Que se virem sozinhos e não reclamem do próprio buraco que ajudaram a cavar.

Anônimo disse...

Agora vai !!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/