Entrevista - Brasil terá apagão logístico nos portos em 2011

Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileria dos Terminais Portuários

O senhor sustenta sua posição de que teremos apagão logístico nos portos brasileiros, este ano ?
Isto só não acontecerá se o governo equacionar o problema da deficiência dos acessos terrestres à orla portuária, se atacar a excessiva burocracia na liberação das embarcações e se agilizar a autorização de áreas para novas instalações, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O senhor fala em burocracia. Quantifique ?
Ela é excessiva: nossos portos exigem 112 documentos para liberar um navio de carga, demandando cinco dias, contra um nos Países desenvolvidos..

O que esta situação atual produz de prejuízos ?
O fluxo comercial brasileiro (exportações e importações) ficou em torno de US$ 377,0 bilhões, com os portos movimentando 761,0 milhões de toneladas, num incremento de 4,0% na comparação com o ano anterior. Na movimentação de contêineres, foi obtido um crescimento de 16%, num total de 7,0 milhões de de TEUs (unidades de 20 pés).

Não foi bom ?
Os números, assim frios, não revelam que o grande incremento deveu-se às importações.

E para este ano ?
Comércio exterior da ordem de US$ 400,0 bilhões, com ampliação de 4% a 5% no volume físico movimentado e de 15% a 16% na movimentação de contêineres.

2 comentários:

Anônimo disse...

O projeto de governo que Tar$o começa a esboçar vem de encontro com minha última observação feita no Blog. Está nítido sua intenção de fazer uma gestão vencedora com o intuito de se projetar nacionalmente. Como todo petista, enxerga longe demais e trabalha muito pouco ou simplesmente esbarra na total incompetência de seus pares.
Durante a entrevista concedida à RBS (25) Tar$o chegou a dar pistas de sua busca insana por uma montadora. Motivo da derrocada petista no estado após o insólito incidente causado pelo tresloucado Olívio Dutra durante sua funesta gestão. Mas os tempos mudaram e Tar$o não pode acreditar que uma nova montadora seja sua tábua de salvação. Apostar nisto o torna tão somente um Don Quixote dos Pampas.
Sua obsessão não pode e não deve interferir mais no terreno de Guaíba e prejudicar um trabalho de pelo menos 2 anos anterior a sua gestão. A fogueira das vaidades desta vez não poderá atrapalhar mais o povo gaucho e principalmente a cidade de Guaíba. De muito bom tom será sua atuação se efetivamente conseguir convencer aos empreendedores que o Estado está receptivo, que o Ministério Público e a FEPAM finalmente trabalham para o bem do crescimento e não mais para o atraso total. Se vencer estas duas barreiras, Tar$o terá feito um golaço político e principalmente por tratar-se de seu primeiro ano.
Quanto ao pólo naval de Rio Grande, este já está no seu limite máximo, para colocar qualquer outra coisa por lá seriam necessários investimentos em infraestrutura com aporte financeiros que o estado não tem como bancar. E isto, embora fosse uma ótima propaganda, coisa que o PT é especialista, também seria um total desastre. A cidade e seu entorno não tem capacidade para crescer, Pelotas é um fiasco total, a começar pela péssima atuação política que desempenha o atual prefeito.
A vocação do RS não é e nunca foi naval, forçar esta barra para surfar na onda Lulista é uma piada. Por outro lado a vocação do estado sempre foi exportadora e o país passa por um gargalo chamado logística. Seu melhor desempenho ficaria por conta de investimentos nos diversos modais, principalmente buscando alternativas tecnológicas para atender as demandas pontuais de nosso estado, aliás, são ímpares. Visto nossa geografia, atento para nossas condições de costa marítima, relevo e disponibilidade para investimento. Nesta ponta o chefe do departamento de infraestrutura e logística do estado deverá ser eficaz e trabalhar diretamente com o governo federal, cuja prioridade já definiu como meta de governança.

Anônimo disse...

Polibio: veja isto: http://www1.folha.uol.com.br/poder/865949-presidente-do-tcu-da-aula-paga-a-orgaos-que-fiscaliza.shtml


Picaretagem é pouca. Onde este cara acha que está? Em um micro país das bananas? É hora de a midia cair em cima!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/