Artigo - Conheça os números e entenda por que a indústria está pessimista no Brasil

CLIQUE AQUI para ler, também, a análise de Marco Antonio Rocha, que é pessimista sobre o PIB deste ano ("Será de 2%", avisou o jornalista).

O otimismo com que o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, fala da atual situação da economia brasileira e de suas perspectivas para os próximos meses contrasta com as projeções cada vez mais pessimistas do empresariado, sobretudo do setor industrial.

Por razões políticas ou por desprezo a dados, o governo insiste em qualificar como meramente incidental a estagnação registrada no terceiro trimestre, razão pela qual continua a prever uma expansão de 4% a 5% do PIB em 2012.(...)  A estimativa da Fiesp é mais pessimista, de 2,6%.

O fraco desempenho do setor em 2011 e a perda de competitividade no mercado interno e no exterior, que deteriorou a balança comercial, entre outros fatores negativos, abateram o ânimo dos industriais. A CNI reduziu de 3,2% (dado de julho) para 1,8% sua previsão de crescimento do PIB industrial neste ano. Com relação especificamente à indústria de transformação, a Fiesp calcula que o crescimento deve ficar em 0,9% neste ano; com uma pequena melhora, a expansão em 2012 poderá chegar a 1,5%. Seria um crescimento insuficiente para mudar a tendência da balança comercial da área de manufaturados, que, neste ano, deve registrar déficit de US$ 100 bilhões, de acordo com a Fiesp.

CLIQUE AQUI para ler toda a análise, publicada no jornal O Estado de S. paulo desta segunda-feira, página A3.

Um comentário:

Anônimo disse...

o empresariado lambeu os petistas por 8 anos...

pareciam aqueles empresários lacaios dos sistemas comunistas que acompanhavam os ditadores em visitas as fabricas, como gostava muito de fazer o felizmente falecido tirano nanico da Coreia...

minha comoção com o empresariado dessepaiz eh ZERO, nenhuma...

Serra, na campanha, já havia alertado exaustivamente para a desindustrialização do pais...

vê se eles deram bola...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/