Projeto Cais Mauá exigirá investimentos de R$ 500 milhões

A governadora Yeda Crusius anunciou que pediu espaço na agenda do prefeito José Fogaça para ir até ele com o Projeto Cais Mauá. O projeto pretende implantar uma espécie de Puerto Madero na zona central de Porto ASlegre. Ele custará R$ 500 milhões e gerará 10 mil empregos quando estiver em plena operação. O objetivo é reurbanizar toda a área que vai da Usina do Gasômetro até o antigo Frigorífico da Cibrazem, bem ao lado da Rodoviária. São 3.300 metros no total. O cais Mauá, no porto, foi o ponto original da chegada dos paulistas, catarinenses e açorianos a Porto Alegre.

. O Projeto Cais Mauá foi costurado com paciência durante todo o governo anterior e neste governo. Finalmente concluído, depois de centenas de reuniões entre técnicos e representantes do governo estadual, prefeitura e representantes da sociedade civil, quando foram harmonizados todos os interesses e removidos os obstáculos, inclusive legais, o Projeto Cais Mauá virará projetos que serão enviados por Yeda à Assembléia e por Fogaça à Câmara de Porto Alegre. As licitações para a instalação de centros culturais, gastronômicos e de lazer, bem como hotéis e obras viárias, inclusive uma rambla na zona central, sairão imediatamente, porque a idéia de Yeda e de Fogaça é lincar tudo ao projeto de modernização da cidade, com vistas à Copa 2014.

- O primeiro governador a tocar de verdade o Projeto Cais Mauá foi Britto, mas a reação fundamentalista ambientalista xiita guasca foi mais forte e o governo desistiu de tudo. Durante todo o governo seguinte, de Olívio Dutra, do PT, quando o RS voltou à Idade Média, o projeto hibernou, voltando aos estudos no governo Rigotto, que não quis polemizar com ninguém e por isto não concluiu o Projeto Cais Mauá. O projeto visa recuperar as zonas mais degradadas do porto e seu entorno, resgatando-as para a população, tal como foi feito em Barcelona, Buenos Aires (Puerto Madero), Chicago, Nova Iorqu, Belém e Lisboa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Até que enfim... Quando conheci o realizado no cais do porto de Buenos Aires (a mais de 20 anos), logo me lembrei do nosso de Porto Alegre... quem sabe desta vez sai...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/