Saiba quem ganha e quem perde com a coligação PMDB-PDT no RS.

Nesta quinta a tardinha o prefeito José Fogaça afivelou com o PDT os termos finais da coligação com o PDT, conforme vinha informando o editor. A reunião foi no gabinete do presidente da Assembléia, Giovani Cherini, do PDT.

. Ali foi também sacramentado o nome do deputado Pompeo de Matos para vice.

. O PDT reunirá sua base no dia 8, quando a decisão dos cardeais trabalhistas será sacramentada. No dia 12, o presidente do PDT, Romildo Bolzan, fará festa de aniversário em Osório. Fogaça irá lá e cantará Parabéns a Você.

. A reunião desta quinta-feira foi antecedida de conversas nervosas entre as principais lideranças do PMDB no RS, porque ocorreram ruídos depois do encontro de segunda entre Fogaça e a bancada na Assembléia. Das conversas, resultou uma nota da bancada estadual, na qual ficou claro que o PMDB atenderá a última das exigências feitas pelo PDT para fechar a coligação, ou seja, o apoio local a Dilma Roussef.

. O principal efeito da coligação com o PDT não será apenas o reforço eleitoral da candidatura de Fogaça, mas pelo menos tres outras consequências:
1) O PT fica definitivamente isolado e isto vale qualquer preço para o PMDB, inclusive o de apoiar Dilma.
2) O PT, além disto, vira pato manco no RS, porque Dilma e Lula dividirão o palanque entre Tarso e Fogaça, o que é inédito e surpreendente no Estado.
3) O PMDB reforça sua posição mais à esquerda.

. Os termos da aliança com o PDT não representam apenas ganhos políticos e eleitorais para o PMDB, porque o eleitorado anti-petista de direita e de esquerda, reforçará enormemente a candidatura de Yeda Crusius, do PSDB.

13 comentários:

Anônimo disse...

Fogaça acaba de enterrar sua candidatura, politicamente incorreta. Serve apenas para dar apoio aos cargos que politicos do PDT possuem, e que são verdadeiras minas, caso Itaipu. O portoalegrense sabe da administração frouxa do Fogaça, votei nele por falta de alternativas, mas é critica frente tantos problemas, lixo e buracos não faltam nesta cidade. Vantagem para Yeda, quem sabe as esquerdas não apoiarão a guerreira??

Anônimo disse...

Na primeira pesquisa que aparecer Serra vencendo no primeiro turno, o PMDB (biruta de aeroporto) muda de lado...

Maria Fernanda disse...

O PT isolado vale qualquer esforço, é sempre válido. Mas pelo que andei lendo, o apoio a Dilma parece que não se consolidará, o PDT irá apoiá-la, mas pelo que entendi o PMDB não. Confesso que embora não me agradasse muito a idéia, eu ia achar divertido ver o Tarso sem muitos argumentos quando questionado sobre o Lula estar no palanque do seu principal adversário. Aliás, na entrevista do Tarso para o Terra Magazine, dada ontem, ele ainda alimentava a possibilidade de ter o PDT ao lado e considerava o PMBM um partido de centro direita porque não apoiaria a Dilma. Honestamente, começo a me preocupar com sanidade dessa criatura, pois de fato, anda delirando bastante. Ainda não aceitou que é um partido isolado no sul.

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
TÊM CERTOS ACONTECIMENTOS QUE EXIGEM REITERAR CERTOS CONCEITOS.
EM RAZÃO DISTO: DA MESMA FORMA QUE ME PERMITISTE FAZER UM CHAMAMENTO AOS PEEMEDEBISTAS COM DIGNIDADE, PERMITE-ME QUE DIRIJA UMA PALAVRINHA AO FOGAÇA: OS MILHARES DE ALUNOS TEUS, OS MILHOES DE ELEITORES QUE SUFRAGARAM O TEU NOME PARA A FREFEITURA DE PORTO ALEGRE, CERTAMENTE NÃO FAZEM PARTE DAS FORÇAS POLÍTICAS QUE, NESTE MOMENTO, PARECE QUE CONSEGUIRAM TE COOPTAR. EM RAZÃO DESSA CERTEZA, FAZ UM ÚLTIMO E IMPORTANTE GESTO E EVITA QUE TEU BELO CURRÍCULO SEJA MACULADO, INDELEVELMENTE, E TE MANTÉM NA PREFEITURA, COM TODA A TUA DIGNIDADE. É CERTO QUE, SE PERMITIRES QUE OS VENDILHOES DO PMDB E DO PDT, TE ENVOLVAM NESSA PÉSSIMA CAMINHADA, VAIS PERDER, JUNTAMENTE COM A DILMA, CUJA FIGURA NÃO CASA COM O TEU PERFIL.
FICO SÓ IMAGINANDO O PONPEU DE MATOS, TODO FANTASIADO DE GAÚCHO, FAZENDO MURISQUETAS PARA A DILMA, JUNTO COM O MEU LIDER FOGAÇA.
AINDA HÁ TEMPO DE EVITAR A TUA DERROTA. PODES CRER.....

5 de março de 2010 08:36

João disse...

