Abuso de poder contra Zé Otávio pode anular processo contra Yeda em Santa Maria

A suspensão do processo a que responde a governadora Yeda Crusius e outros oito réus foi provocada pelo deputado José Otávio Germano, do PP.
. Os advogados de Zé Otávio levantaram exceção de suspeição , arguindo um fundamento potencial explosivo: o deputado Federal não poderia ter sido investigado por procuradores da República na Operação Rodin sem autorização do STF e do procurador-Geral da República.

. E foram.

. O deputado José Otávio Germano foi novamente investigado e grampeado na Operação Solidária.

. Toda a investigação criminal na Rodin, depois emprestada para para ação de improbidade, foi baseada em interceptações telefônicas de conversas de José Otávio com terceiros, onde supostamente haveria conteúdos ilícitos (o Deputado nega esses conteúdos e diz que foram tais conversas descontextualizadas e distorcidas). Os procuradores alegam que estavam apenas interceptando terceiros e casualmente apanhavam o Deputado. Há controvésia.

. A verdeade é que a PF e o MPF estavam investigando o deputado Federal, sem atribuições e sem poderes. Os advogados de Zé Otávio acham que por isto os agentes federais cometeram abuso de autoridade, crime e até improbidade administrativa ao fazê-lo. Na época, o deputado perguntou à juíza Barbisan Fortes se havia algo contra ele na Operação Rodin e ela disse que não, nao havia nada. E agora todas essas interceptações são usadas como "provas", numa mega ação de improbidade administrativa e também para municiar a investigação que tramita no STF.

. Pelo menos dois juristas consultados pelo editor, sem considerar o advogado do deputado do PP, entendem que são provas ilícitas, independentemente do que se diga sobre seu conteúdo ser distorcido ou não.

. A manobra processual do advogado de José Otávio em Santa Maria,k tem fundamento e pode levar à nulidade todas as provas associadas às interceptações que tenham conversas com a voz do Deputado no meio.

- A questão do abuso de poder contra José Otávio é importante para os demais réus, principalmente, porque contamina toda a prova. No tocante à Yeda, é importante também, porque aquece o debate como um todo, e ela corre por fora. E mais, isso vai aquecer o tema da responsabilização dos procuradores, fundamentalmente. Acho até que a Juíza não tem responsabilidade, porque no fim das contas terá sido induzida em erro pelos procuradores. Prevalecerá essa tese.

18 comentários:

Anônimo disse...

Investigar corruptos é abuso de autoridade,crime e até improbidade administrativa...

HCN disse...

Desde 2003 o Lula institucionalizou (no berro, na marra, no descaramento) o "jogo falho". O Lula não observa as leis lógicas das atividades humanas daí que se expressa de duas maneiras: a) não infere corretamente ou porque não compreende as regras ou porque deseja enganar o interlocutor; b) simplesmente não infere pois opta em adotar variantes de justificação para suas asserções. Isso se dá porque Lula fundamenta seu pensar na sua intuição desenvolvida a prejuízo do estudo formal (ou autodidata).
Pois eis que a maneira do Lula - o lulismo, as lulices - passaram a vingar nos procedimentos de algumas atividades do Estado de Direito ou seja as regras e preceitos lógicos - racionalidades da sociedade - foram pras urtigas, pro ralo. Eis que MPF e PF passaram a produzir lulices, coisas desfocadas da lógica reconhecida e prestimosa. Portanto agora surge claramente o jogo falho proposto contra a governadora, o deputado e outros mais. Quando jornalistas Políbio, Clésio, Mendelski e algums mais se aperceberam da falta de lógica passaram a neutralizar os lances do jogo falho.

Anônimo disse...

Traduzindo: milhões de $ foram roubados e não foi ninguem. Vai ficar por isto mesmo...

Carlos Vargas disse...

Não sou advogado, mas pelo que entendi, talvez, os procuradores do MPF possam levar um processo de litigância de má-fé no lombo, como por exemplo o que o peremptório comissário Tar$o oGênio levou, da Advocacia Geral da União????
Induzir a justiça a erro, sabendo que aquilo que está sendo requerido tem vícios, nâo caracteriza litigância de má-fè?

