O dia em que o paciente mal atendido do SUS errou o alvo da sua santa fúria

- O editor não aplaudirá o comerciante de Arvorezinha que atirou uma CPU da cara da médica que o atendeu nesta quinta-feira no Hospital Conceição, mesmo que nestes últimos 12 meses dois parentes seus tenham morrido ali por atendimento precaríssimo. É que não se reage desta forma incivilizada. Além disto, o editor não quer que o Ministério Público Federal acolha nova denúncia anônima e peça aos seus colegas do MPE que o processem por apologia ao crime. Mas que dá vontade de quebrar tudo quando o atendimento é feito pelo SUS, não existe dúvida que dá. Acontece que na Praça Tahrir seria mais conveniente o paciente irritado encontrar alguma autoridade que deveria gerir o SUS com eficácia e não faz isto.


Bruno Germer Moraes
bruno.moraes@zerohora.com.br  
Médica do Hospital Conceição, em Porto Alegre, Maria Rita Assis Brasil encontrou nesta manhã, quando chegava ao trabalho, a colega agredida na noite desta terça-feira por um paciente. Conforme Maria Rita, também vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), o agressor arremessou a CPU no rosto da profissional por ter um procedimento negado. Era o quarto atendimento médico ao paciente nessa terça-feira, no mesmo hospital.
– Conversei com minha colega, ao fim do expediente dela, às 8h da manhã. Ela estava chocada com a situação. Estava com uma lesão no nariz. Ela usa óculos e fez um corte no local. O nariz ficou inchado e com uma equimose no rosto – conta ela.
O agressor, um comerciante de 59 anos, natural de Arvorezinha, foi ao hospital quatro vezes na terça-feira. Primeiro, por volta das 9h, passou pela triagem e foi embora depois de cerca de uma hora. Ele voltou em outros dois momentos, durante a tarde, para retirar um hemograma. À noite, ele foi atendido. Dentro do consultório, pediu um procedimento chamado sangria. A médica negou pois ele não tinha a recomendação de um hematologista. Revoltado, ele derrubou o monitor no chão antes de atingi-la com a CPU. Segundo Maria Rita, o agressor teria mais de cem registros de atendimentos em diversas especialidades.
* A sangria terapêutica é um procedimento médico que se trata da retirada de sangue do paciente em função de um elevado nível de hemoglobina. Segundo Maria Rita, atualmente, ela é utilizada em casos muitos precisos, como a bronquite crônica.
Clipping de Zero Hora desta quarta.

22 comentários:

CARLA disse...

FOI BEM FEITO POIS O ATENDIMENTO E PESSIMO NINGUEM DIZ NADA COM NADA ELES TRATAM O SER HUMANO COMO ANIMAL. TB NAO SEI SE NAO FARIA PIOR..ESTES MEDICOS DE TERCEIRA CATEGORIA AGORA FORMADOS NA BASE DA COLA, PARECEM QUE OS MESMOS NAO TEM FAMILIA, POIS NAO RESPEITAM OSE R HUMANO....SE TODOS AGISSEM DESTA FORMA NAO SERIA ESTA VERGONHA QUE NESTE CONCEIÇAO...

Anônimo disse...

Falta de educação é uma coisa, indignação é outra bem diferente.Parece, pelo menos parece,já que a versão do caso foi contada por outra médica, que o cara foi incivilizado.Agora, só quem conhece o SUS, e já não é só o SUS não, pois os convênios estão se nivelando por baixo,sabe bem que a "máfia médica" existe. E quando não seja pelo mau tratamento ou falta dele,é pelo acumpliciamento com os erros uns dos outros ou pela conivência com o sistema. A última coisa que interessa a esses médicos é a saúde do ser humano.ESSA É A VERDADE VERDADEIRA: faz muito tempo que a ética médica morreu(e por erro médico kkkk)

Anônimo disse...

A remessa desta CPU teve a data e o endereço errado: deveria ter sido arremessada no ano passado na cara Jussara Cony. Esta comunista esteve um tempão à frente da direçao do GHC e só MAMOU. A cumpanhera de partido do ongístico ministro dos esportes Orlando Silva e da burguesinha comunista Manuela D'Avila só enxerga o que está errado na casa do vizinho.
Qual é mesmo a teta em que a cumpanhera Jussara Cony está mamando atualmente???

Anônimo disse...

Ué? Problemas com a saúde no Brasil? Mas o que fizeram em 8 anos que não temos saúde e atendimento de primeiro mundo? Não somos a 10ª potência mundial?

Aquiles disse...

Não sei se é este o caso desta médica agredida no Conceição, mas os médicos do SUS são calamitosos. 90% deveriam ser demitidos por justa causa e eventuakmente até processados por maus-tratos aos pacientes. De qualquer forma, o meliante de Arvorezinha agiu erroneamente, e deve ser processado e punido. Esta é o SUS, que o Lula disse "... beirar a perfeição". Se entende porquê o neto de Dilma Roussef nasceu no mais sofisticado, fino e chique Hospital particular da região Sul do pais.

Anônimo disse...