Gente, essa eleição vai dar muito o que falar. O PT vem praticamente sozinho, isso é fato. Fogaça apoiando ou não Dilma, será piada que o Lula quis o Fogaça,cara isso será muito mencionado. E certo, que o Tarso vai perder total a compostura caso o Lula suba no palanque do Fogaça, a compostura e o discurso. Vai dizer o que, que está próximo ao Lula, ta nada, base aliada é do PMDB. Assim ó, o Tarso ta ferrado nessas eleições, seus opositores terão milhares de perguntas que poderão irritá-lo e para as quais ele não terá nenhuma resposta. Eu perguntaria mesmo perguntaria essas duas de inicio:Candidato Tarso, como o senhor acha que as colônias italianas do RS sentem-se com sua postura e permissão de estadia para um assassino italiano? Como senhor explicará aos descendentes que a partir dessa medida possa haver um conflito diplomático que certamente dificultaria a cidadania de muitos brasileiros com descendência italiana?
Tarso, como o senhor se sente após ser rejeitado duas vezes pelo seu companheiro Lula? A primeira quando o Lula preferiu ter como sua sucessora a Dilma Roussef, uma pessoa sem nenhum passado político, ao contrário do senhor. E a segunda, não satisfeito ainda, o Lula tentou humilhar o senhor novamente, preferindo ter o palanque do José Fogaça, ao seu? E ainda por cima, mencionando que o principal era o governo federal, sendo assim, sua candidatura deve ter sido fortemente ameaçada. Como é isso?

Luiza disse...

Sabe que estou curiosa por essas eleições, será muito cômico. Tarso isolado, sem ninguém, abandonado. Se o Fogaça apoiar a Dilma, Tarso não poderá vir com suas criticas não fundamentadas, o PT perderá seu principal ponto político, a agressão não fundamentada. Será um eleição indédita, e acho, que dessa vez não teremos Tarso no segundo turno. Hilário.

Anônimo disse...

Se Dilma subir no palanque de Fogaça, este perdeu o meu voto. Yeda 2010...

ATENTO disse...

"CAVALEIRO DA TRISTE FIGURA"

FOGAÇA COO PT ADO POR SIMON,SARNEY,LULA,DIRCEU...

ASSIM PROCEDENDO, FOGAÇA SERÁ O CAVALEIRO DA TRISTE FIGURA,INFELIZMENTE JOGA FORA UMA BELÍSSIMA CARREIRA POLÍTICA,PARA VIRAR SIMPLES FERRAMENTA DE "NEGÓCIOS POLÍTICOS" DAS RAPOSAS CITADAS.

LAMENTÁVEL PARA ÊLE, "SORTE GRANDE" PARA YEDA QUE VAI FATURAR A ASNEIRA POLÍTICA DO "PROFESSOR".

YEDA, NOTA DEZ,BEM QUE MERECE REPETECO.

Luiz Vargas disse...

A leitora Maria Fernanda em seu comentário das 15h44min, inteligentemente, pinçou cirurgicamente uma palavrinha que coloca uma pulga atrás da orelha de quem tem, no mínimo, dois neurônios funcionando: sanidade. Esta palavra me leva a divagar se sanidade tem a ver com hereditariedade, e por conseguinte, me leva a divagar mais longe, me leva a divagar sobre a hereditariedade desta palavra na "famiglia" Genro.

Anônimo disse...

Fogaça, caso confirme seu apoio à Dilma, me decepciona. Joga fora a biografia que está construindo. O povo gaúcho não o perdoará. Bom para Yeda

Seera presidente

JVS9999 disse...

Aguardem, uma nova reviravolta nessa historia, pois até 30/03 teremos nova pesquisa no estado, saindo esse efeito que aqui ocorre, Fogaça perder preciosos pontos com essa postura, sera o fiel da balança.

O Ex Ministro Candidato vai sair atirando em tudo e todos, como sempre fazem, sempre na retorica e acabará colocando uma grande saia justa no PT nacional, quando começar a brigar para ir ao Segundo turno se esse ocorrer, brigará com o Fogaça.

Não será surpresa alguma se uma ação espetaculosa contra Fogaça e observem bem os sinais claros que isso pode ocorrer.
Bastou um fato, que eu tambem achei ser encomendado, para que as mesmas vozes viessem a publico levantar poeira na vida do ex secretário.

Aguardemos um novo movimento no RS, pois não a duvida que ele irá ocorrer, pois da forma que esta os aloprados perdem tudo goveno federal e governo estadual e já não tem a prefeitura.

Para pensar, seria muito dificil, um compromisso Fogaça+Yeda, o primeiro fica na prefeitura e apoia a governadora, garante uma vaga no secretariado quando sair da prefeitura, garante o apoio do PSDB para governador e apoiaria a Governadora como senadora no pleito seguinte, ou seja.

A pergunta sobre os italianos e oriundis, será ótima de assistir o Ex Ministro Candidato responder.

Anônimo disse...

Acho que o PT não está isolado. O Diretório Nacional do PCdoB, com o "centralismo democrático" que lhe é peculiar, aprovou a coligação para presidente e estabeleceu palanque único nos estados entre os dois partidos. Assim, o pessoal da Manuela deve conversar com a equipe do Tarso. Quem fica isolado é o Beto Albuquerque, na sua pretensão de candidato. Só vai esperar que o Ciro desista para justificar a sua desistência.

Antonio Augusto Borges Uriarte, Uruguaiana, RS. disse...

O PCdoB e o PDT, até o PMDB, ficarão nacionalmente com o PT, porque não querem perder as mumunhas no governo central, mas no RS não adiantará nada, porque os tres Partidos estão noutra, mesmo que façam manha, como o PMDB. Dilma será rifada, aqui, como foi rifado o Cristiano Machado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/