Nascimento quer inlcusão de colheitadeiras no Programa Mais Alimento.

O presidente da Emater-RS, Mário Nascimento, sugeriu ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, a inclusão das colheitadeiras no Programa Mais Alimentos, que financia a compra de tratores em todo o País. Os dois conversaram nesta sexta-feira (17), em Montenegro, na fábrica da John Deere, que anunciou para convidados a nacionalização da produção de dois novos tratores. O ministro acolheu o pedido de Nascimento, dizendo que vai avaliar esta possibilidade com a equipe técnica do MDA.

. “Esta é uma demanda do campo e da indústria. Hoje a maioria dos pequenos produtores não possui colheitadeira, tendo que pagar caro para terceiros colherem sua produção”, disse Nascimento. Cassel argumentou que, pelo valor das máquinas, a melhor alternativa seria formar grupos de produtores para adquirir as colheitadeiras, via Programa Mais Alimentos. O presidente da Fetag, Elton Weber, e o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Áureo Scherer, ratificaram a sugestão de Nascimento, assim como o diretor comercial para a América Latina da John Deere, Paulo Hermannn. O ministro do Desenvolvimento Agrário aproveitou a oportunidade para fazer um balanço do Programa Mais Alimentos. Cassel informou que já foram aprovados e contratados 11 mil projetos no Brasil, sendo 40% no Rio Grande do Sul.

. “A agricultura familiar é muito forte e organizada no Estado, que conta com uma rede de assistência técnica muito boa”, disse. A grande maioria destes projetos, em torno de 95%, foram realizados pelos técnicos da Emater-RS.

. O ministro revelou que o presidente Lula deve confirmar nesta semana a prorrogação por mais um ano do Programa Mais Alimentos. “O programa melhora a cada dia. Temos a convicção que cumpriu o seu papel, superando nossas melhores expectativas”, disse. “Com algumas modificações, poderá atender ainda mais e melhor os agricultores familiares brasileiros”, completou. Herrmann salientou que, graças ao programa, a fábrica de tratores da John Deere não sofreu com a crise. Por outro lado, a fábrica de colheitadeiras em Horizontina teve uma redução de 40% na sua produção

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/