Fiergs omite-se, mas Federasul protesta contra tentativa de reedição da CPMF

Na contramão da Fiergs e da CNI, a Federasul e a Cacb, ambas presididas pelo empresário gaúcho José Paulo Dornelles Cairoli emitiu nota neste domingo contra a recriação da CPMF, agora sob nova rojupagem, a CSS. "O imposto do cheque é uma aberração", lembrou Dornelles Cairoli em nota oficial, ao informar que ele é pago por todos, ricos ou pobres, empresários ou consumidores, em qualquer operação, inclusive simples emissão de cheque. LEIA a nota na íntegra:

Com uma das maiores tributações do mundo, o Brasil não precisa do imposto sobre o cheque para direcionar verbas para a saúde. O protesto foi feito, em nota, pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Federasul. “O imposto sobre o cheque é uma das maiores aberrações do sistema tributário brasileiro”, disse o presidente das entidades, José Paulo Dornelles Cairoli, lembrando que quando vigorou não cumpriu seu objetivo de amenizar os problemas da saúde ainda mais quando se sabe que, após sua extinção, em dezembro de 2007 (sua criação ocorreu em 1994), a arrecadação e a carga tributária continuaram crescendo”. O presidente da CACB e da Federasul afirmou estar muito “preocupado” com o fato de estar havendo, entre muitos dos novos governadores eleitos, a tentativa de aproveitar a legitimidade dos resultados das urnas para rapidamente aplicar um novo aumento de impostos. “Mais uma vez o Estado se serve da sociedade quando deveria ser o contrário”. Tanto a CACB quanto a Federasul, lutam pelo caminho do corte de gastos supérfulos, da modernização de gestão e menos apadrinhamento político. Já a partir desta semana Cairoli irá a Brasília com a intenção de iniciar a mobilização da CACB para fazer pressão no Congresso Nacional contra a reedição do imposto sobre o cheque. O argumento é muito simples, disse: “não podemos onerar mais o trabalhador que já é sacrificado pagando em impostos o correspondente a cinco meses de salário e o empresário que luta para manter a competitividade de suas empresas para gerar novos empregos e renda”.

6 comentários:

Carlo Germani disse...

Caro Polibio,

Quando a mensagem subliminar de que a CPMF é o "imposto cheque"?
Na verdade é o imposto sobre qualquer movimentação financeira.

A grande parcela da população que
não usa cheque,deduz erroneamente,
que a CPMF não lhe atinge.

Anônimo disse...

A Federasul sempre se posicionando, não tem medo.
Agora a Fiergs, é um Bando de bundas mole, cabide de empregos, não serve pra quase nada. O "Tigre" ali é manso, ta mais pra Gato.

aliancaliberal disse...

A cpmf e mais um instrumento de policiamento das atividades do cidadão.não tem como intuito a arrecadação de impostos para a saude.
E um engodo este vieis tributario a sua misão e fiscalizar as atividades dos cidadãos.
Fiergs e demais não se importam com carga tributaria ,ela e um alivio para elas impede que novos concorentes entrem em seus setores.
Para as empresas o tributo e apenas repasaado ao cunsumidor que realmente e quem paga os mpostos no brasil.

Arno Edgar Kaplan disse...

Ainda bem que existam pessoas acordadas neste país...

Anônimo disse...

Isso que dá uma liderança empresarial estar alinhada como o partido governista.

"Esquece' de defender a quem representa enquanto espera a indicação para algum cargo em Brasília.

Anônimo disse...

FIERGS está em defesa de seus afiliados na China.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/