À beira do colapso, SUS recebeu, somente hoje, os R$ 2,3 bi devidos pelo governo Lula

Só depois de enormes pressões, o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões que devia ao SUS desde o dia 2 e não pagava. O dinheiro foi depositado pelo Tesouro na virada de quinta para sexta-feira.

. O editor recebeu a informação em Brasília, depois de contato com a Confederação de Santas casas e Hospitais Filantrópicos, CMB.

. Em Porto Alegre, instituições como a Santa Casa e o Banco de Olhos ameaçaram entrar em colapso na quinta-feira.

. O dinheiro do SUS é normalmente depositado nos dias 2 de cada mês, relativo ao mês anterior, mas em dezembro isto não correu. Isto significou atrasos nos pagamentos dos salários de 2 milhões de trabalhadores do SUS e ameaça sobre o 13º Os fornecedores pararam de receber dinheiro.

. O deputado Darciso Perondi, coordenador da Frente Parlamentar da Saúde, disse ao editor que mesmo diante de decreto emergencial assinado por Lula, vacilou o Tesouro. Só a pressão externa resultou exitosa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pague-se primeiro os fornecedores da campanha eleitoral mais bilionária da face da terra.

Aquiles disse...

Deve ser por esta razão que o neto de Dilma Roussef nasceu em Hospital privado e não no SUS, que para o elemento Lula "beira a perfeição".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/