Brasil cresce menos que vizinhos com Lula

A afirmação da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, sobre o crescimento econômico brasileiro nos últimos anos é contestada por economistas. Os especialistas discordam de Dilma, que, em entrevista na segunda-feira ao "Jornal Nacional", da Rede Globo, culpou o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pelas baixas taxas de crescimento nos já quase oito anos de governo Lula. Questionada sobre o avanço menor do Brasil em relação a nações vizinhas, Dilma disse que o atual governo teve de fazer um grande esforço para controlar as finanças, principalmente por causa da dívida pública externa elevada e a inflação sem controle.

. No acumulado entre 2003 e 2009, primeiros sete anos do governo Lula, a expansão da economia brasileira, segundo dados da Cepal, foi de 27,16%, bem abaixo dos 65,56% do Panamá, 65,05% da Argentina, 57,14% do Peru e 44,98% da Venezuela. O país, pela lista da Cepal, só avançou mais que Paraguai (26%), Nicarágua (23%), El Salvador (16%) e México (12%). China e Índia, países que compõem o grupo dos Brics, também crescem, sistematicamente, mais que o Brasil.

4 comentários:

Anônimo disse...

Depois de mais de 7(sete) anos no Governo eles ainda culpam FHC?
Na verdade é só a incompetência deles que não deixou o Brasil crescer mais que os demais países da América Latina.
O pior é que tem quem ainda acredita nesta desculpa, acusando o FHC. Inclusive entre os jornalistas políticos que não divulgam a verdade, preferindo ficar de bem com quem está no poder.
O rombo que Lula está deixando nas contas públicas é enorme e pouco se fala disso.
Tem bobo prá tudo.

Anônimo disse...

Infelizmente o governo atual quer colocar o "bode" na sala. Lula distribuiu dinheiro pelo mundo e mais, agora está mandando servidores brasileiros para Cuba para planejar as reformas, que serão custeadas pelo brasileiros. Não dá, esse Lula é 51.... O Brasil não consegue gerar tanta riqueza para sustentar um governo gastão, ocupantes de cargos públicos com remunerações e aposentadorias de marajá e ainda fazer caridade. Dilma, como diz Chavez, linha dura, é dura mesmo, tanto que ainda não provou que consegue raciocinar.

Anônimo disse...

O PT dizer que recebeu o governo do FHC com ""inflação descontrolada""...?? e dizer que o Willian Bonner não foi capaz de rebater a comunista de que o "plano real" acabou com a inflação. O que faria essa sumidade se elle pegasse o governo com inflação de 2.550 % ao ano, como FHC pegou como ministro da fazenda. A herança maldita do lulla será uma ""dívida interna"" de 2 trilhões de reais e mais de 200 mil novos funcionários público.

Fernando C disse...

O desempenho nos 8 anos de governo Lula foram muito ruins então? Dêem uma olhada nos marcadores neste 8 anos e vão ficar estarrecidos.
E há uma grande diferença entre promover crescimento num país com 1 milhão de habitantes comparado com outro de 200 milhôes, não acham?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/