Os médicos são para-choque do sistema vigente. É ele que fica frente a frente com o paciente, se submetendo a esse tipo de assistência que o sitema lhe possibilita, para manter sua subsistência (isso mesmo, acreditem se quiserem!). É muito difícil, praticamente impossível atingir os gestores desse sistema caótico. Médico que se preze, jamais deveria trabalhar pelo SUS atendendo pacientes. Trabalhar em atividade meio, é o que fazem os mais vivos. Cito como exemplo: Perondi, Osmar Terra, Bonow, Carlos Schmidt, Alberto Beltrame, Gabardo dos Reis. Além de se livrar de pacientes, trabalhar em atividade meio é uma excelente opção como trampolim político. Vejam o número de médicos que compõem o Congresso Nacional e o Senado. Depois que lá estão, esquecem a defese de uma medicina decente, mantendo-se no poder com discurso populista, ou não cumprindo com suas promessas.

Anônimo disse...

Minhas experiências dizem que os médicos de hoje não estão com nada. Querem dinheiro e mamata. Vou citar um caso: tive problemas num ouvido, fui ao médico e após MUITOS exames me enviou a outro da mesma especialidade e esse também pediu vários exames. Quando retornei com os exames para consulta com esse último(segundo), ele nem olhou aqueles que tinha pedido anteriormente(exames) e me encaminhou para outro da mesma especialidade, pois meu caso seria melhor tratado pelo terceiro médico. Isso parece piada, tinha uma enormidade de exames, que nem sabia mais para que servia e fiquei sem o diagnóstico. Resumo: desisti.

vedor disse...

UM ERRO SE HOUVE,NÃO JUSTIFICA OUTRO

Diz a doutora que o procedimento solicitado deve ser recomendado por um médico de determinada especialidade;se assim é, e êle foi 4 vezes atendido,não lhe foi negado atendimento,portanto,me parece exgerada a ação.

Nem de longe digo isso para defender alguém,o negócio é averiguar, mas fica claro que um êrro se houve não pode justificar outro, ou ações de violência deste tipo.

Quem gosta de violência e de violação de direitos é aquele da PF que mandou invadir a residencia e escritório de empresário canoense,sócio de Zambiazi,peremptoriamente truculento e que pratica açoes do modelito NAZI.

Anônimo disse...

O comerciante errou, mas quem entra na emergência de qualquer hospital público atual tem vontade de explodir o mundo, pena que votem nos candidatos errados que só exploram o povo mas dizem que são "bonzinhos" , "amiguinhos" e os trouxas neles acreditam. A saúde pública está na UTI e com o pessoal que está cuidando dela, vai morrer logo. Em breve teremos açougueiros cubanos fazendo cirurgias cardíacas pelo SUS. As funerárias estão adorando o modo esquerdo-petista-bananeiro de fazer "saúde" pública!

Anônimo disse...

Os usuários levam CPU na cara todos os dias. "Um dia é da caça..."

Anônimo disse...

Nem precisamos citar o horror que é ter a unimed. Nunca se consegue agendar consultas, consultas atrasadas e rapidissimas, exames e mais exames....

Anônimo disse...

Coitadinha da médica! Tão atenciosa. Será que o Sindicato Médico do RS não exagerou? Que história é essa de alguém arremessar uma CPU? Normalmente, um equipamento deste porte está todo conectado. Não tem como arremessar uma peça dessas no rosto de alguém. Acho que os médicos estão querendo posar de vítimas.

Anônimo disse...

Atender pacientes pelo SUS vigente é burrice. Os convênios, os planos de saúde estão indo para o mesmo caminho. O médico que não conseguir entrar na política ou obter uma teta em atividade meio e se tiver uma graninha é melhor dedicar-se a lavoura, criação de gado ou outra fonte alternativa de sobrevivência. Afinal, depois de tudo o que passou, para burro não serve!

Anônimo disse...

Todos que escreveram aqui + o "editor" partem de uma determinada premissa, a de que o paciente tinha razão e a médica estava errada. E se não for nada disso, a médica estava correta na sua análise da patologia e o cara é um "débil mental", e inconformado com a negativa de seu pleito(???) partiu para agressão física. E aí? Nesse aspecto ninguém tocou.

Anônimo disse...

Problemas na saúde depois de 8 anos, lula não tinha resolvido tudo?

Mordaz disse...

Quando se vai a um médico, se vai para ouvir a sua orientação. Não para exigir obediência deste! Acata-se ou não. No caso mostrou covardia ao agredir uma mulher. Teria coragem de fazer no caso de ser um homem?

Anônimo disse...

Bem observado Mordaz. E se fosse em uma delegacia de polícia onde a gente é recebido a trancos e barrancos, teria coragem de agredir o delegado de plantão?

Aliança liberal disse...

Cade a versão do "agressor".

Anônimo disse...

Nao entendi, o "Mollusco gamba" nao disse que o SUS estava proximo da perfeicao e que o "Companheiro Obama" devia copia-lo nos EUA?! Nossa o que a cachaca faz com o cerebro!

Anônimo disse...

Nada justifica uma agressão, pricipalmente contra uma mulher(este sujeito deve ter feito curso com os delegados de são paulo)o paciente tem mais de cem entradas no hospital por diversos CID, a pergunta para os entendidos é este cara tá batendo bem da bola?

Anônimo disse...

Caro Políbio:

Desculpe, mas não dá para calar. E aquele babaca que, já faz tempo, disse que a saúde pública no Brasil estava próxima da perfeição. Só se for para os que podem contar com os serviços do Sirio-Libanês.

Carlos Alberto Miranda disse...

Blogueiro chapa branca, cadê meu comentário?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/