Estes números do Ibope para o segundo turno demonstram que haverá novo confronto entre Dilma e Serra

Vale a pena ler a análise a seguir, porque ela revela dados que Ibope e DataFolha não tornaram relevantes e não compararam, relativamente às pesquisas destas quinta e sábado, todos eles relacionados com um possível segundo turno. Eis os dados sobre o segundo turno: 1)  quinta-feira - 52% para Dilma e 32% para Serra, uma diferença de 23 pontos. 2) sábado - 51% para Dilma e 37% para Serra, portanto uma diferençpa de 14 pontos, o que quer dizer: 9 pontos de queda em tres dias, ou 12,1 milhões de votos, algo como 4 milhões de votos por dia. Isto teria parado ? É certo que não. Talvez estes números expliquem porque Dilma saiu silenciosa de Porto Alegre, Lula admitiu segundo turno em São Paulo e Serra pareceu tão exultante ao votar em São Paulo.


CLIPPING
http://www.veja.com.br/
Reynaldo Azevedo.

Na madrugada do dia 30, vieram à luz números do Datafolha, em pesquisa realizada nos dias 28 e 29. A petista teria 47%; o tucano, 28%, e a verde, 14%. Também o Datafolha simulava um segundo turno: 53% a 39% para Dilma: 14 pontos de diferença.
Ontem (dia 2 de outubro), os dois institutos divulgaram novos levantamentos. Eureca! Os números são os mesmos: 47%, 29%, 16%, com uma pequena diferença por causa dos nanicos: o Datafolha diz que Dilma tem 50% dos válidos, e o Ibope, 51%. Certo!
Ora, a questão jornalística que se coloca desde logo é a possibilidade de a eleição não se resolver amanhã. Logo, os números do segundo turno são relevantes, certo? Para Daniel Bramatti e José Roberto de Toledo, que assinam o texto do Estadão, mais ou menos. Eles nem mesmo deram os números totais do segundo turno, limitando-se aos válidos: 58% a 42%.
E por que os totais são importantes? Ora, na pesquisa divulgada pelo ibope há quatro dias, num eventual segundo turno, Dilma aparecia com 55%, contra 32% de Serra — uma diferença de 23 pontos! Na divulgada ontem, a petista caiu para 51%, e o tucano subiu para 37% — 14 pontos de diferença. Segundo o Ibope, em quatro dias, a diferença entre Dilma e Serra caiu nove pontos percentuais!!! Só para registro: no Datafolha — e os dois omitem este dado também —, a diferença já era de 14 pontos (53% a 39%) e, agora, é de 10: 52% a 42%.
NOVE PONTOS DE DIFERENÇA EM QUATRO DIAS? 12,15 milhões de eleitores? Ou o Ibope está muito errado na pesquisa de ontem ou estava muito errado naquela de há quatro dias. Ou está em curso uma sangria com a qual nem os tucanos sonharam!De todo modo, o espantoso é que se omita do leitor um fato óbvio. Ah, sim: não sei se vai haver segundo turno, tá? Havendo ou não, o leitor tem o direito de saber dos números, não é mesmo? Não há especialista que consiga explicar esse critério.

2 comentários:

Anônimo disse...

Reinaldo Azevedo, Revista Veja, Datafolha... puxa, você está citando entidades altamente idôneas e imparciais. Para o bem do Brasil, torço para que a eleição encerre hoje.

Anônimo disse...

A única coisa que quer dizer é que os institutos de pesquisa mentiram descaradamente a mando do PT. Lula com as chaves do cofre, fez o impossível. Em nome de uma mentira deslavada a tal popularidade ninguém teve coragem de deter este imbecil inescrupuloso. Ninguém enfiou uma bala neste merda simplesmente para que ele não morresse como mártir. Enfim, de resto é tudo mentira. Aliás os últimos 8 anos no Brasil foram somente de mentiras!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/