PAC 1 só concluiu pouco mais de um terço das obras

Quase dois terços das obras incluídas no primeiro balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), divulgado em maio de 2007, não foram concluídas até agora. Pior: mais de 20% delas nem foram iniciadas, conforme levantamento feito pelo ‘Estado’ nos setores de transportes (ferrovia, portos, rodovias e aeroportos), recursos hídricos e saneamento básico.

. Algumas obras ainda nem conseguiram superar a fase de contratação de projeto básico ou de processo licitatório. Há ainda aquelas que já foram iniciadas, mas estão paralisadas por algum tipo de entrave, como contrato suspenso, questão ambiental e dificuldade de desapropriação de áreas. O levantamento comparou o primeiro relatório do PAC 1 e o último do PAC 2, divulgado em 29 de julho deste ano. No total, foram avaliados 144 empreendimentos, e 90 deles continuavam em aberto.

. A lentidão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também é refletida pela execução orçamentária do PAC nos últimos anos. Dados da ONG Contas Abertas mostram que, dos R$ 19,3 bilhões pagos pelo governo federal até 21 de outubro, R$ 14,9 bilhões são de restos a pagar, especialmente dos anos de 2007 e 2008 (valores não incluem estatais, financiamento habitacional e contrapartida de Estados).

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse negócio de PAC´não passa de uma bela propaganda eleitoral. Uma lista de obras, que qualquer governo tem, nada mais do que isso, a qual deram um nome e muito marketing.

Anônimo disse...

Precisaremos rezar muitos terços para que o PAC 1 termine algum dia os outros 2 terços, as palavras largadas ao vento por Nove Dedos sumiram como a fumaça. Precisamos é de Políticos, ultimamente só temos politiqueiros da pior espécie....

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:


O sinal de incompetência é a corrupção que tomou conta do estado brasileiro,tanto municipal,estadual e federal.
A nova moral, oposta a moral burguesa, temos a moral comunista,
Roubo e Corrupção.
Simples assim

Saudações

Anônimo disse...

PAC?

isso ainda existe?

ou melhor, algum dia existiu?

Luiz Vargas disse...

Programa de Aceleração da Corrupção. Trinta por cento do um terço já entrou no bolso dos corruPTos. Com calma e método os trinta por cento dos outros dois terços também entrarão. Mais umas duas ou três eleições e a rapina estará completada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/