A Rede Globo impõe novos princípios para o seu jornalismo. é a nova era pós-News of the World

O Jornal Nacional deste sábado revelou aquilo que se poderia chamar de "Novos Princípios Editoriais das Organizações Globo”, uma espécie de regramento jornalístico pós-News of the World, baseado na informação de qualidade, isenção, correção, agilidade, lealdade e desprezo pelo sensacionalismo.

. A íntegra do texto com os “Princípios’ pode ser acessada AQUI. O editor destaca o item que considera mais relevante, que é o da isenção:

ISENÇÃO - O documento expõe as posturas e os procedimentos exigidos dos profissionais e dos produtos jornalísticos do grupo para que o material publicado como notícia se afaste ao máximo de subjetivismos, de opiniões pessoais - e ofereça vários ângulos dos acontecimentos. Para atingir a isenção, o texto dá indicações como:
- "o contraditório deve ser sempre acolhido";
- "não pode haver assuntos tabus";
- "o trabalho jornalístico é essencialmente coletivo, e errarão menos aqueles que ouvirem mais";
- "os jornalistas das Organizações Globo devem evitar situações que possam provocar dúvidas sobre o seu compromisso com a isenção";
- "todo esforço deve ser feito para que o público possa diferenciar o que é publicado como comentário, como opinião, do que é publicado como notícia, como informação.

. Outro princípio é: "Nenhum veículo das Organizações Globo fará uso de sensacionalismo, a deformação da realidade de modo a causar escândalo e explorar sentimentos e emoções com o objetivo de atrair uma audiência maior. O bom jornalismo é incompatível com tal prática. Algo distinto, e legítimo, é um jornalismo popular, mais coloquial, às vezes com um toque de humor, mas sem abrir mão de informar corretamente".

16 comentários:

Anônimo disse...

a Grobo isenta?

e quando vão começar a divulgar pra valer as maracutaias petralhas?

Anônimo disse...

ok. entao acabou o jornal nacional. Ou sou a única pessoa que percebe que eles lêem as notícias como se estivessem em uma peça teatral infantil? SE aquilo nao é sensacionalismo, entao o que é?

Experimentem, por 3-5 minutos:
1) ver JN sem audio
2) ver uma novela brasileira sem audio

Verao que o JN é um teatrinho e as novelas brasileiras sao IGUAIS às mexicanas, exceto o idioma. O teste #2 é infalível!!!! Quem faz o teste #2 nunca mais consegue ver novela. dá alergia.

Vamos criar uma comunidade no Facebook chamada: Eu vejo novela sem audio. Quanto mais rapido espraiar mais claramente o povo verá a TV REAL.

ÁGUIA disse...

E AS "AFILHADAS" DA GLOBO QUE SE EMPERNAM COM POLÍTICOS E POLÍTICAS CALUNIADORAS E MENTIROSAS,CRIAM FACTÓIDES,EXIBEM ENTREVISTAS SEM PROVAS DE PERSONALIDADES POLÍTICAS, QUE CAUSAM DANOS MORAIS AS PESSOAS,EX A TAL DE LUCIANA QUE DISSE QUE VIU UM VÍDEO E DEPOIS COMPROVADO FOI,QUE NÃO VIU COISA NENHUMA. A RBS FEZ UM ESCÂNDALO.

A RBS PODE QUERER FAZER, MAS A CORPORAÇÃO FUNCIONAL E ESQUERDOPATA E COMO VIMOS MUITAS VEZES FUNCIONA COMO FERRAMENTA DOS PETRALHAS, E DIFICILMENTE VAI MUDAR.CONHEÇO AS ROSANES E CIA.

SE MUDAREM, PARABÉNS,MAS "ASSO NO DEDO"

Anônimo disse...

Se as Organizações Globo seguirem ao pé da letra isso tudo, vão ter trabalho com os afiliados, ainda mais aqui prás bandas sulistas. A RBS só falta colocar um P na frete prá virar partido de tanto que que é tendenciosa. Vamos ver se funciona, enquanto isso, por via das dúvidas, boicote neles! ZH nem prá iniciar fogo de churrasco, deixa cheiro ruim na carne.

Anônimo disse...

Se isso reflete a verdade, resta saber se os chamados jornalistas Andre (Globonews) vai tirar o anel preto no dedo e/ou explicar qual o significado do mesmo. Pessoalmente só conheço usuários do maldito anel, os ligados ao PT.

Anônimo disse...

POLÍBIO:
A REDE GLOBO TEM A PECHA DE PELEGO OU ÓRGÃO OFICIAL DE PROPAGANDA DO PARTIDO QUE ESTÁ NO PODER, ENTÃO QUALQUER TENTATIVA DE MELHORAR SUA IMAGEM É EM VÃO.
TODOS DIZEM: É NOTÍCIA DA GLOBO, PORTANTO NÃO TEM CREDIBILIDADE.
E UMA INSTITUIÇÃO QUE PERDEU A CONFIABILIDADE SÓ TEM O CAMINHO DA VULGARIDADE E DO PAPEL SUBSERVIENTE.
REDE GLOBO É SINÔNIMO DE VULGARIDADE E FALSIDADE. PONTO FINAL.

Anônimo disse...

Agora vai

Anônimo disse...

Será que avisaram a sua filiada?