Anônimo disse...

HCN,às 21:42,muito bom o seu comentário!!!

Parabéns!!!

Espero que estes delinqüentes "procuradores" e demais funcionários públicos envolvidos em atos e ações contrárias ao Estado de Direito,sejam ivestidos,julgados e EXEMPLARMENTE punidos!!!Lugar de criminoso é na cadeia!!!



KIRK

Erno Sander disse...

Que bomba!!!
Se o advogado do José Otávio lograr sucesso, a DrªFortes se declarará impedida, pois terá sido induzida a erro; os procuradores terão litigado em má-fé, as provas serão tidas comos ilícitas e o processo será anulado desde o início. Quais será as consequências de tudo isso? E as "provas" disso tudo já publicadas, para o mundo inteiro, em audio, na CPI? A deputada Stella se dará por domada? Pedirá desculpas? E aquele bate-boca do MacedoxJosé Otávio na Rádio Gaúcha em qe o jornalista induziu os ouvintes a erro sobre a probidade do Deputado? Um verdadeiro cobertor de penas jogado ao vento... Tudo, segundo se deduz do jogo político, por suposta supervisão do Ministro da Justiça. O Ministro teria usado o MPF e a PF para induzir em erro toda uma cadeia de informações que ao cabo seriam ilegais e ilícitas? A se confirmar tudo isso e o Ministro for candidato a governador, o povo será induzido a erro votando nele? Se eventualmente for vencedor na disputa eleitoral será por undução a erro? O povo gaúcho estará andando errante por conta desta trapalhada toda? O peremptório peca pela ganância...

Anônimo disse...

Não concordo que a "lógica formal" (estudo formal) sirva para sustentar assertivas tipo "investigar corruptos é abuso de autoridade, crime, e até improbidade administrativa". Estão confundindo "lógica formal" com a lógica carcerária (muito desenvolvida lá na PASC...).

Anônimo disse...

É... pelo jeito vai ter "Procurador" se transformando em "procurado".

Unknown disse...

Concordo que estamos vivendo sob as regras do lulismo.
A ideologia está prevalecendo sobre tudo.
O MPF , foi precipitado, quebrou todas as regras do “pensar correto”, agiu emocionalmente e sua ação só não foi mais destruidora porque pessoas, como o Políbio , conseguiram neutralizar os seus argumentos.

Paulo indignado disse...

E' incompetencia explicita o que os Procuradores fizeram.

Fosse uma atitude isolada, trabalho de só um procurador, ainda poder-se-ia relevar um pouco.

Foram 6, meia dúzia, que fizeram a baixaria, não tem como justificar erros que pudessem levar a anulação do processo.

São perdas dos mais diversos tipos atingindo a sociedade a sua volta. Perdas de difícil reparação, como disse alguém acima: "penas ao vento". Impossível recolhe-las.

Também por causa desta laia de incompetêntes estamos rodaeados de criminosos dos mais diversos tipos e graus.

Os Procuradores erraram no que é próprio, privativo da sua profissão. Fizeram Direito para que estes babacas? para errar na montagem de uma denúncia, deixá-la cheia de "furos" a espera do primeiro defensor disposto a implodí-la por inteiro. Como passaram no concurso ?

Que sejam responsabilizados.

Paulo

Anônimo disse...

Os Procuradores foram incompetentes e buscaram lograr êxito em um Estado Totalitarista.
Absurdo! Vivemos épocas tristes no MPF!
Geraldo Vargas
Camaquã

Anônimo disse...

É...que, procura, acha.

Anônimo disse...

Pelo quen li aqui, principlamente nos comentários, concluo o seguinte: por uma questão técnica, fica anulada a investigação, lá se vão os milhões roubados, fica tudo por isto mesmo e ninguem é punido. É isto? Se for, só tenho um comentário a fazer: QUE MARAVILHA!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Resposta ao anônimo esquerdopata,às 18:35:

Você é um bocó!!!

