Obama pressiona Lula para compra de caças F-18

O venda dos caças F-18 da Boeing à Força Aérea Brasileira aproximará os governos dos Estados Unidos e do Brasil e tornará a relação estratégica entre os dois países mais dinâmica e profunda. Esse foi o recado passado pela subsecretária de Estado para Controle de Armas e Segurança Internacional, Ellen Tauscher. "É uma grande oportunidade de aprofundar nosso relacionamento com o Brasil", disse Tauscher, que se reporta diretamente à secretária Hillary Clinton e esteve no Brasil em agosto para entregar ao governo brasileiro a carta da secretária.

. Segundo ela, a secretária de Estado, Hillary Clinton, o secretário de Defesa, Robert Gates, e o presidente americano, Barack Obama, estão pessoalmente empenhados nessa venda. "Francamente, seria uma pena (o Brasil) não levar o melhor avião e a melhor oportunidade."

. Abaixo, trechos da entrevista concedida ao jornal O Estado de S.Paulo:

O governo brasileiro está finalizando o processo de escolha dos 36 caças que serão comprados pela Força Aérea. Por que o Brasil deveria comprar os F-18 fabricados pela Boeing?
Porque é o melhor avião, com a melhor tecnologia, transferência completa. O presidente Barack Obama está empenhado na venda e é uma oportunidade de aprofundar o relacionamento com o Brasil.

Quais são os próximos passos do ponto de vista dos EUA?
Nós esperamos ser escolhidos.

Mas o governo brasileiro já indicou várias vezes que os franceses têm vantagem....
Veja, não estamos confusos sobre o que oferecemos. Ainda temos o melhor avião, a maior empresa aeroespacial do mundo e ainda somos os Estados Unidos da América. Acreditamos que, no fim, esses são os parâmetros, e nós temos boa chance de ganhar.

6 comentários:

João Luiz disse...

Tecnologia de ponta é o caça americano, que já foi testado em guerras e esse Rafale é bonitinho mas ordinário. O obstáculo dos americanos é possibilidade dessas aeronaves ser repassada ao Chavez et caterva. Porque basta o Obama dizer que o Lula deve comprar que ele cede, e toda Aeronáutica sabe que é um jato com tecnologia mais avançadas que o Rafale. Lembrando que os F5 do esquadrão Pampa estão até hoje voando e o Mirages franceses estão sucateados nas bases e estes são muito mais novos.

Anônimo disse...

Acho que Lula não tem cacife para filosofar em Paris,não é do ramo, e é sabedor do tamanho do bolso. Logo, aposto na América.

euacreditoempapainoel disse...

Imaginaram este aviões sobrevoando as favelas e vilas? Não teremos mais traficantes nem violencia depois deles...

Anônimo disse...

A EMPRESA FRANCESA PAGA RÉGIAS COMISSÕES,E AÍ...MENSALEIROS,CUEQUEIROS ESTÃO EM SEU ELEMENTO.
SE PUDEREM VÃO COMPRAR DOS FRANCESES UMA PORCARIA DE AVIÃO QUE NUNCA FOI APLICADO NA PRÁTICA, E ANDAM CAINDO NAS DEMONSTRAÇÕES.
IMAGINE SÓ!CAEM NAS DEMONSTRAÇÕES, MAS "noço çábio e curto chefe" E SEUS ASSUCIADOS TEM QUEDA PARA MENSAIS EXTRAS.

irio disse...

gostaria de ver os F18, equipando as forças armadas brasileiras

Anônimo disse...

Tem cada "especialista" aqui...
João Luiz,
Os F-5 são bem mais novos que os Mirages. E estão voando porque a FAB instalou oficinas (PAMA, no Campo de Marte, em SP) capazes de reconstruirem um F-5 inteiro, se necessário. Não o fazem porque não é economicamente viável. Já os Mirages foram desativados porque estavam velhos. Deram tudo que tinham de dar desde que entraram em uso pela FAB em 1970. E se os Mirages são ruins, porque os Israelenses se deram tão bem com eles a ponto de fabricarem localmente, inclusive criando uma versão própria (Kfir)? Agora, se você está falando dos Mirage 2000 comprados de segunda mão para quebrar galho até o FX-2 entrar em operação, estão operando normalmente, dentro dos índices de disponibilidade do equipamento considerados normais para este tipo de caça supersônico.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/