Opinião do editor - A crise árabe: nova crise econômica mundial pode estar chegando

A visita feita pelo presidente da Petrobrás a Porto Alegre foi cadenciada pelas discussões sobre os reflexos da alta dos preços do petróleo e das commodities – sua influência sobre os preços (inflação). O consistente aumento do preço do petróleo, que caminha rapidamente aos níveis do pré-crise, se deve a dois fatores. Primeiro, um fator estrutural relacionado à expansão da demanda global em ritmo superior à oferta. E segundo, conjuntural, em decorrência dos conflitos nos países do Oriente Médio, como Egito e, agora, a Líbia, que produzem petróleo e gás natural . As crises na região anteciparam de maneira violenta o crescimento previsto para o preço do barril. Países como o Brasil serão obrigados a aprofundar três tipos de medidas para conter a crise: 1) elevar os juros. 2) conter os gastos e investimentos públicos. 3) reduzir o crescimento da economia. O reflexo do desequilíbrio político nos países árabes na economia global se delineará em forma de pressão inflacionária, tanto nos países emergentes quanto nos desenvolvidos. Recessão – Alguns economistas, incluindo o apocalíptico Nouriel Roubini, professor da Universidade de Nova York que previu a crise financeira no setor imobiliário americano, acreditam que este peso do aumento do preço do petróleo na estrutura de custos dos países será suficiente para ocasionar outra recessão nos países desenvolvidos.

5 comentários:

Luiz Vargas disse...

Bem que esta crise que se aproxima poderia ter acontecido no ano passado e caído bem no colo do maior falastrão que já existiu na face da terra.
Agora vamos ver como a cumpanherada fará para enfrentar as nuvens escuras que o horizonte começa a revelar.

Anônimo disse...

Políbio,

Concordo com a tua opinião.
Acho que quem sofreu menos na primeira onda será o mais atingido pela segunda onda.
Os EUA vão se sair melhor que a Europa e Japão.
O Brasil será atingido em cheio, com inflação em alta, gastos públicos descontrolados e divida interna enforcando o investimento pela elevação da CELIC.
Guardem um dinheirinho para o segundo semestre, pois ele vai sumir.

JulioK

Anônimo disse...

Todo mundo sabe que não tem almoÇo de Graça.
As gastacâo do Governo Lula tera seu preco, por mais competencia que a Dilma tenha os estragos do Lula sao impagaveis.

Anônimo disse...

A CUMPANHERADA VAI CULPAR TODOS NO MUNDO,É O QUE COSTUMAM FAZER SEMPRE.ATÉ,SE FOR POSSÍVEL VÃO DIZER QUE O FHC É CULPADO.

Anônimo disse...

não vejo criso que nos atinja, exportamos alimento e todos comem, a unica coisa que nos prejudica é ladrão em excesso mas isso ninguém importa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/