A revista Press faz o desenho edulcorado de Grizotti e da RBS, mas o retrato não mostra toda a verdade ao RS

A reportagem de capa da revista Press Advertising que circulou no RS e em São Paulo, trata de um personagem oculto do jornalismo brasileiro, o repórter da RBS TV, Giovani Grizotti. A revista não revela a identidade do jornalista, cujo rosto ninguém conhece. A empresa e ele mesmo protegem-se de maneira furiosa. A reportagem traça um perfil edulcorado de Giovani Grizotti e da RBS, mas o tipo de jornalismo que ambos praticam não tem espaço no novo Código de Ética da Rede Globo e está mais próximo das práticas do News of the World do que do jornalismo que segue regras éticas, morais e legais de conduta. Há duas semanas, Grizotti passou de caçador a caça, já que foi filmado por câmera oculta no momento de uma entrevista (ele costuma usar iscas e câmeras ocultas paras fazer suas reportagens). Leia o trecho inicial da reportagem e depois vá ao link para ler tudo.

O repórter Giovani Grizotti tem dito aos amigos que conhecem a sua face (não pública) que ele está preocupado com sua própria segurança. Conhecido por produzir matérias investigativas - há quem diga que ele é a versão gaúcha de Tim Lopes - o jornalista sempre se preocupou em manter sua imagem protegida. Tanto é assim que não há nenhuma foto dele divulgada nos veículos da RBS e seu rosto não é mostrado nas reportagens. Toda a vez que o destemido repórter surge nas chamadas de uma notícia sobre uma próxima denúncia, os poderosos de plantão ou ladrões do dinheiro público tremem nas bases.

Nos meios jornalísticos de Porto Alegre diz-se que, na semana passada - quando realizava uma matéria em cidade do Vale do Sinos - Giovani percebeu que o seu interlocutor tinha uma postura semelhante àquela que ele, jornalista, normalmente usa a trabalho. Acostumado com os jeitos e trejeitos ("sou mais ator do que jornalista"), percebeu então, uma câmera oculta sendo usada contra ele.

Essa constatação foi postada pelo próprio Grizotti em seu perfil no Twitter. Procurado pelo saite Coletiva, ele não quis falar sobre o assunto, afirmando que "a pauta ainda está sob sigilo.


CLIQUE AQUI para ler mais, conforme reprodução do site do advogado e jornalista Marco Antonio Birnfield.

10 comentários:

Anônimo disse...

Estive esta semana na Zero Hora. Passei por alguns pavimentos e observei os funcionários, jornalistas e até pessoal de segundo escalão. O que eles tem em comum? Todos jovens com aquele jeito petista de ser e de se comportar. Pode até não ser, mas são as figurinhas que vemos todos os fins de semana no Bom Fim e a noite na Olaria e bares próximos. O que esperar desta gente em matéria de posicionamento politico? O que garante seus empregos? Não é o alinhamento com as ideias do patrão?

Anônimo disse...

Ai meu deus!!!!! O anônimo acima tá dizendo que a RBS é petista??? Foi isso mesmo que eu entendi??? Tem gente que vive num mundo paralelo...

Anônimo disse...

A RBS não só é petista como, muito mais que isso, é PETRALHA. Para quem se faz de ignorante, esclareço: Petralha é um Irmão Metralha do PT. Exatamente como no caixa não contabilizado do PT, caindo dinheiro no caixa da RBS ela desloca seu eixo inteiramente para o patrocinador. Como hoje quem está com a chave do coffe na mão é a esbórnia da estrela vermelha, a RBS voltou seu eixo inteiramente para o petismo. Giovani Grizotti, por exemplo, é mais encalacrado petista do que os próprios petistas Tarso Genro e Cia...

O Anônimo acima disse...

