Sexta-feira 13 - Cuidado com seu internet banking e com seus e-mails

Para evitar ataques de golpistas virtuais que se aproveitam da sexta-feira 13, o internauta deve ter cuidado redobrado ao acessar o internet banking e também com e-mails suspeitos enviados neste dia. Todos os dias, muitos consumidores recebem e-mails de origem desconhecida e com mensagens que aguçam a curiosidade, como “Você está sendo traído”; “Seu nome está na lista de devedores do Serasa (ou do SPC)”; “Confira: Fotos Picantes”, entre outros assuntos. Nesta sexta-feira 13 o cuidado deve ser redobrado, pois esses e-mails costumam ser a porta de entrada para programas espiões que roubam as senhas do usuários e dão origem às fraudes. Caso tenha dúvida sobre a origem do e-mail, a mensagem, antes mesmo de abri-la.

Apesar de ser um cuidado diário, é importante evitar acessar a conta bancária por meio de sites de bancos se estiver utilizando computadores instalados em locais de grande circulação de pessoas, como cyber cafés, lan houses e outros computadores, mesmo os pessoais, do local de trabalho ou estudo, que são compartilhados.

Para evitar ataques de cybercriminosos, mantenha seu sistema operacional e programas antivírus atualizados e utilize um firewall.

O cliente precisa ainda dedicar cuidado especial às senhas do internet banking, que devem ser trocadas periodicamente, e aos dispositivos de  segurança, como tokens, que não podem ficar à vista de outras pessoas.

É importante também desconfiar de situações diferentes das habituais como solicitação de dados, comandos desconhecidos ou aparecimento de telas no internet banking.Também não acredite em histórias que lhe contarem em e-mails, nas redes sociais ou mesmo quando estiver diante do caixa eletrônico.

* Clipping: Infomoney

Um comentário:

Leonardo disse...

Sr. Políbio como fica a segurança dos correntistas agora que a receita federal liberou o envio das informações do IR por e-mail? Os bancos sempre sustentaram que não enviam e-mails por questão de segurança. E agora? Quem vai arcar com as consequências de possíves fraudes? È a lei de Murfy, vai acontecer, com certeza.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/