Tarso lidera folgado. Rigotto se elegeria senador facilmente.

O PMDB do RS abriu a manhã deste domingo suas convenções em todos os municípios do Estado com amplas perspectivas de disputar e vencer as eleições para o governo estadual e pelo menos uma das duas vagas para o Senado.

. As 17h, em Porto Alegre, na sede do Partido, que será novamente presidido pelo deputado Luiz Fernando Zacchia, o senador Pedro Simon abrirá oficialmente a campanha pelo Piratini,antecipando as decisões do PMDB em relação ao pleito.

. Neste domingo, pesquisa do Ibope publicada pelo jornal Zero Hora, indica que o ex-governador Germano Rigotto se elegeria facilmente para uma das duas vagas para o Senado (desde que Zambiasi mantenha a decisão de não ir à reeleição, porque neste caso apenas ele estaria reeleito), mas também seria altamente competitivo na disputa com Tarso Genro, do PT. Eis o resultado:

Tarso, 37%; Rigotto, 27%; Beto, 7%; Yeda, 5%. Vieira da Cunha, Paulo Feijó e Pedro Ruas teriam 2% e 1% .

. No caso de Fogaça entrar no lugar de Rigotto, Tarso manteria os mesmos 37% e Fogaça obteria 28%, um ponto a mais do que Rigotto. Ele roubaria de Yeda a diferença. Fogaça leva outra vantagem, esta sim muito importante, que é sua baixíssima rejeição. Veja: Tarso, 13% (só pior que Yeda, 60%, e Feijó, 14%); Rigotto, 11%; Fogaça, 9% (só Vieira da Cunha, 8%, e Beto, 7%, têm menos, porém com pouquíssima diferença). Alé m disto, Fogaça nunca disse que é candidato ao governo e sempre tem repetido que seu candidato é Rigotto. Todo mundo sabe que isto pode ser manha do prefeito de Porto Alegre, mas é o que ele repete.

. Nas últimas tres eleições, todos os candidatos que partiram na frente, nesta época do ano, perderam o pleito. Yeda, na última eleição, nesta época, tinha apenas 2%.

- Pesquisa eleitoral é um retrato do momento. A eleição está muito longe e inúmeros fatores importantíssimos estão indefinidos, como 1) o que farão Zambiasi e o PTB. 2) qual será o candidato do PMDB. 3) de que modo a recuperação e os investimentos do setor público estadual beneficiarão Yeda. Yeda é o único candidato que no momento é alvejado politicamente com selvageria.

- Dado curioso sobre a pesquisa: o gande verdugo de Yeda, seu vice Paulo Feijó, parece ter cometido suicídio político e não extraiu vantagem alguma da sua cruzada, tendo levado junto para o precipício todo o DEM do RS. Feijó aparece com 1% nas pesquisas, há vários meses. Rancor e ressentimento não ajudam candidatos e Partidos no RS.

8 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Por que esse sujeito é detestado em todo o Brasil, menos aqui neste estado de bombachudos ridículos?

Unknown disse...

É impressionante, mas ainda pode ser um equivoco da ZH.
Sabe como é né?
Quando a gente ama......

Unknown disse...

amigo políbio,

há uno atrás nossa governadora tinha 2% de intenções, mas não tinha 60% de rejeição.
isto é muito ruim.
eu tenho 0% de intenções de voto e talvez 1% de rejeição.
já aviso que não sou candidato, mas é mais fácil eu me eleger do que a yeda ficar mais 4 anos.
uma pena.
o pior de tudo é a petezada furando o barco com um tiro no pé.

Anônimo disse...

Boa tarde.
Como tenho afirmado aqui neste espaço, o Sr. Rigotto está MAIS VIVO DO QUE NUNCA.
Suas boas perspectivas para o Senado da República "bananeira" do Brasil demonstram que ele tem aceitação popular, como revelam, também, as pesquisas para o governo do Estado, onde já apareceu na frente do Sr. Fogaça.
Para o PMDB, portanto, é muito melhor Rigotto do que Fogaça.
CARLOS, PASSO D'AREIA.

Anônimo disse...

Não se pode negar que Rigotto fez um bom governo, que abriu espaços para o atual governo tucano ter chances de deslanchar, e isso é inegável. Rigotto pegou um governo falido, desacreditado e sem esperança do Sr. Olívio "Truta" Dutra.
A pergunta que não quer calar, e que se sobressai nesse contexto, é esta: vale a pena, ou o que justifica Fogaça sair candidato em 2010? O quadro eleitoral está, ainda, bastante indefinido, e, como se sabe, as coisas mudam até as eleições. Fogaça sequer está na liderança das pesquisas. Perde para Tarso Genro (que tende a subir com o sucesso do governo federal do PT frente às Olimpíadas no Rio) e oscila com Rigotto na segunda colocação. Para ele largar tudo e se "aventurar", pelo menos estaria que estar na frente nas pesquisas, ou seja, ter um quadro eleitorial 99% a seu favor, o que não existe.
CARLOS, PASSO D'AREIA.

Anônimo disse...

Se Fogaça sair candidato em 2010, o PMDB perde a Prefeitura e não ganha o Governo do Estado, causando um retrocesso em nível de recomposição de forças partidárias no RS.
O PMDB vai cair muito e vai ser difícil se levantar. As forças que vão se recompor, PT e PDT, principalmente, talvez com o apoio do PSB e do PSOL (não duvidem que o DEM faça parte isso), vão dominar o quadro. Se o PMDB não ganhar o governo do Estado, o PDT, mandando na Prefeitura, vai se aliar ao PT. Não tenham dúvidas disso.
É muito melhor o Fogaça esperar concluir seu mandado e entregar uma cidade melhor do que já é, com obras fantásticas, o que será uma inigualável propaganda sua ao governo do estado, se quiser concorrer mais tarde.
De resto, se Fogaça sair candidato em 2010, o Vice Fortunati, como Prefeito, vai aparelhar a Prefeitura, pois, no fundo no fundo, é muito chegado a petistas, a pessoas ligadas à ideologia petista, o que não é nada bom para quem vive no serviço público e gosta de paz, de tranquilidade para trabalhar. O PT persegue, para dizer o mínimo.
Por outro lado, se algo nao der certo na administração municipal do Fortunatti, como em relação ao camelódromo, a RENÚNCIA DO FOGAÇA vai ter um efeito nefasto na sua candidatura. Imaginem o barulho do PT e do PSOl a respeito disso.
Trocar o certo pelo duvidoso, ou melhor, o certo pelo errado, não é uma atitude inteligente.
Nobre Senador Simon, Sr. Fogaça, humildade e paciência nunca fizeram mal a niguém.
Ainda não é a vez do Fogaça.
CARLOS, PASSO D'AREIA.

Anônimo disse...

O que mais me satisfaz é a derrota deste desgoverno, da Sra. Yeda e ado Sr. Serra do PSDB....iva o aintipsdb, cancer deste Estado e Pais..........

Anônimo disse...

ja vi este filme antes e que era o último virou o 1º e isto o PT não gostou pro isto tanto ódio até hoje e quantos funcionarios o estado tem e todos assinarão procuração para o CPRGS falar por eles isto eu duvido pelo que vejo usam o nome das pessoas a cara deles.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/