Preparem-se para dois anos ruins

Causou otimismo o anúncio de reforço à liquidez bancária européia, feito nesta quarta pelo FED (Banco Central dos EUA) e pelo Banco Central Europeu, também subscrito por outros poderosos bancos centrais nacionais da  Europa.

. Não só haverá mais dinheiro nos bancos para emprestar, como ele será mais barato.

. As 16h15min, a Bolsa de São Paulo demonstrou a melhora do bom humor do mercado, interna e externamente, registrando alta de 3,61%. No mesmo horário, o dólar caía 1,17%, valendo R$ 1,8080 para a venda.

. É claro que isto não significa que a crise econômica européia mudará de inflexão como num passe de mágica, porque o problema não é da banca, mas de governos endividados que quebram.

. Neste sentido, a crise econômica deste ano é bem diferente daquela que abalou o mundo em 2008. No ano seguinte ao da crise, 2009, o Brasil entrou em recessão e o PIB caiu 0,2%.

. Nesta quarta, o jornal O Estado de S. Paulo, em editorial, publica projeções da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que aposta em crescimento econômico global de apenas 1,6% para o ano que vem e 2,3% em 2013. Até que não será o pior dos mundos, embora a zona do euro já se encontre em recessão.

. A OCDE diz que o Brasil não sairá ileso da crise, como não saiu em 2008. A OCDE avisou que só o mercado interno não salvará Brasil, India e China. Ela defende que o governo corte gastos.

. O governo de Dilma Rousseff parece entender bem o problema e vem anunciando redução de impostos e de juros para manter o mercado interno aquecido. Nesta quarta, o governo anunciou que cortará o IOF na semana que vem, já que quer estimular o crédito. Nesta quarta, também, o Copom resolveu reduzir ainda mais a taxa básica, mas a Fiesp quer que o Banco Central corte pela metade a taxa Selic.

CLIQUE AQUI para ler “Dois anos ruins”, sobre a crise econômica global. É artigo do Estadão desta quarta.

4 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,me chamou a atenção o pronunciamento agora a tarde da senadora Marta suplicy,que disse que o seu estado tem hoje 200000 portadores de hiv?aids. Isso dá cerca de 0,5% da população paulista (40000000). E li que o RS [é o primeiro em índice de aids,mas,soube que o RS tem 34000 numero de hiv/aids,logo 0,3% de sua população (+-/- 1000000). Então por que o ministério avalia só os casos de novas contaminações e não o número total de infectados? Ou Marta errou nos seus números hoje,o ministério usa uma método estranha de análise dos números.

Anônimo disse...

Essa materia do HIV do outro dia, nao foi nada mais do que um "HIT PIECE". Nao havia quase nenhuma informacao, foi jogado assim sem mais, talvez por motivos sensacionalistas (?). Mas tens razao 16:37, nao faz sentido mesmo, portanto falsa, ou nao explicada(?).

Anônimo disse...

Repetindo, Ela defende corte dos gastos e isto duvido.

Anônimo disse...

Ela pode até defender cortes, mas onde ? Não podem demitir funcionários, aposentadorias bem acima do teto do INSS aos montes, juros elevados, vai cortar onde ? Ah, já sei ! Nas aposentadorias do INSS, esses estão sendo roubados nos últimos anos !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/