Sugestão:procure o hospício mais próximo,pois lugar de louco é lá!!!

E olha que esta minha crítica é leve,pois quero crer que o seu único problema seja a paixão pelo lulo-petismo = loucura elevada à enésima potência!!!Caso você não saiba,seu bocó,a paixão presente na política,nos políticos,nos militantes e nos simpatizantes deste ou daquele partido,deste ou daquele candidato,desta ou daquela ideologia política etc.,é a pior m**** e a maior CAGADA que um ser humano pode cometer!!!

Se a política já fede,imaginem alguém apaixonado por m****!!!A Política deve ser analisada,exercida e praticada usando-se o cérebro e os valores morais,não com o r*b* e a m*rd*!!!


KIRK

Anônimo disse...

Eu fico abismado com o nível de certos comentários aqui. O anterior é um exemplo disto.
O anôniumo em questão apontou algo muito grave: por uma questão técnica uma roubalheira sem tamanho pode ficar impune e os beneficiados permeneceriam usufruindo do dinheiro subtraído sem punição. E tudo que o Capitão Kitk, que pensa que está comandando a Enterprise, consegue fazer é disparar ofensas. Que tal um comentário sobre a possiblidade dos ladrões ficarem impunes? Como classificá-lo, sr. Kirk? Direitopata?

Anônimo disse...

Asinino esquerdopata(perdão pela redundância),às 19:49,lhe pergunto:

ONDE,DESDE QUANDO é que eu,Kirk (não "Capitão Kirk - bebeu?!)DEFENDI ou DEFENDO ou insinuei qualquer leniência com o crime,seu anormal???!!!Não sabe nem interpretar um texto,p****???!!!

SERÁ que,depois de ler os meus comentários aqui postados,você foi incapaz,até agora,de entender qual é a minha postura moral e ética,seu anormal???!!!

O que eu defendo,seu sociopata,é que para apura-se,para investigar-se um crime,por exemplo,não se incorra,não se cometa um outro crime com o objetivo de se investigar um outro crime,SEU ANORMAL!!!!!!!!!!!!!!

Entendeu,ou precisa que eu desenhe,seu esquerdopata???!!!

(Continua...)

Anônimo disse...

(Continuação...)

Se você não fosse um jumento,certamente - salvo eventual retardo mental de nascença - você não seria um esquerdista,mas sim um direitista,uma pessoa normal,inteligente,esforçada,física e mentalmente,jamais abraçando,apoiando,ou mesmo justificando uma ideologia,uma filosofia vagabunda e mortal em essência,como é o ateísmo/esquerdismo,por exemplo,responsável pelo legado macabro à humanidade,o GENOCÍDIO ESQUERDISTA,de aprox. 300.000.000 (TREZENTOS MILHÕES!!!) de pessoas,vítimas civis inocentes...


Por que não te calas,seu analfabeto funcional e analfabeto moral???!!!




KIRK

Anônimo disse...

Escuta aqui, seu Kirk retardado: "Capitão Kirk" é um personagem da série "Jornada nas Estrelas" e, como o tal personagem, você pensa que manda alguma coisa. As coisas que tenho para dizer de gente da tua laia não vou perder tempo em digitar aqui, até porque o editor só publica se for a favor das idéias dele, se for contra ele deleta. Este comentário, mesmo, só estou digitando para deixar registrado meu desprezo por pessão tão baixa como você, já que, com certeza, será deletado. Não é a primeira vez que o editor me deixa sem direito de resposta. Pode ter certeza que as palavras que me vem a mente para são dez vezes mais pesadas do que o monte de asneiras que vomitastes no teu teclado, fascista retardado.
E você apoia a corrupção sim: qualquer retrocesso no propósito de investigação da roubalheira no Detran e outros, você aplaude. E ainda ataca quem se revolta com os "detalhes técnicos" que perigam deixar toda uma quadrilha ilesa. Volto a dizer: milhões sumiram e "não foi ninguem"? Terão sido os Klingons? Ou os Vulcanos? (Não tenho a menor esperança de que você saiba do que estou falando).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/