Empreendedor desiste de residências no Pontal do Estaleiro

Nota do leitor

Para os ecochatos de plantão que lutam contra os "espigões": http://www.city-journal.org/2009/19_1_green-cities.html. Um estudo que demonstra que "espigões" são ambientalmente corretos. Ou seja, quanto mais espigões, menos agressão ao meio ambiente.

O empreendedor do projeto Pontal do Estaleiro, que objetivava construir edificações . e residenciais à beira do Guaíba, na área do antigo Estaleiro Só, próximo ao BarraShoppingSul, acaba de protocolar documento na prefeitura em que anuncia sua desistência do empreendimento.

. A decisão do empreendedor, antecipada por esta página, torna automaticamente nulo o projeto do prefeito que chamava a população para um referendo sobre o caso, porque fica valendo a lei anterior, assinada pelo então prefeito Tarso Genro, que permite a construção de edificações comerciais na área do antigo Estaleiro Só. A área é privada há 250 anos.

- O Pontal do Estaleiro sairá de qualquer forma, mas não mais para abrigar também residências. A resistência ao projeto foi uma das maiores estupidezas da história contemporânea de Porto Alegre, porque o uso residencial (misto) tornaria a área muito mais segura e viva, sobretudo à noite e nos finais de semana. Os prédios sairão nosmesmos locais e com as mesmas dimensões, mas apenas o uso é que mudará.

CLIQUE aqui para ler a carta que o empreendedor enviou ao prefeito José Fogaça.

7 comentários:

Surfista Prateado disse...

Bem, mas se espera demais de Porto Alegre, um dos lugares mais atrasados do mundo, porque é claro, a mentalidade do pessoal aqui é abaixo da crítica.

ricardo k disse...

Penso que não deve ser considerado estupidez, pois o projeto seria mais um muro - tal qual os prédios de flat perto do shop praia de belas, em frente ao parque marinha, tapando o cartão postal da cidade (por do sol) para todos os moradores da região (que não são poucos).
Um dos trunfos da nossa cidade é que ela ainda não está que nem Camboriú ou outras praias, em que na beira do mar, rio, ... - que oferece uma das melhores vistas - tem prédios que tapam tudo.
Nosso cartão postal tem de ser preservado!

Anônimo disse...

Infelizmente os rançosos de Porto Alegre, aquela turma do atraso, ganharam esta batalha ridícula. Lamentável neste momento foram os vereadores e o próprio prefeito que se colocou como um INCAPAZ de tomar uma decisão em prol da comunidade. Fique claro, isto pesará nas próximas eleições! Não é só mandando uma FORD embora que se determina o fim de uma hegemonia... Mancadas como esta derrubam qualquer vento negro!

Marcelo Amorim disse...

Para os ecochatos de plantão que lutam contra os "espigões": http://www.city-journal.org/2009/19_1_green-cities.html. Um estudo que demonstra que "espigões" são ambientalmente corretos. Ou seja, quanto mais espigões, menos agressão ao meio ambiente.

Anônimo disse...

Tudo fruto do trabalho dos ecoxiitas de POA. Lamentável. Não precisamos ir para países desenvolvidos para vermos como o mercado imobiliário cresce sem restrições em outros lugares: basta vermos Curitiba, por exemplo, que não tem esse pensamento retrógrado e que não odeia investimentos como Porto Alegre.

Anônimo disse...

Políbio,

Realmente, tanto os ecochatos, assim apelidados pelo corretores do por-do-sol do Guaíba foram (e ainda estão) ao extremo. O mal de Porto Alegre, e talvez o do Pontal, é que todos os porto-alegrenses pensam que o centro do Mundo é Porto Alegre. Não é! Os edifícios não vão desequilibram o meio-ambiente natural, que não mais existe naquele local, entretanto muito poucos, mas muito poucos mesmo vão se enriquecer daquele local que foi área pública a pouco tempo atrás.

Anônimo disse...

Realmente uma ESTUPIDEZ!
A única interpretação do porque desta estupidez é a desleal politica de alguns partidos/vereadores de manter nossa cidade no "cabresto", obstruindo o desenvolvimento e semeando problemas crônicos, promoverem seus cocheiros eleitorais, omitindo de seus eleitores os verdadeiros debates que são propostos em nossa câmara de vereadores.Esta na hora de revermos nossos votos na próxima eleição municipal. Em quem votei jamais o farei novamente pois este/a lutou intensamente contra esse projeto, traindo nossa confiança. Porto Alegre precisa politicos que realmentge lutem pela sua modernidade!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/