A mais recente pesquisa Ibope e os eleitores reais que os números escondem

Clipping
Site da revista Veja - 31 de julho de 2010
por Reinaldo Azevedo

Segundo a mais recente pesquisa Ibope, a petista Dilma Rousseff aparece com 5 pontos à frente do tucano José Serra: 34% a 39%. No segundo turno, a diferença seria de 6 a favor dela: 46% a 40%. O Ibope ouviu 2.506 pessoas entre os dias 26 e 29 de julho. Uma semana antes, entre 20 e 22, o Datafolha entrevistou 10.905 pessoas — uma amostra 3,3 vezes maior — e chegou a números bem distintos: empate técnico de 37% a 36%, com o tucano numericamente na frente no primeiro turno, e 46% (Dilma) a 45% (Serra) no segundo.

Em pesquisas, as tais margens de erro tendem a esconder oceanos de pessoas. O que quero dizer com isso? São 135,8 milhões os eleitores brasileiros. Segundo o Datafolha, Serra teria, na hipótese mais provável, 1,358 milhão de votos a mais do que Dilma no primeiro turno; em uma semana, assegura o Ibope, é Dilma quem tem 6,79 milhões de eleitores a mais. O que aconteceu nesses dias para tamanha mudança de humor dos eleitores? A resposta: nada! Os ditos “especialistas” não falam, então falo eu: um dos dois deve estar errado. Em quem confiar?

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

2 comentários:

Justiniano disse...

Isso é óbvio que quanto maior a amostragem, menor é o coeficiente de variação e portanto mais fidedigna é a pesquisa, portanto essa mudança na escolha dos presidenciáveis em uma semana mostra claramente que a pesquisa do IBOPE apresenta algum erro de amostragem. Pesquisa é um reflexo do momento, mas nesses caso vê-se que é um erro de avaliação, em que pestistas não retrucam quando a seu favor mas estrilam ocorre o contrário. Parabens pelo Reinaldo analisar esse mesquinharia dos institutos de pesquisa, a começar pelo Vox Populi que virou porta voz oficial da Dilma terrorista.

Anônimo disse...

O Lúcio Neto, em seu blog, http://lucioneto.blogspot.com/
fez uma análise da última pesquisa Ibope; as manipulações saltam aos olhos com os fatos colocados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/