Ministro do STF conclui relatório sobre mensalão

O Ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), terminou de examinar todo o processo do mensalão – o maior escândalo do governo Lula e da História do PT – e concluiu o relatório, um resumo da investigação em 122 páginas. O documento e todos os autos da ação penal foram enviados ontem ao Ministro Ricardo Lewandowski, revisor do caso. Barbosa também concluiu boa parte do voto. Agora, o revisor vai elaborar seu próprio relatório e voto. Depois, caberá ao Presidente do STF marcar a data do julgamento dos 38 réus no plenário.

. No relatório, após resumir todo o processo, Barbosa lembrou que os réus declararam não ter cometido os crimes apontados pelo Ministério Público, mas destacou que o ex-Tesoureiro do PT Delúbio Soares admitiu delito eleitoral. “O réu Delúbio Soares admite a prática de caixa dois de campanha, conduta que preenche o tipo penal do art. 350 do Código Eleitoral, cuja pena é de até cinco anos de reclusão”, diz o relatório.

. A expectativa é que o julgamento ocorra em maio, quando a Presidência do STF será transferida de Cezar Peluso para Carlos Ayres Britto. Ontem, Barbosa enviou a Peluso resposta ao ofício enviado pela Presidência para os demais Ministros, na última quinta-feira. Peluso determinou ao relator que enviasse aos colegas cópias de todo o processo para facilitar a elaboração dos votos e evitar que a tramitação do caso atrase “ainda mais”. Em seu ofício, Barbosa chamou a providência do presidente de “lamentável equívoco”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ai ai ai, agora que os petralhas não conseguem mais dormir. Se forem condenados vai ser um festival de acusações entre os cumpanhêros. Se forem inocentados fica provado que apodreceram de vez com todas as instituições do país. Bem feito.

Anônimo disse...

Esse Barbosa tem que baixar a cabeça e trabalhar mais ou ter dignidade e pedir o boné.
Sujeitinho preguiçoso...

Anônimo disse...

aff, já passou da hora, hein doto Barbosa?

deveria ter desconto no salario...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/