Saiba, aqui, onde erra o comandante da Brigada Militar

As últimas ocorrências atendidas pela Brigada Militar no Estado têm gerado grande repercussão. Nesta quarta-feira, três assaltantes foram mortos após uma perseguição policial em Passo Fundo. Para o comandante da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade, a ação dos policiais foi correta.

Erra o comandante da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade, quando avisa:

- Se o delinquente não atende aos apelos dos brigadianos e ainda atira contra eles, não há mais nada o que fazer. Temos que atirar para matar. Não podemos esperar nada de um bandido que atira em um policial - explica.

. O coronel referia-se às ocorrências atendidas pela Brigada Militar em Passo Fundo, quarta-feira, quando três assaltantes foram mortos após uma perseguição policial.

. O erro do coronel João Carlos Trindade pode ser encontrado na frase a seguir, que ele deveria ter pronunciado:

- Se o delinquente não atende aos apelos dos brigadianos ou de qualquer cidadão de bem e ainda ameaça matá-los com a arma em punho, não há nada o que fazer. Temos que atirar para matar. Não podemos esperar nada de um bandido que atira num policial ou num cidadão de bem.

. Acontece que da mesma forma que os policiais, os cidadãos que contrataram e pagam os policiais para protegê-los, não podem ser alvejados por bandidos.

5 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde!

Penso que devemos partir do princípio de que o policial está armado, enquanto o cidadão não policial não possui arma. Se armado estiver...

Grato

Anônimo disse...

Acredito que o Estado tem a obrigação de proteger o cidadão e a si, mas quando este estiver ausente o cidadão de bem tem o direito a legitima defesa ou então estaremos numa sociedade totalmente injusta. O Estado não deve pensar pelo cidadão.

Anônimo disse...

Prezado Sr. Políbio Braga:

Sou de Passo Fundo e acho que a Brigada Militar está agindo corretamente, porque se prender um bandido, já haverá uma montanha de facilidades do "poder" judiciário e, amanhã o bandido estará solto, sem pensar nos direitos humanos, etc, etc. Se o criminoso for da esquerda então nem se fala.
A Brigada Militar é a única instituição que dá segurança ao cidadão de bem.

Anônimo disse...

Acho que a intenção jamais será a de alvejar um cidadão de bem.

Fabiano Machado disse...

Responder a altura quando necessário é um dever...

Se os bandidos atiram em qualquer pessoa é porque boa coisa não querem.

Em qualquer país civilizado a Polícia identificada, cumprido solicitação judicial ou exercendo seus deveres, ao ser recebida a balas ela atira devolta também.

Qualquer morte é uma eventualidade.
A Brigada Militar não sai por aí matando bandidos, não são assassinos.
Mas matar ou morrer numa situação dessas pode ser parte da rotina.

Porém há policias por aí que andam perseguindo e fazendo as pessoas desistirem de suas vidas na calada da noite e com as mãos limpas... Isso sim é uma vergonha e desrespeita qualquer direito humano.

Graças a Deus a Brigada não faz isso, ainda existe e deve ser preservada. Pois é uma Policia que honra a sua história e cumpre com a lei, fazendo valer nossos impostos e nossa confiança.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/