Artigo – (O cordão dos puxa-sacos) Cada vez aumenta mais

- O artigo a seguir é do jornalista Carlos Brickmann. É a da sua newsletter desta sexta-feira. Brickmann analisa a falta de compostura do Ministro Carlos Lupi. E ainda há gente que critique o ex-ministro Nelson Jobim por ter saído enfadado deste governo, logo depois que declarou num ambiente mais bem educado e civilizado tucano, dirigindo-se ao presidente FHC: “Antigamente, os idiotas chegavam devagar e ficavam quietos. O que se percebe hoje, Fernando, é que os idiotas perderam a modéstia”. O discurso serve como uma luva para gente como Carlos Lupi.  Nunca na história deste País, tantos deveram a tão poucos,  espetáculos tão grandiosos de grotesca baixaria. É a República da Língua Solta no seu esplendor.

Carlos Lupi dizer que ama Dilma tem certa lógica: sem Dilma ele estaria trabalhando duro, em sua banca de jornais, e não teria mordomias nem carro oficial nem uma penca de assessores nem ONGs a apoiá-lo. Ele agradece também a Lula, mas sem declarações de amor: Lula lhe apontaria a porta da rua.

Mas Paulo Bernardo, duas vezes Secretário da Fazenda, três mandatos como deputado federal, casado com uma ministra, não precisa dessas coisas. A entrevista em que diz que também faria declaração de amor a Dilma é meio muito. Sim, ele deve a nomeação a ela, mas já havia mostrado que era capaz de andar sozinho, de conquistar sua ascensão política sem entrar no famoso cordão em que é preciso dar vivas a seus maiorais nem passar os outros para trás.

E a presidente, como fica diante dessas exibições de seus ministros baba-ovos? Lupi ela já conhecia (tanto que deixou o partido dele, o PDT, e se mudou para o PT). Mas Paulo Bernardo? E quais outros farão declarações públicas de amor? O próximo será o Magro Véio, também conhecido como Édison Lobão, que até agora só deu demonstrações de amor a José Sarney? Ou Garibaldi Alves, ministro da Previdência e feio de doer? Será o ministro Luiz Sérgio, o Garçom (porque, quando ministro das Relações Institucionais, só tirava os pedidos de Suas Excelências e os enviava para que outros os desatendessem)? Ele pode até exibir os dotes de cozinheiro que acha que tem e oferecer a Dilma um prato de lula recheada - correndo o risco de, em troca, levar uma biaba.

6 comentários:

Anônimo disse...

De puxa-saco o editor entende muito bem em relação aos Tucanos Yeda e Serra.

Anônimo disse...

Nunca antes na história desse país as coisas foram tão ridículas como hoje. Somos o país do absurdo. Em todos os níveis e em todas as áreas.

Anônimo disse...

"É fácil o vileiro largar a vila, o difícil é a vila largar o vileiro" ou por outra, "pau que nasce torto, morre torto" ou ainda, "de onde não se espera nada, dali é que não sairá nada mesmo" e finalizando, "a esquerda tem todo o direito de falar a respeito de assuntos sobre os quais não tem a menor idéia de que se tratam".

Anônimo disse...

Saudades dos debates Politicos com Brizola...Mario Covas..ate o Maluf que era espirituoso valia a pena ouvir.. Franco Montoro.. Fernando Henrique...bahh hj é este kakedo...este Ministro Lupi é o esgoto da Politica Brasileira.

Anônimo disse...

Que gororoba ! Nesta não meto a colher.

Que coisa nojenta !

Que País deixaremos para o nossos filhos e netos ?

Anônimo disse...

Lembro vagamente que o Gen. Figueredo falou entre o cheiro do povo e o cavalo ele prefiria o cavalo, se errei foi por detalhes, na época deram pau nele, hoje esta frase caberia como uma luva as atitudes de Lupi, este general estava 40 anos adiantado. edus

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/