Entrevista - Vaga em universidade particular custa três vezes menos do que vaga na Uergs

Jerônimo Gorgen, deputado Federal, PP do RS

Nesta quinta-feira o senhor terá audiência com a ministra Ideli Salvati, quando proporá a transformação das dívidas das universidades comunitárias em bolsas para pobres.
Isto mesmo. Já negociamos há algum tempo. Os representantes das universidades irão comigo. Creio que teremos sucesso.

As universidades particulares possuem vagas e preços compatíveis?
Sem dúvida. Uma vaga em universidade privada tem valor três vezes menor do que o custo de uma vaga igual na Uergs.

Então, se o governo gaúcho quiser triplicar o atual número de vagas da Uergs, bastará fechá-la e usar o mesmo dinheiro gasto ali em bolsas?
Exatamente. E mais: o aluno poderá escolher o curso que quiser, coisa que não acontece na Uergs, que não prepara o aluno para o mercado.


APROVEITE SEU CHOPE ARTESANAL
Bier Markt, Castro Alves 452, Porto Alegre - 1º lugar de Veja em 2010 e 2011 
- Tudo harmonizado com petiscos inspirados na gastronomia alemã. Ar condicionado forte, segurança, estacionamento fácil. WWW.biermarkt.com.br 

6 comentários:

Anônimo disse...

Esta é minhao opinião dêsde muito tempo, nao somente com a UERgs, mas com relação a todas as universiades públicas,se fechar todas e distribuir bolsas de estudo a que realmente precisa,e nao a pessoas que tem condiçoes de pagar sua universidade,acabaria com o problema de vagas, eo custo provalmente sería muito menor.
Paulo Bravo

Anônimo disse...

Isso é óbvio ululante!!!

Anônimo disse...

Prezado Políbio.
No ano de 2002, participei de um debate em que esse tema UERGS foi citado. Naquela época ja achava que a criação de uma Universidade Estadual era pura demagogia e que se faria melhor usando a verba para garantir bolsas de estudo e compras de vagas para alunos realmente carentes, os quais poderiam escolher o cureso a fazer.
Podemos ir alem.
Sabemos que temos universidades públicas federais frequentadas por pessoas que teriam condições de pagar um curso privado.
Lanço uma idéia polêmica: O vale Educação.
O cidadão teria como teto de gastos em educação, algo como por exemplo 10% da renda. O restante o governo banca.
Assim um aluno universitário que tenha renda familiar de R$ 5.000,00, pagaria R$ 500, pelo curso, independente de onde cursasse, o restante seria bancado pelo estado/ união.
Pode-se utilizar o mesmo critério que se utilizava na concessão de crédito educativo.
Gustavo de Lima

Anônimo disse...

Caro Polibio
O deputado tem toda a razão.A UERGS foi um devaneio politico. Deixo ainda as seguinte pergunta no ar:

Em pesquisa aplicada, ou ainda para o desenvolvimento, qual o resultado que a UERGS trouxe para os municípios onde possui cursos ( ou quem sabe para o RS) ?

Anônimo disse...

Não votei no nobre deputado, mas ele esta de parabéns, o que ele afirma é a mais pura verdade. COMO MANTER UMA UNIVERSIDADE EM 24 MUNICÍPIOS, QUE SE NÃO ME ENGANO FOI CRIADA E PARECE QUE AINDA NÃO POSSUI IMÓVEIS PRÓPRIOS (SEM PATRIMÔNIO) E CURSOS QUE SEGUNDO VÁRIOS ALUNOS (INCLUSIVE JÁ FORMADOS) QUE NECESSITAVAM DE LABORATÓRIOS E QUE ATÉ HOJE NÃO FORAM INSTALADOS?

Anônimo disse...

A criação da UERGS, como sempre foi uma baita demagogia do governo inútil do Olívio. Depois de expulsar a Ford do estado, e outras empresas que foram embora daki. Foi o governo mais desastroso para o estado. Mas o gaúcho como se acha o mais politizado do país, votou novamente nessa corja vermelha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/