FHC avisa que só novas alianças permitirão que Dilma Roussef acabe com o fisiologismo e modernize o Brasil

A primeira parte do artigo a seguir do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é uma desnecessária peroração sobre o cenário político atual americano e a decadência do governo democrata de Barak Obama, mas a segunda parte introduz uma leitura completamente nova e pertinente sobre a natureza das novas relações de poder consolidadas com a chegada da nomenklatura do PT ao Planalto, mas cujas origens podem ser encontradas no início dos governos eleitos depois da ditadura, inclusive o de FHC – todas elas disputando o butim com o chamado capitalismo de mercado.

. O ex-presidente FHC vê fatores decisivamente modernizadores na necessária ação empreendida pela presidente Dilma Roussef e considera inevitável que ela refaça suas alianças políticas para que a força do capitalismo competitivo – o que não assalta os cofres públicos – mantenha a economia brasileira à tona.

. FHC enxergaria a aliança improvável entre PT e PSDB?

. A análise de FHC é diabolicamente verdade. Ele não revela o epílogo explicitamente, mas quando atribui a Dilma a condição de David, parece colocar todos os governos anteriores pós-ditadura na condição de Golias. Por si só, isto já indica em quem e no que acredita como resultado.

. O resumo das duas forças descritas pelo ex-presidente no seu asrtigo “David e Golias”.
1) Dilma Rousseff é herdeira de um Sistema que reúne o grande capital, as estatais, fundos de pensão, sindicatos e atores da base de coalizão do governo, que tudo troca por favores – uma espécie de capitalismo estatal vampirizador do dinheiro dos contribuintes, amealhado na economia real.
2) O capitalismo de mercado, muito mais competitivo.

. Como conviveram as duas forças ? FHC exlica:
- Na onda do crescimento econômico, as acomodações foram se tornando mais fáceis, tanto entre interesses econômicos quanto políticos (incluindo-se neles os “fisiológicos” e a corrupção). No início, parecia fenômeno normal das épocas de prosperidade capitalista, que seria passageiro. Pouco a pouco, se foi vendo que era mais do que isso: cada parte do Sistema precisa da outra para funcionar e o próprio Sistema necessita da anuência dos cooptáveis pelas bolsas e empregos de baixos salários e precisa de símbolos e de voz. Esta veio com o “predestinado”: o lulismo anestesiou qualquer crítica não só ao Sistema mas a suas partes constitutivas.

. Acontece que concluído o governo de Lula, o que se percebeu é que a nova presidente é menos tolerante com algumas práticas condenáveis do sistema. Analisa FHCV:

- Entretanto, quando começa a fazer uma faxina, quebram-se as peças da engrenagem toda. Sem leniên- cias e cumplicidades entre as várias partes, como obter apoios para a agenda necessária à modernização do país?

E, sem ela, como fazer frente à concorrência da China, à relativa desindustrialização, ou melhor, “desprodutividade” da economia e como arbitrar entre interesses legítimos ou não dos que precisam de mais apoio do governo, advenham eles de setores populares ou empresariais?

CLIQUE AQUI

7 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Editor - Velhinho malandro, que quando não defende esta coalizão espúria prega a liberação de drogas. Isto que ele está dizendo/pregando já foi explicitado muito antes e com mais sinceridade por pessoas como Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, Demétrio Magnoli, Nelsinho Mota, Políbio Braga, Aluizo e mais uns poucos no País. Xô PT-PSDB. Sds
José Anibal - Taubaté

Anônimo disse...

Mas FHC nao foi aquele que faiu duas vezes o Brasil...

ÁGUIA disse...

AUTORIA DO ÓBVIO

QUEM SABE OLAVO,REINALDO,ALUIZIO,OUTROS, FALARAM PRIMEIRO COM FERNANDO HENRIQUE E SAIRAM FALANDO ...

OLHE,FHC É CAMPEÃO, COM CERTEZA NÃO PRECISA REPETIR,TEM LUZ PRÓPRIA,E O ASSUNTO NÃO É PROPRIEDADE DE NENHUM GÊNIO, ALGUÉM ATENTO E QUE ACOMPANHE O DESENROLAR DOS ACONTECIMENTOS,PODE CHEGAR A ESTAS CONCLUSÕES.ORA, POR FAVOR,DE LULA QUE PROPAGA QUE NÃO LÊ, E JÁ CONFUNDIU UM LIVRO COM BOMBA,SE PODERIA DIZER ISSO ,MAS DE FHC NÃO.

É PENA QUE ELES NÃO EXPLIQUEM PORQUE RAZÃO O BRASIL TOMA DINHEIRO EMPRESTADO PAGANDO 12% AO ANO, E EMPRESTA PARA O OBAMA POR 1,5% AO ANO.COISA DE IDIOTA, E QUE SAI DO NOSSO BOLSO.

Anônimo disse...

não da mais pra ler FHC...

o homem ficou completamente embriagado com aquele depoimento da presidente para o seu vídeo de aniversario...

agora virou consultor do governo petista, dando dicas e dizendo o que o - suposto - adversário deve fazer para se livrar de crises...

eh de cansar...

Anônimo disse...

Acabar com o que ela criou e alimentou? às vezes acho que FHC vive em um país que não é o nosso...

Anônimo disse...

olhe FHC oferecendo o seu partido ai, gente!

sim, pois se quase todos estão na base do governo e a coisa esta feia, conclui-se que as tais "novas alianças" devem ser feitas com quem esta de fora, e assim a coisa melhora...

Anônimo disse...

O FHC tá pirado anda fumando muita maconha ou bebendo vinho JP!
Unir PT com Psdb é casar um gay com uma lesbica ( nada contra os gays e as lesbicas)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/