Ou a afiliada será a ovelha negra.

Inajara Costa Garcia disse...

Vamos ver se a RBS vai cumprir a ordem da Globo.Grizotti ameaça me colocar na mídia novamente por que não desisti de buscar por justiça e por que mostrei a cara do Marcos Roberto Caduri de Almeida na internet(falso assessor que me filmou e também testemunha da Operação Cartola).Ele publicou notícias a meu resppeito no seu twitter para detonar novamente minha vida, só que as mesmas para serem verdadeiras,precisam de processo judicial e isso não existe.Se o MP me indiciar, acredito que seremos eu e minha advogada, a serem as primeiras pessoas notificadas e não ele.Será que estou errada?Se minha imagem sair na tv, será como represália por que estou enfrentado direto o Grizotti.Não tenho emprego e ele ainda debocha por que faço lanches para vender.Acompanhem as próximas notícias da RBS e Globo e verão o que ele irá fazer.Eu não vou desistir, vou continuar lutando até o fim.Ele diz que foi filmado mas não apareceu na filmagem...risossss

Anônimo disse...

e como ficam as propagandas de estatais super faturadas na Globo? elles nao querem mis este anunciantes por dinheiro nenhum do mundo?

BEATRIZ disse...

HA...HA...AGORA O BICHO VAI PEGAR..........

Anônimo disse...

Sr.Inajara Costa , acho que tem liberdade para buscar justiça e tudo mais que quiseres , mas já está ridículo essa choradeira.O Grizotti fez a parte dele , a Srª que deveria ter respeitado mais o cargo que ocupava , não vou entrar no mérito da reportagem , mas deveria ter ocupado o espaço na época e se pronunciado , e ter dito que tudo aquilo que a senhora falou era mentira, era melhor do que um ano depois continuar chorando. Os jornais da região falam da coletiva que o promotor da cidade deu , inclusive determinando que a Câmara de Estância cobre na justiça as suas Diárias , como vê não é somente este Grizotti que fala mal da senhora. Faça algo ou troque de advogada. Apopulação trabalhadora como eu que acorda cedo e dorme tarde , para sustentar minha familia , não aguenta mais estarmos na mídia por coisas erradas, se existe coisas erradas na Câmara denuncie, não fique só criticando quem o faz , informe-se melhor spb a operação cartola que acabou com uma grande robalheira, não confunda raiva com insânidade.

Fique com Deus , PEDRO NUNES Estância velha RS

Anônimo disse...

Qua qua qua....

O programa humorístico da Globo mudou para o editorial.

E os produtores, roteiristas e redatores são da família Marinho.

Uma sugestão de nome para o novo programa: "Me engana que eu gosto".

A primeira mudança sera convidar os afiliados do Maranhão, Alagoas, Bahia e RS a participar dos esquetes.

Inajara Costa Garcia disse...

Sr. Pedro, não lhe conheço mas respeito sua pessoa. Se nunca falei é pq não me deixaram.Quanto as medidas do MP de Estância Velha,é melhor se informar novamente, são recomendações apenas e,para que se concretizem,precisa haver processo judicial, o que ainda não aconteceu.Se o MP me indiciar e me considerar culpada, com certeza acatarei a decisão, mas antes disso vou continuar buscando por justiça, é um direito meu.A minha choradeira de hoje,pode ser a sua amanhã, ou a de qualquer pessoa, mesmo que seja em situação diferente. Não julguem quem não conhece pq amanhã poderá ser julgado também.Quanto a minha advogada, quem sabe se mudo ou não sou eu, o que deve mudar é a morosidade da justiça neste país.Quanto a Operação Cartola, quero mais que, se houverem culpados,que paguem também.Acho que nesta situação,quem está com raiva não sou eu, caso contrário não estaria me atacando desta forma, pelo menos ficaria calado mesmo não concordando.Eu não tenho culpa pela sua longa jornada de trabalho, agradeça pelo mesmo pq eu estou desempregada.Que DEUS lhe dê sabedoria para acompanhar os fatos sem pré julgar as pessoas. Fique na paz de DEUS.

Anônimo disse...

Pedro, deixa essa senhora em paz.Vc aproveita as reclamações dela para indiretamente reclamar do teu trabalho.Ela pelo menos é corajosa e não fica falando pelas costas.Reclama com teu chefe e não fica atacando sem necessidade.O coração fala o que a boca tá cheia.Se não tiver o que fazer, faça hora extra, ou peça emprego na RBS.Espere a justiça agir, nem sempre o que se lê é o que vai acontecer.Informe-se.

Anônimo disse...

A rede Globo e suas afilhadas como a RBS sempre foram agentes oficialistas!
Agarrados nas tetas governamentais para financiarem-se e obter vantagens diferenciadas pelos regimes,governos,"negócios" e planos econômicos que se sucederam de 50 anos para cá!
São a voz e a imagem do "Sistema"(corruptor e corrompido), tal como menciona FHC (e eles,destas emissoras,tal como "interditos", fazem de conta que não estão nesta conta...).
É como sobrevive a Globo desde Roberto Marinho (um jornalista vendido,oportunista e de ética rasteira) e Maurício Sirotsky S.(um ilusionista e mercador de valores existenciais e da dignidade alheia).
É de dar nojo!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/