Ex-secretário Executivo da Fatec denuncia: “Operação Rodin foi uma farsa. MPC produziu provas falsas e Polícia Federal torturou os presos”

Durou 14 horas, terça-feira, o depoimento feito na Justiça Federal de Santa Maria pelo ex-Secretário Executivo da Fatec, Silvestre Selhorst, que negou todas as malfeitorias atribuídas aos réus do processo instaurado pelo MPF no âmbito da chamada Operação Rodin. A operação da Polícia Federal foi desfechada no dia 7 de novembro de 2007 pelo Delegado Ildo Gasparetto, subordinado ao Ministro da Justiça, Tarso Genro, na época já candidato ao governo do RS. As investigações atingiram professores, administradores públicos, políticos e empresários ligados à UFSM e ao Detran, provocaram duas CPIs, um escândalo político sem precedentes no Estado e a derrota eleitoral de Yeda em 2011.

. O professor Silvestre Selhorst denunciou que a operação foi resultado de vinganças pessoais e interesses políticos e eleitorais.

. O processo principal atinge 37 réus.

. Todos estão sendo ouvidos pela Juíza Simone Barbizan, porque esta é a última fase do processo antes da sentença.

. O professor (aposentado) da UFSM, disse que a Operação Rodin foi uma farsa, acusou o Ministério Público de Contas por falsear documentos e enganar a Juíza, mas além disto acusou por torturas psicológicas a Polícia Federal de Porto Alegre.

. Na carta aberta que Silvestre Selhorst começou a distribuir nesta sexta-feira em Santa Maria, ele narrou as 14 horas do debate que promoveu com os Procuradores do MPF que o denunciaram, avisando que a Juíza Barbisan Fortes não terá alternativa senão extinguir o processo.

. O advogado Fábio Freitas Dias pediu o desentranhamento das provas produzidas pelo Ministério Público de Contas (cálculos sobre o suposto desvio de R$ 44 milhões), o que tornaria imprestável a denúncia do Ministério Público Federal.

. A seguir, o trecho mais incisivo da carta aberta de Silvestre Selhorst:
- A Operação Rodin foi uma farsa. Ela  só foi possível porque um Delegado da Polícia Federal, acreditou cegamente nessa armação e ao invés de proceder uma investigação séria para comprovar as denúncias anônimas iniciais, nada mais fez do que, em conjunto com MPE/TCE, falsear documentos para enganar o juiz, e com a conivência do MPF, conseguir prisões e interrogatórios para neles, por métodos, em alguns casos piores do que os dos anos de chumbo, extrair, por tortura psicológica, o que os documentos não provavam.

CLIQUE AQUI para ler a Carta Aberta. Ela não será publicada por ninguém e por isto o editor abre o espaço para a defesa.

11 comentários:

Ricardo disse...

Ok, perfeito, mas e como vai ficar tudo ???? Porque o MPF não processa a RBS por quebra de sigilos ??? Porque a população gaúcha vai ficar alheia a tudo isto ???
Atraso Genro deve ter um rabão bem preso nesta história, seria o máximo se desse para usar isto em um impeachment...
Pobre povo gaúcho...

Anônimo disse...

Falando em ética X RBS, eu pergunto: Vai ser capa de Zero Hora esta denuncia?

Anônimo disse...

Como a população gaucha (que se acha superior politicamente) está lobotomizada pela RBS, este comentário só será verdade para eles se sair no Jornal do Almoço!

Anônimo disse...

E as gravações, seu silvestre e seu "editor"???

Anônimo disse...

Não resta dúvidas para nós, que tivemos informações somente daqui, objetivos eleitoreiros alçados.

Anônimo disse...

Eu estou convicto de que a PF está extrapolando os seus limites constitucionais, tudo que eles produzem e etc ninguem pode contestar, é a palavra deles e amém, só tem uma coisa, cedo ou tarde, o governo atual cai e entra outro de partido diferente e aí é que vamos ver se a PF é autoritária, abusiva, comete erros grotescos. Também não posso de citar de que algumas prisões e escândalos ela vai muito bem.
Alfredo

Anônimo disse...

Pensei que este negocio de torturas haviam acabado. edus

eunice oliveira disse...

A RBS PASSOU 4 ANOS SEMEANDO VENTO. TA CHEGANDO A HORA DE COLHER TEMPESTADE. EM RESPEITO AO POVO GAÚCHO DIVULGUEM A FARÇA MONTADA PELO ATUAL DESGOVERNO. A MENTIRA FAZ MAL Á SAÚDE...PEÇAM DESCULPAS PARA A DONA YEDA, E TODOS OS SEUS ELEITORES, A VERDADE TRIUNFARÁ. ESSA EMPRESA SERÁ RESPONSABILIZADA POR ESSE ESTADO DE COISA.

Anônimo disse...

Gáucho embretado, que aceita o pasto oferecido pela RBS e o PT, não pode se surpreender com isso ... Ano que vem tem nova chance de resgatar a política séria e responsável, mas esse eleitorado ruminante que vota nessa esquerda mentirosa tem que acordar !

Anônimo disse...

Tá Bem . Não aconteceu nada, o coitado do Dormeu Morreu em vão. Ora, Ora, Ora, Não Houve Nada !

Anônimo disse...

E essa do Lair Ferst hoje? Enrabou-se e quer arrastar junto para a cova os outros?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/