Entenda os números da pesquisa Vox Populi sobre o RS

As maiores novidades da pesquisa Vox Populi desta quinta-feira foram de três naturezas diferentes:

1) Yeda avançou de 7% para 10%, crescimento bastante expressivo, considerando-se os números muito baixos com que vinham trabalhando os diversos institutos (DataFolha, na mesma data da pesquisa anterior de Vox Populi, concedeu apenas 5% para Yeda). A governadora já se torna competitiva.

2) Aparentemente os candidatos Tarso e Fogaça, que perderam pontos (Tarso perdeu 2 e Fogaça perdeu 4) indicam que Yeda e Beto (ele não é mais candidato) fisgaram todos eles.

3) O número encontrado para Luís Lara significa uma ducha de água fria na candidatura do petebista, alijando-o da disputa eleitoral. Caso DataFolha confirme estes números no final de semana, a candidatura de Lara estará condenada.

. A um mês das convenções, as pesquisas podem determinar a hora da verdade para os candidatos e os Partidos. Aparentemente, apenas um dos grandes Partidos, o PTB, ainda pode mudar de lado. Neste caso, a disputa pra valer no RS ficaria reduzida a apenas três candidatos, já que os nanicos não contam.

3 comentários:

Anônimo disse...

As pesquisas apontam 3 candidatos viáveis, mas o que cada um representa:
1) Tarso representa o totalitarismo e a persiguição aos adversários;
2) Yeda o ajuste fiscal e um governo mais técnico;
3) Fogaça representa os eleitores que não querem nem Tarso nem Yeda e não estão preocupados com idéias, pois Fogaça não as tem.

Unknown disse...

Mas não podemos esquecer que o PP nas campanhas de Celso Bernardi e depois de Francisco Turra para o Piratini, o PP não fez 5% dos votos.

Quem está em baixa, mas tem alguma competividade tende a subir um pouco. É isso que acontecerá com a Governadora Yeda agora com a participação do PP e com o andamento das obras do estado. Não acredito que esta subida seja suficiente para abater a rejeiçao de mais de 40% faltando 4 meses da eleição. O próprio PSDB Nacional já fez esta leitura.
TARSO e FOGAÇA no segundo turno e o apoio de Yeda decidirá o final da eleição.

Anônimo disse...

A análise de Rafael faz sentido, embora eu ache que Yeda ainda esteja no páreo. Pelo que diz Rafael ao PSDB cabe eleger mais de 7 deputados, porque com 2 ou 3 não valerá nada para o 2º turno.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/