PanAmericano: Caixa e auditorias falharam. Auditorias neles.

Sem outra saída para explicar o mau negócio que fez ao comprar 49% do capital votante do Banco PanAmericano, a Caixa Federal resolveu dedurar as empresas de auditoria que examinaram as contas do banco de Silvio Santos, do SBT.

. A KPMG negou que tivesse sido contratada, a BDO consultores deu declarações escapistas e a Deloitte avisou que não falará.

- O editor considera que imediatas auditorias devem ser iniciadas pelo TCU e pelo Conselho Federal de Contabilidade em cima da KPMG, Deloitte e BDO. O caso da Caixa Federal é de má gestão de dinheiro público e de gestão temerária. Em casos como estes, o acionista majoritário simplesmente passa sinal vermelho aos diretores incapazes. 

15 comentários:

Arno Edgar Kaplan disse...

Pau na comunalhada toda!

Cláudio Moreira Bortowski disse...

Caro Políbio:
Estranho muito,um organismo bancário estatal,do porte da Caixa Econômica Federal,não possuir seu próprio quadro de auditores.
Estranho igualmente o Banco Central do Brasil não exercitar - em tempo hábil,com caráter preventivo - a fiscalização que lhe cabe em qualquer negócio entre bancos e seus controladores (especialmente quando o estado nacional participa como sócio...). Ainda,como cidadão,me causa espécie a inação da Comissão de Valores Mobiliários (o PANAMERICANO não possuia ações em bolsa???) que parece não manter sob cadastro (com controle e fiscalização confiável)a atuação e os pareceres de empresas de auditoria ditas como "independentes".
Não sou versado na matéria,nem economista,mas não sou idiota,sou um cidadão suficientemente esclarecido para compreender a extensão de como as coisas se deram. A verdade,caro Políbio?
Todos sabiam de tudo,como sempre, no atual governo!
Fica a pergunta:à quem querem ou pensam enganar?

Anônimo disse...

Enquanto isto algum PeTralha está por aí lépido e faceiro com uns 30% de "recur$o$ não contabilizado$" nos bolsos e dando risada da cara dos trouxas que pagam impostos.

Anônimo disse...

Das duas uma , ou são incompetentes ou mal intencionados. Qualquer das respostas compromete os contadores, é para isto que existem os conselhos federais, no caso de Contabilidade, se não agirem estão sujeitos a uma ação pública de qualquer cidadão contribuinte para sua extinção, ou indenização pelos prejuízos acarretados por esta fraude contábil.

Anônimo disse...

Será que teve mensalão dentro das empresas de auditoria para criar um banco Panamericano "enxuto"? Onde há PT há fogo!

As grandes estatais do brasil estão todas sob grave suspeita, pois seus gestores atuais tem mestrado no mínimo em mensalão, neste terreno das esquerdas "quem não corre, voa", e o prejuízo acaba virando CPMF's, impostos e muitas mentiras do barão de Von Lula, aquele que não sabe nem que nasceu em Garanhuns!

Brasil rumo ao comunismo disse...

Das 7 cabeças do monstro comunista, só resta uma para sair do saco que o contém: A Reforma Constitucional. Se ela ocorrer, adeus Democracia...

O que falta não abunda... disse...

Sabem o que vai acontecer com essa gente? Absolutamente NADA!!!

Só o prejuízo é que, para variar, será "socialmente" distribuido na bunda da população...

Carlos Brazil disse...

Prezado senhor Políbio Braga, segue nota da BDO Consultores, que explica que os serviços prestados à CAIXAPar não foram de auditoria:

"NOTA À IMPRENSA

A BDO Consultores informa que realizou o “Fairness Opinion” relativo à operação de compra de parte do Banco Panamericano pela Caixa Participações (CAIXAPar). Entretanto, enfatizamos que o escopo dos nossos serviços não envolveu, de forma alguma, atividades relativas à diligência técnica.

O escopo de nosso trabalho foi tão-somente a verificação das práticas de avaliação adotadas, incluindo a verificação de plausibilidade dos critérios, da metodologia, das premissas e dos resultados implícitos do VALUATION (avaliação econômico-financeira), onde coube e foi possível fazê-lo.

São Paulo, 10 de novembro de 2010

BDO Consultores"

Anônimo disse...

Panamericano: Caixa bota a culpa nas empresas de auditoria. Mas...porrrraaa!!O Banco Central existe prá que???Só para dar aumento nos juros pros banqueiros???

Cláudio Bortowski disse...

Caro Políbio: Estranho muito,um organismo bancário estatal,do porte da Caixa Econômica Federal,não possuir seu próprio quadro de auditores quando um negócio envolve participação acionária do banco.
Estranho igualmente o Banco Central do Brasil não exercitar -em tempo hábil,com caráter preventivo- a fiscalização que lhe cabe em qualquer negócio entre bancos e seus controladores (especialmente quando o estado nacional participa como sócio...). Ainda,como cidadão,me causa espécie a inação da Comissão de Valores Mobiliários (o PANAMERICANO não possuia ações em bolsa???) que parece não manter sob cadastro (com controle e fiscalização confiável)a atuação e os pareceres de empresas de auditoria ditas como "independentes".Não sou contador ou economista,mas sou um cidadão suficientemente esclarecido para compreender a extensão de como verdadeiramente as coisas se deram...Afinal o banco é do dono do SBT. A verdade,Políbio? Todos sabiam de tudo,inclusive da "gestão" no atual governo! Fica a pergunta:à quem querem ou pensam enganar depois que "abriram" a porta com "pé de cabra"? Um "crédito" forçado (garantias à parte), evitável com fiscalização responsável é prejuízo sim,aos cofres públicos!

Anônimo disse...

O banco central é um banco que fica no centro de outros bancos, é uma questão de geometria. Como foi aparelhado pela petezada, agora só permite que fique sobre ele a buzanfa de Garanhuns que fica permanentemente sentada sobre o mesmo. É só para isto que serve o banco central do governo federal.Outros problemas tem que ser resolvidos por outros. Lula acabou com mais uma verdade, agora "quem não tem competência se estabelece" , principalmente se for no ramo bancário. Não adianta eles avacalham tudo!

Anônimo disse...

Indignado anonimo das 16:56.

Não sabes ainda pra que serve o BC ?

Ora, perguntes a Don LUIS IGNÁCIO.

AGORA, que façam auditoria nos bancos das ilhas kayman! Neste Pan... nada mais tem.

Anônimo disse...

Tou preocupado é o que elles estão fazendo com a Previ do BBrasil - meu filho precisa da assistência médica da Cassi, era o melhor plano de saúde do país - agora com os petralhas mandando no pedaço, sei não...vai desgringolar de vez..

Anônimo disse...

Todos sabiam de tudo,como sempre, no atual governo!
Fica a pergunta:à quem querem ou pensam enganar?
Diz o Sr. Cláudio.
Digo que eles sabem que não enganam mais ninguém.
Por outro lado eles também sabem que são considerados ininputáveis pelo povo(aquele que costumava sair as ruas para reclamar de qualquer irregularidade da época do FHC), pelos caras-pintada, pela CUT, pelo MST, pela UNE da vida, pela OAB, pelo MP, pois quase todos foram muito bem recompensados para ficarem quietos.
O único que ainda se manifesta é o TCU, mas se continuar assim até este eles vão calar.

Carlo Germani disse...

Caro Polibio,

É evidente que não houve falha.
Às "vistas grossas" de forma deliberada,deixaram a ação criminosa acontecer.

Como considerar normal a Caixapar,
se associar a um banco com o histórico anterior de iregularidades? Aí tem!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/