Saiba o que é preciso fazer para melhorar o trânsito de Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para ler a exposição completa sobre mobilidade urbana, conforme exposição feita na Expocargo.

José Carlos Silvano, Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do RS, Setcergs.

O Senhor diz que os caminhões não atrapalham o trânsito das cidades.
Não é vilão. Temos pesquisas que demonstram que 95% dos veículos que circulam dentro das cidades são automóveis, 4% são ônibus, 1% são carroças e menos de 1% são caminhões.

Então, quem é o vilão ?
O automóvel.
 
O que pode ser feito em Porto Alegre ?
Começa por retirar a rodoviária do ponto onde se encontra. Existem também sinaleiras em excesso, faltam guardas para impedir que os pedestres invadam as pistas, estacionamentos de rua são excessivos, paradas de ônibus multiplicam-se demais e os ônibus não circulam o tempo todo.

O Senhor apóia o projeto dos Portais da Cidade ?
Sim, mas é apenas uma ferramenta. O que falta mesmo é planejamento. E sobretudo beneficiar o transporte de massa, o que inclui ônibus e caminhões.

E-mail: csilvano@romacargo.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

ninguém cogita substituir os onibus da zona sul por balsas e os da zona leste por metro em mono trilho sobre o arrio diluvio? é um pensamento muito linear...

Anônimo disse...

Políbio,
muito interessante a entrevista.
Merece consideração especial a observação quanto aos pedestres nas ruas, principalmente no centro histórico da Capital.Por isso os motoristas tem que teer muito mais cuidado e o trânsito não flui E mesmo onde não há pedestres, a média de velocidade é muito baixa, em muitos lugares a média não passa de 30 km/h, principalmente no Centro e nos principais trechos de movimento.
Ele não fala dos "azuizinhos", que não estão preocupados com os fluxos e sim em multar. Isto se verifica em qualquer situação, principalmente quando há engarrafamentos. Os que estão parados nas ruas não tentam verificar as causas do trânsito parado. Nem se preocupam em coibir os desvios, como caminhões e ônibus na faixa da esquerda, em baixa velocidade e obstruindo o fluxo razoável dos veículos.
Por fim, cabe ressaltar o mau preparo dos motoristas, que não obseervam as demarcações de pista, ocupam duas pistas, não sinalizam quando vão dobrar, principalmente os profissionais - motoristas de caminhões e de táxis.

Parabés pelo trabalho

Jack Bauer

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