Artigo - Só juros altos não garroteiam a inflação

A ex-governadora Yeda Crusius, professora de economia e ex-diretora da Faculdade de Ciências Econômicas da Ufrgs, ex-ministra do Planejamento, assinou artigo no boletim do Conselho Regional de Contabilidade para falar sobre o recrudescimento da inflação. Foi no início da semana, quando ainda não se sabia que o índice tinha estourado o limite da meta (6,5%). Vale a pena ler:

Quando perguntada se a política monetária baseada em um aumento dos juros seria a solução para brecar o ci¬clo inflacionário presente hoje no país, respondo com segurança que não. Já foi, era uma informação relevante que o governo federal dava aos mercados de que iria controlar a demanda, sim. Mas de nada vale quando a expansão dos gastos públicos e do crédito é uma realidade posta já há algum tempo no país. Juros mais altos com gastos correntes de custeio altos não breca a inflação. Então, se é assim, para onde vamos? Diz um popular ditado que a melhor forma de predizer o futuro é inventá-lo. Não precisamos ser criativos ou deuses a ponto de inventar o futuro. Nem precisamos deixar de predizê-lo: essa sempre foi a função do ativista. A história nos ensina quando houve um passado em que se conquistou as condições mostrar um futuro previsível. Os anos 90 foram um tempo de reduzir as incertezas e, com isso, de realizar um período de duas décadas de desenvolvimento em todo o mundo. Infelizmente, as incertezas estão de volta.

CLIQUE AQUI para ler a análise completa.
CLIQUE AQUI, também, para ler "Quem ganha com  a inflação', de M. Pacheco

OPINIÃO DO LEITOR


A herança maldita de Lula se abate em cheio sobre o governo Dilma e do PT.
Votei em Serra, mas foi bom que não venceu. Seria o absoluto culpado do desastre, pois para ele não contaria o passado do governo anterior. Não poderia fazer muito por seria "travado" pelos que hoje se debatem tentanto justificar.
Gastaram o que tinham e não tinham. A farra dos incompetentes e inconsequentes.
Pois não chega aquela patuscada que tentam remendar agora vem o Tarso reprisar no Rio Grande a gastança do dinheiro público e depois atirando sobre nós a conta.
Que maldita sina...!
 R.Feldmann
S.Leopoldo

11 comentários:

Anônimo disse...

falar e os pt, no governo é mesmo que não dizer nada pois estes petistas es tão a serviço da destruição e da escravidão do Povo Brasileiro, é só entender sobre as palestras hahaha do Sr. Imperador Lula. Povo é uma boiada, votar nestes petistas ..........

Anônimo disse...

Ta perfeita a analise.

Anônimo disse...

Porque Zero Hora não coloca um comentário destes em suas paginas de Domingo? Quando o PT virar o cocho e começar a perseguir a RBS por perceber que não precisam mais deles, aó já será tarde.

eunice oliveira disse...

CARO LEITOR DAS 20:26... SIMPLESMENTE!!!!! ASSINO EM BAIXO!!!!!PEÇO LICENÇA PARA ESCREVE-LO EM OUTROS COMENTÁRIOS. OBRIGADA PELO BRILHANTE RACIOCÍNIO.

Anônimo disse...

POR QUE A GASOLINA ESTÁ TÃO CARA?
POR QUE OS ALIMENTOS ESTÃO TÃO CAROS?
POR QUE OS APOSENTADOS TEM QUE MORRER DE FOME?
O BRASIL NÃO TEM O PRÉ-SAL?
NÃO TEM BIO-COMBUSTÍVEIS?
NÃO É O MAIOR PRODUTOR DE ALIMENTOS DO MUNDO?
PERGUNTO ISSO AO JUDICIÁRIO PETISTA?
PERGUNTO A ESSE "JUDICIÁRIO PETISTA". O QUE ESTÁ FAZENDO PARA GUARDAR A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA E PROTEGER OS CIDADÃOS HONESTOS?
EU SEI A RESPOSTA. O JUDICIÁRIO É UM BRAÇO ATROFIADO DO PT.
SE RESOLVEREM O PROBLEMA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO, RESOLVEM MUITAS COISAS SOBRE INFLAÇÃO, GENOCÍDIO DOS APOSENTADOS, CORRUPÇÃO ETC, ETC,.....

Anônimo disse...

nem me fale!

se Serra tivesse ganhado a eleição Lula estaria por ai arreganhando os dentes em todas as esquinas dessepaiz!

se mesmo com a inflação em alta e os juros na estratosfera ele não se intimida em contar mentiras por ai, imagine se no governo estivesse alguém da oposição...

com esse eleitorado desatento e desinformado, seria muito fácil dizer que tudo desandou por causa do governo Serra...

seria o fim do PSDB...

Anônimo disse...

Como assim, anônimo das 15:38? "...seria o fim do psdb,,," essa naba já acabou há algum tempo, só falta a pá de cal, como aconteceu com o dem...

Anônimo disse...

Antes das eleições eu já dizia prá minha mulher(professora estadual - petralha arrependida) que quem deveria assumir seria a "Coisa", pois se o Serra pegasse essa herança maldita, esses petralhascomunista diriam que a culpa seria toda dele. Como bem disse na Opinião do leitor, elles agora que descasquem esse abacaxi.

Anônimo disse...

pt vive do passado, ainda mais com o tal lula mentindo e os boiolas acreditando...........hahah

Anônimo disse...

Juros alto, afasta a demanda dos
que calculam os preços, a maioria não cal-
cula, deseja.

Anônimo disse...

Juros alto, afasta a demanda dos
que calculam os preços, a maioria não cal-
cula, deseja.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/