Não caro Anônimo das 11:34, não disse que a RBS é do seu ParTido. Disse que tem muitos colaboradores com perfil petista e simpatizantes. O que é sabido e eu deixei claro é que a RBS tem rabo preso com o PT e não que sejam (por enquanto) petistas. A prova do que eu realmente disse está na maneira como a RBS tratou o governo Yeda e como trata o governo Lula/Dilma nas capas dos jornais e noticiários. Infelizmente no processo de lobotomização de vocês aí no ParTido, o pessoal esqueceu de deixar um pouquinho de senso critico e visão ampla da conjuntura. Mas esperar o que de Mujahedins que se vão se explodir em troca do paraíso socialista...

Anônimo disse...

Alguém tem duvida que a RBS se vendeu ao PT?! Acho que o Anônimo das 11:34 acordou hoje de um coma ou deletaram o cérebro dele lá no PT!!! Faz o seguinte, caro cumpanhero, coloque a venda aquele adesivo que vocês usavam nos anos 90, colado aos seus Ladas Samara (Eu Não Leio Zero Hora), que tem gente querendo usar. Eles sumiram do mercado!

Oswald disse...

Pode não ser petista, mas é chapa branca, sim senhor...

Anônimo disse...

O anonimo das 11:34 deve ser um jovem que chegou agora, educado por professores socialistas, se faz de analfabeto funcional ao não interpretar esta grande midia, ou não querer.
Velhos hoje, fundadores ontem, assim como este, dexarão o dito partido daqui uns tempos.

Anônimo disse...

Havia outro adesivo... "RBS não entra na minha casa" e "Eu não leio Zero Hora", e de brinde vinha "RBS mente!"

Anônimo disse...

A RBS é chapa Branca, foi no Governo Yeda e segue, o que mantém ela viva é a publicidade (estatal e não estatal) e a ilegalidade da propriedade cruzada, onde os mesmos jornalistas fazem TV, Rádio, Internet e coluna nos impressos.

A relação da RBS com gabinete de Yeda era muito mais orgânica que com o governo atual, esse blog aqui por exemplo notíciou isso no caso da senha do Guardião,lembram? Oficiais do gabinete da governadora eram informantes de jornalistas. A publicidade no governo Yeda igualmente era mais pró-RBS que na atualidade, é claro isso para quem anda pelo interior. A grana para publicidade na RBS não foi cortada, mas diminuiu, aposto.

A diferença de seu (RBS) comportamento com ambos é simples, o governo Yeda conseguia fazer uma burrada por dia, vivia na sombra da denúncia e pressão, era um governo atrapalhado, preguiçoso e sem força política, dirigido por um partido pequeno (PSDB/RS), com péssimos quadros, boa parte dos quadros foram "inventados", sem experiência, sem histórico para as tarefas que assumiam. Brigou com vice, com a assembléia (Zila e Pedro Pereira? Por favor), com o funcionalismo, com o Marido, com a filha, etc.

Governo Yeda foi um governo para "curioso", passado a curiosidade o povo tirou do ar e relegou ao ostracismo. Nem Yeda e nem PSDB/RS tem alguma relevância política no Estado atualmente. Terminou o mandato do governo do Estado, o PSDB conseguiu ficar menor do que era antes, é mole?

Sobre a RBS ser Petista, isso é bobagem e simplorismo, é xurumela e palavra de efeito, tem valor de uma nota de 3 reais. A empresa RBS tem muitos profissionais que devem se indetificar com PT, e como não podería? O PT é o maior Partido de esquerda do mundo, é enorme no RS, preside a Camara de POA, Assembléia Legislativa, tem o Governador (eleito em 1º turno) e a Presidenta, ou seja, sem medo de errar, mais ou menos a metade dos funcionários da RBS devem ter votado em Tarso Genro, por exemplo. Mas a empresa não é Petista, sua direção não é Petista, seus principais quadros do jornalismo não SÃO PETISTAS.

Garanto!


Abraço,
Alfredo

joão disse...

Alfredo!!!!
Traz o Neve!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/